Buscar no Cruzeiro

Buscar

É saudável cozinhar em panela de ferro fundido?

05 de Novembro de 2021 às 10:00
Senhor Tanquinho [email protected]
panela de ferro
panela de ferro (Crédito: pixabay)

É saudável cozinhar em panela de ferro fundido?

Todos que utilizam a panela de ferro fundido para cozinhar os alimentos esperam que estejam fazendo uma boa troca com as suas outras panelas convencionais, porém além de ser mais fácil de se cozinhar nelas existem mais benefícios do que você pode imaginar.

Nesse artigo, você poderá ver como a panela de ferro fundido se torna o tipo de panela mais saudável de se usar.

Por qual motivo é melhor cozinhar na panela de ferro fundido do que em outras convencionais?

Essas panelas possuem uma antiaderência natural, por isso as pessoas acabam utilizando menos óleo na hora do preparo dos alimentos, além disso a pessoas utilizam as panelas antiaderentes que podem causar diversos tipos de malefícios pois nem todos sabem, mas elas possuem uma substância denominada PFC esse componente possui uma reação química que está relacionada ao câncer, problemas de desenvolvimento, possíveis complicações com a menopausa e muitos outros malefícios que podem ser mais suscetíveis quando muito aquecidas e ingeridas nas refeições. 

Por esse motivo, a panela de ferro fundido acaba sendo uma forma mais saudável de se cozinhar, já que ela não libera substâncias tóxicas ao organismo, além da sua durabilidade ser excelente de anos e anos. 

Há muitas pessoas que utilizam a panela de ferro, por possuírem deficiências da falta de ferro no organismo, e com o uso contínuo dessa panela ele pode ser suprido tranquilamente sem que você precise do uso de medicamentos.

Os especialistas e professores de universidades federais explicam que esses fatores da panela estão muito relacionados à biodisponibilidade do ferro, que se torna bem maior que a carne vermelha e vegetais que o organismo humano tem uma certa dificuldade de absorver. Abaixo, você verá as principais importâncias do ferro no organismo humano. 

Por que a presença do ferro no organismo é importante?

Que essa panela libera ao organismo o ferro já sabemos, porém qual a importância que o ferro tem no corpo humano? Leia a seguir.

O ferro no corpo humano participa de todas as fases de síntese proteica e dos sistemas respiratórios e oxidam os anti-infecciosos do organismo e a falta desse ferro no organismo pode causar uma das anemias mais comuns a anemia ferropriva.

Então a ingestão diária de ferro que pode ser liberada dessas panelas pode adiantar alguns processos, mas não substitui o consumo de vegetais e proteínas que também contém esse mineral. Mas, o uso principalmente a longo prazo pode deixar o seu organismo mais suplementado principalmente na terceira idade. 

Abaixo você vai conferir a principal diferença das panelas de ferro fundido e esmaltado que é muito importante. 

Qual a diferença da panela de ferro fundida ou esmaltada

Primeiramente é importante que você entenda qual a diferença entre panela de ferro fundido e panela de ferro esmaltada na hora de comprar, já que ela possui um diferencial de preço enorme e abaixo você saberá o porquê desses valores, e também para que saiba tratar e que possa fazer o melhor uso da sua panela, confira abaixo.

A principal diferença entre elas é que a panela de ferro fundida se torna mais resistente a altas temperaturas, podendo ser levada ao forno sem nenhum problema e além disso elas não irão se distorcer com o calor como as panelas de alumínio e de aço. E são excelentes em fornecer ferro ao organismo humano, já as de ferro esmaltado tem como se fosse a espécie de um selante que garante mais durabilidade ainda, sendo estimada a uma durabilidade de mais de dez anos. 

Ela possui quase que os mesmos benefícios da de ferro fundido e também diminui a exposição de substâncias químicas de outras panelas, para você que deseja realizar esse investimento é uma das escolhas mais sábias que pode estar visando para sua saúde e para a saúde de sua família. 

Essas foram as informações e recomendações que você pode conferir neste artigo, como a panela de ferro fundido pode ser um ótimo aliado a sua saúde, já que atualmente os estudos mostram que a deficiência do ferro pode causar diversos problemas a longo prazo, sendo muitas vezes necessitado de tratamento. Que esse artigo possa ter te inspirado a começar a usar as panelas de ferro diariamente na sua casa, trazendo muito mais benefícios que o uso das panelas comuns.