Buscar no Cruzeiro

Buscar

5 vitaminas essenciais para o bom funcionamento do corpo humano

15 de Outubro de 2021 às 19:31
Senhor Tanquinho [email protected]
placeholder
placeholder

O corpo humano é uma das máquinas mais completas e potentes existentes em todo o mundo, ele é simplesmente perfeito em vários sentidos! Mas para que ele funcione bem, é fundamental que seja nutrido com as vitaminas essenciais para o bom funcionamento do corpo humano.

Muitas pessoas possuem hábitos alimentares ruins e culpam o corpo por não funcionar da melhor forma, apresentando fadiga, dores e até mesmo muita indisposição.

Mas como qualquer outra máquina, ele precisa manter bem o seu funcionamento com alguns cuidados fundamentais, que são fundados com uma boa alimentação com vitaminas essenciais para o bom funcionamento do corpo humano e também com a prática regular de atividade física.

Se esses cuidados não forem tomados, quando forem ao médico para fazer os exames de rotina no laboratório clínico, os resultados certamente não serão os mais animadores, levando a pessoa a adquirir problemas de saúde que podem lhe trazer muitas dores de cabeça!

Mas os leitores podem estar se perguntando, quais as vitaminas essenciais para o bom funcionamento do corpo humano? E é sobre elas que falaremos nos tópicos a seguir.

Conhecendo as vitaminas essenciais para o bom funcionamento do corpo humano

As vitaminas possuem um papel fundamental no organismo das pessoas, esses nutrientes ajudam na manutenção do corpo humano, deixando-o mais forte e saudável! As vitaminas possuem a missão de regeneração, fortalecimento da imunidade, regulação do metabolismo e diversos outros benefícios.

As vitaminas podem ser encontradas nas frutas, nos legumes, nas verduras, e, principalmente, nas carnes e ovos, e são essenciais de serem absorvidas para uma alimentação mais saudável e equilibrada.

Agora, sem delongas, vamos conhecer as vitaminas essenciais para o bom funcionamento do corpo humano.

A famosa vitamina A

Uma das vitaminas essenciais para o bom funcionamento do corpo humano certamente é a vitamina A! Como sendo a primeira letra do alfabeto, já podemos ter uma leve noção da importância dela. Ela é de extrema importância para proteger a pele, a visão e fortalecer o sistema imunológico com a sua ação antioxidante, promovendo a renovação das células.

A vitamina A pode ser encontrada em vegetais e em alimentos que possuem origem animal. Ela é essencial de ser consumida pelas mulheres grávidas, pois o seu nutriente auxilia no bom desenvolvimento dos bebês.

A vitamina do complexo B

A vitamina B é composta por um complexo que é constituído por: B1, B2, B3, B5, B6, B7, B9 e B12.

Essa vitamina é fundamental para o corpo humano, atuando de forma benéfica no sistema nervoso, no metabolismo como um todo e na composição das células. A vitamina B se dissolve na água e não é armazenada em grandes quantidades no corpo, dado esse fato, é importante que elas sejam consumidas todos os dias. O leite, queijos e as carnes são ricas fontes de vitamina B para o corpo humano.

Vitamina C

A vitamina C é a famosa vitamina encontrada principalmente nos sucos cítricos, como o de laranja! Essa poderosa vitamina auxilia na produção do colágeno, que é responsável pela boa sustentação dos ossos. 

Ela ajuda a dar mais potência na absorção de ferros pelo organismo, por isso o consumo de alimentos com vitamina C é recomendado que seja feito diariamente!

A vitamina do Sol - vitamina D

Umas das vitaminas essenciais para o bom funcionamento do corpo humano certamente é a vitamina D!

Ela é fundamental para ajudar a metabolizar o cálcio no corpo humano, ajudando de forma direta na saúde dos ossos. Essa poderosa vitamina atua diretamente no sistema imune, ajudando na prevenção do aparecimento de doenças autoimunes.

A parte positiva é que a vitamina D é produzida em grande parte pelo corpo humano, e uma grande parte dela pode ser absorvida pelo sol!

Ficar de 20 a 30 minutos no sol da manhã ou do fim da tarde são mais do que suficientes para que o corpo absorva uma boa quantidade de vitamina C.

A vitamina E

Por último e não menos importante, temos como uma das principais vitaminas essenciais para o bom funcionamento do corpo humano a vitamina E, que é uma grande aliada com propriedades antioxidantes.

A vitamina E tem como missão combater diversos radicais livres, ajudando na prevenção das doenças cardiovasculares, possuindo ações anti-inflamatórias e ajudando no combate do colesterol ruim. A vitamina E pode ser encontrada na gema do ovo, em sementes e também no azeite.

O poder das vitaminas

Como foi visto nos tópicos anteriores, as vitaminas mais famosas são de fundamental importância para o bom e saudável funcionamento do corpo humano como um todo.

Essas vitaminas essenciais para o bom funcionamento do corpo humano estão disponíveis em diversos alimentos saudáveis e até mesmo por meio do sol, que é uma rica fonte de vitamina D. É importante que um bom estilo de vida seja levado, para que os índices de vitamina estejam sempre elevados no corpo da pessoa.