Buscar no Cruzeiro

Buscar

6 alimentos que auxiliam no aumento da imunidade

09 de Outubro de 2021 às 11:28
Senhor Tanquinho [email protected]
virus
virus (Crédito: pexels)

"Você é o que você come."

Provavelmente essa é uma máxima que foi repetida muitas vezes em sua vida, especialmente quando seus pais quiseram convencer você a comer vegetais na infância.

Na verdade, esse é um daqueles provérbios que traz muita verdade. De fato, nosso corpo é composto por aquilo que comemos e isso se reflete de muitas formas.

É por isso que é vital entender quais são os alimentos que auxiliam no aumento da imunidade, seja você alguém que trabalha com isso (por exemplo, alguém que quer fazer um curso para cuidador de idosos e precisará cuidar da alimentação dos pacientes), seja alguém que só quer comer melhor mesmo.

Hoje em dia, o Brasil tem um dos melhores planos alimentares do mundo, com elogios de especialistas do planeta todo, mas que pouca gente segue. Nossa alimentação é tida como ruim e uma das principais causas para o aumento do índice de obesidade no país. Mas não é só nessa área que a alimentação impacta, ela também é vital para a construção de um sistema imunológico forte.

Quer aprender quais são os alimentos que auxiliam no aumento da imunidade para colocá-los na sua dieta e reduzir as vezes em que você fica doente? Então siga a leitura do artigo abaixo com atenção!

6 alimentos que auxiliam no aumento da imunidade

1. Salmão

O salmão selvagem é rico em proteínas e ácidos graxos, como o ômega 3, que desenvolve um importante papel na atividade anti-inflamatória e no aumento da imunidade do corpo. A vitamina D, também presente no peixe, oferece suporte para as células imunológicas e é crucial para a resistência do corpo no combate de doenças.

Além disso, o salmão também tem um papel muito importante na alimentação das pessoas. Ele ajuda a melhorar a qualidade do sono, além de otimizar também a saúde cerebral. É um peixe muito importante para prevenir doenças como o Mal de Alzheimer, por exemplo.

O ideal é que o salmão seja consumido pelo menos toda semana, mas com a dose de consumo mais adequada ao redor de 3 vezes por semana, caso seja possível.

2. Iogurte natural

O iogurte natural é composto de bactérias benéficas para o trato intestinal, conhecidas por probióticos. Consumi-lo aumenta o número de probióticos no intestino, o que impede infecções de se espalharem e ajuda a combater doenças virais e bacteriológicas.

Vale lembrar que você não precisa comer o iogurte natural como ele é vendido. Pode usá-lo no preparo de molhos e outros pratos, especialmente bolos. Na prática, isso garante que você possa comer esse alimento de forma mais prazerosa, caso o formato natural não seja agradável para você.

3. Gengibre

O gengibre é uma raiz muito utilizada por povos orientais e indígenas. Isso porque é de conhecimento milenar as suas propriedades de fortalecimento imunológico, aumento de resistência, de energia e combate a sintomas de doenças virais como a gripe.

4. Fígado

O fígado bovino é uma das partes do animal mais ricas em ferro, o que combate a anemia, indisposição e fortalece o sistema imunológico para lidar de forma mais acelerada com doenças. Ele também tem vitamina A e D em sua composição, duas vitaminas antioxidantes que previnem o envelhecimento precoce.

No entanto, esta é uma carne gordurosa, com alto teor de colesterol, e portanto, deve ser consumida de forma moderada.

5. Espinafre

O espinafre é rico em fibras, o que ajuda na digestão e fortalece o trato intestinal. Ele também conta com vitaminas antioxidantes, como a vitamina C, que aumenta a imunidade e a disposição física. Além desses benefícios, a verdura também contém folato, componente responsável na produção e reparação de células.

O modo de preparo do espinafre, para a melhor obtenção de benefícios, é in natura ou ligeiramente cozido. Não refogue nem o deixe de molho, pois suas vitaminas podem ser transferidas para a água.

6. Abacate

O consumo de abacate é importantíssimo para a prevenção de doenças cardiológicas, uma vez que ele contém vitaminas saudáveis para o coração, como vitamina E e vitamina C, e nutrientes que ajudam a controlar o colesterol, pressão e neutralizar radicais livres.

Ele conta também com ferro, cálcio e fósforo, sais minerais responsáveis por diversas funções do corpo, como a saúde dos ossos, gengivas e circulação sanguínea.

Agora que você já viu essa lista de alimentos que auxiliam no aumento da imunidade, pode começar a cuidar melhor da sua alimentação para ter um sistema imunológico mais fortalecido. É importante ter em mente, no entanto, que nenhuma dieta alimentar substitui certos cuidados para evitar doenças, como as vacinas. Elas são a forma mais segura e poderosa de fortalecer o sistema contra doenças e garantir maior saúde. Portanto, é vital tomar as vacinas, especialmente agora que a vacinação contra a Covid-19 está em um ritmo bem acelerado.

Gostou do conteúdo? Então comente abaixo com a sua opinião sobre o assunto!