Buscar no Cruzeiro

Buscar

Como ter motivação para fazer esporte e cuidar da alimentação

05 de Novembro de 2021 às 09:49
Senhor Tanquinho [email protected]
exercícios
exercícios (Crédito: pexels)

A pandemia causada pelo novo coronavírus, o desemprego e alta da inflação são alguns dos motivos pelos quais os brasileiros estão cada dia mais desanimados.

Esse cenário acaba prejudicando a performance nos treinos e na alimentação, além de outras áreas da vida.

Você se enquadra nesse grupo? Se respondeu positivamente a essa pergunta, continue lendo o artigo. A partir de agora, vamos mostrar como ter motivação para fazer esporte e cuidar da alimentação. Acompanhe!

Crie uma rotina

Sabemos que o cérebro tem facilidade para lidar com a rotina. Por isso, defina os dias de treinamento e os horários em que sairá de casa para fazer as atividades.

Você deve encarar as tarefas como um compromisso importante, assim como, uma demanda do trabalho, o aniversário de uma pessoa especial, ou mesmo uma saída a dois em um dos lugares românticos em SP.

Tenha paciência com as mudanças

Precisamos ser sinceros, caro leitor. Não é fácil incluir o treino na rotina e mudar a alimentação. Qualquer alteração na vida, seja profissional ou pessoal, é complicada.

Nas primeiras semanas, você pode ter vontade de desistir. Porém, continue com os processos. Aos poucos, perceberá que a vitória pode ser mais fácil do que se imagina.

A construção de novos hábitos exige foco e paciência para qualquer pessoa. Para conquistar números surpreendentes, Michael Phelps, em um evento da XP Investimentos, revelou que treinou todos os dias do ano para quebrar recordes.

“Quem acorda todos os dias super motivado para ir trabalhar? Eu também tive momentos em que não queria sair da cama, mas esses eram os dias mais importantes porque eu consegui aumentar a minha performance em 30%, em comparação com o que teria feito se não tivesse ido treinar. Treinamos 365 dias. A maioria das pessoas não faz isso. São essas coisas que nos fazem ter sucesso”, explica.

Estabeleça uma meta

Outra dica interessante é definir uma meta. Ela não pode depender de outras pessoas para que seja concluída. Lembre-se: você é o único responsável pelo seu sucesso.

Para conquistar grandes objetivos, recomendamos dividi-los em partes menores. Primeiro, busque caminhar cinco quilômetros. Depois, 10km. Em seguida, 15km. Ao desenvolver essa dinâmica, será mais fácil atingir as metas.

Evite definir metas ousadas

Nunca é demais lembrar o quanto é importante escolher metas que não sejam ousadas. Elas podem sobrecarregá-lo, prejudicando a motivação diária.

 

Você precisa fazer uma análise sincera sobre a sua rotina para definir um objetivo que esteja relacionado com a sua capacidade.

Procure ajuda de profissionais qualificados

Um dos principais erros entre grande parte das pessoas é implementar mudanças na rotina por conta própria.

 

Quando tomamos esse tipo de atitude, escolhemos dietas que são complicadas ou optamos por treinos que podem causar lesões logo nos primeiros dias.

 

Para evitar problemas, recomendamos contar com ajuda de profissionais para que eles mostrem os melhores caminhos.

 

No caso de treinos, busque auxílio em academias ou personal trainner. Já com a alimentação, procure apoio dos nutricionistas.

Escolha o esporte de sua preferência

Ao contrário do que grande parte das pessoas imagina, a academia não é o único ambiente para ter uma boa qualidade de vida. A melhor saída é escolher uma atividade física que combine com o seu perfil.

 

O lado positivo é que existem diversas modalidades interessantes. Dentre as mais comuns, encontram-se: Parkour, corrida de aventura, SUP, caiaque, trekking, wakeboard, bike downhill, surfski, corrida, pedalada, Yoga, treinamento funcional e slackline.

 

Uma dica interessante é sempre buscar informações sobre o esporte. Assim, você pode conhecer as novidades que ajudam a melhorar a performance do atleta. Quem prefere bicicleta, por exemplo, pode acessar páginas que são referências no assunto, como Treep Bike.

 

Após descobrir como ter motivação para fazer esporte e cuidar da alimentação, siga-nos nas redes sociais e conheça outras dicas importantes para a sua rotina.