Quais são os benefícios da páprica doce para saúde?
A Páprica Doce pode ser tanto doce ou picante, sendo um tempero muito usado nos mais diversos pratos, seja para dar um toque especial de sabor, seja para dar cor à refeição.
Esse condimento é muito usado na Hungria, mesmo que seja originário da América Central.
Em meados de 1492, a páprica foi levada da América até o continente europeu. Nessa região, a páprica doce é muito usada em refeições refogadas, sendo muito usada em receitas que contam com batata, arroz e outras iguarias.
Na Hungria, a páprica se tornou um dos temperos principais na alimentação das pessoas, sendo muito usada no preparo de goulash e pápricas de frango e vitela.
Além da Hungria, a páprica também é muito usada na culinária árabe, sendo encontrada em muitos pratos que você encontrará em um restaurante árabe tradicional.
Esse tempero é universal, sendo encontrado em diversos países, cada um preparando de acordo com sua cultura a culinária local. Este artigo está repleto de informações sobre a Páprica doce! Serão abordados os seguintes tópicos:
- O que é a páprica doce
- Onde a páprica doce pode ser usada
- Como a páprica doce é feita
- Benefícios da páprica doce para saúde
- Diferença da páprica doce para a páprica picante
O que é a páprica doce
A Páprica doce é um tipo de tempero que não falta na cozinha do povo brasileiro. Esse condimento conta com grande uso ao redor do mundo todo, em diversas culinárias, proporcionando seu sabor nos mais deliciosos pratos, sendo extremamente delicioso, independentemente de seu tipo!
Existem 3 tipos de páprica páprica doce, a páprica defumada e a páprica picante. No último tópico está inserida informações sobre a diferença da páprica doce para a páprica picante! A defumada é mais usada no preparo de alimentos mais comuns, como hambúrgueres, pipocas e até batata frita. Alguns utilizam a páprica juntamente com o tempero fumaça em pó para deixar o prato com o sabor de defumado.
Onde a páprica doce pode ser usada
A páprica doce pode ser usada no preparo de qualquer tipo de alimento! Esse tempero é usado em muitas receitas, principalmente a páprica picante, quando o chef busca dar um sabor mais quente em seu prato, sem usar pimenta.
Porém é muito comum usar esse tipo de páprica no preparo de carnes, peixes e até arroz! Com criatividade e bom gosto (literalmente bom gosto) é possível fazer excelentes refeições com esse tempero.
Como a páprica doce é feita
A Páprica doce é feita a partir do pimentão desidratado e moído. Sua cor pode ser tanto vermelha, quanto laranja, dependendo da marca e tipo de páprica que você comprar.
O nome “Páprica doce” é apenas uma forma de diferenciar a Páprica doce da páprica picante, até porque, essa páprica não é apropriada para o preparo de alimentos doces, portanto não invente de preparar doces usando páprica!
Em nosso território, a Páprica doce pode ser preparada a partir do urucum, fubá de milho, farinha de mandioca e pimentão seco. Sendo que sua principal matéria prima é o pimentão seco. Esse tempero é muito usado no preparo de peixes, batatas, carnes, arroz, frangos, algumas massas e até purê de batata. Porém, é preciso saber dominar esse tipo de tempero, já que, se deixada no fogo por um longo período, tende a azedar a refeição!
Benefícios da Páprica doce para saúde
A páprica doce oferece diversos benefícios para o organismo humano, auxiliando a manter a saúde. Alguns benefícios da páprica doce:
Esse tempero é uma grande fonte de vitaminas B6, K1, vitamina A, potássio e cobre! Já dá para imaginar os benefícios que ela dispõe!
- Emagrecimento
Por ter efeito antioxidante, a páprica pode ajudar a emagrecer! Isso porque, seu efeito antioxidante vem de uma substância presente na páprica que auxilia estimulando o metabolismo do corpo humano.
- Combate a dores
Adicionar uma quantidade considerável desse tempero na alimentação pode ajudar a tratar gases, dores estomacais, dores de garganta e até cãibras!
- Fonte da juventude
A páprica doce proporciona rejuvenescimento corporal, já que é fonte de antioxidantes.
- Prevenção do câncer
Sua rica fonte de vitaminas auxilia no combate ao câncer!
- Atenuar doenças autoimunes
Por conter vitamina A, a páprica doce é capaz de potencializar e acelerar os tratamentos e atenuar doenças autoimunes.
- Proteção ao coração
A páprica doce age controlando a pressão arterial, portanto, oferece ao corpo humano maior relaxamento nos vasos sanguíneos, a páprica protege o coração, prevenindo infartos e outros problemas cardíacos.
Diferença da páprica doce para a páprica picante
A maior diferença da páprica doce para a páprica é o nível de seu sabor. A páprica picante não é apimentada, muito menos ardida como muitos dizem. A diferença entre uma e outra acontece devido ao processo de fabricação da páprica, já que a fabricação da páprica doce é totalmente diferente da páprica picante.
A páprica doce é perfeita para os amantes de um prato mais forte e apimentado. A tonalidade de uma páprica para outra é diferente! Isso indica que uma tem seu sabor mais doce e a outra mais apimentada.