Buscar no Cruzeiro

Buscar

4 alimentos que auxiliam na qualidade do sono

05 de Outubro de 2021 às 16:25
Senhor Tanquinho [email protected]
sono
sono (Crédito: pixabay)

Você sabia que existem vários alimentos que auxiliam na qualidade do sono? Isso mesmo: dependendo da sua alimentação, seu noite de sono pode ser melhor ou pior. Isso é especialmente útil aqui no Brasil em que mais de 60% das pessoas têm algum tipo de distúrbio que atrapalha ou impede dormir adequadamente, variando da insônia até a Apneia do Sono, que é um dos mais graves (no casos mais intensos, a pessoa pode ficar sem respirar centenas de vezes durante a noite).

Se você quer melhorar a sua qualidade de sono, precisa melhorar a sua alimentação, além de ler várias outras dicas sobre o assunto (o blog Apsique é uma ótima fonte com vários artigos de qualidade sobre o assunto). O ideal é evitar comer algumas comidas que atrapalham o seu sono, como álcool, chocolate, pimenta, pizza, café e frituras, e passar a comer alguns alimentos que auxiliam na qualidade do sono e são mais positivos nessa linha.

Quer conhecer uma lista com alguns alimentos que auxiliam na qualidade do sono? Então siga a leitura do artigo abaixo!

4 alimentos que auxiliam na qualidade do sono

1. Kiwi

O Kiwi é uma fruta não tão popular aqui no Brasil (e mais atrelada ao povo da Nova Zelândia), mas é muito rica em vários minerais e vitaminas, o que faz com que seja muito bom para quem quer ter uma melhor qualidade de sono. De acordo com um estudo internacional, pessoas que comeram 2 kiwis antes de dormir caíram no sono mais rapidamente, dormiram por mais tempo e com uma melhor qualidade de sono.

De acordo com os pesquisadores, o que explica isso é que o kiwi tem antioxidantes que ajudam a lidar com ácido fólico e criar uma alta concentração de serotonina, elementos importantes para cair no sono e ter uma noite tranquila.

2. Peixes gordos

Normalmente, quando falamos de “gordura”, a primeira impressão é que ela faz mal para a saúde. Mas não é bem assim quando o assunto são os peixes. Até porque nem toda gordura é igual.

Os peixes mais gordos, como o salmão, truta e atum, estão entre os mais saudáveis que podemos colocar na nossa refeição, especialmente por causa da presença dos ácidos graxos, que é um tipo de gordura boa, além de muitas vitaminas, especialmente a D. Um exemplo: apenas 85 gramas de salmão conta com aproximadamente 70% de toda a sua necessidade diária de Vitamina D.

Os ácidos graxos e o Ômega-3 dos peixes gordos são ótimos para reduzir a inflamação, garantir proteção contra doenças cardiovasculares e melhorar a saúde mental. Além disso, também ajudam a aumentar a serotonina, o hormônio do sono. Um estudo internacional mostrou que homens que comem 300 gramas de salmão 3x por semana durante 6 meses passaram a adormecer 10 minutos mais rápido do que quem só comia frango, carne de boi ou de porco.

3. Nozes

Vários tipos de nozes, como a amêndoa, a noz, o pistache e tantos outros são muito indicados para quem ter uma melhor qualidade de sono. Isso porque elas têm muita melatonina, o hormônio do sono, além de minerais muito importantes para nossas funções corporais, como o magnésio e o zinco. Essa combinação é muito poderosa para ajudar as pessoas a cair no sono.

Um estudo internacional usando suplementos comprovou que a combinação da melatonina, do magnésio e do zinco ajudou idosos com insônia a dormir melhor e por mais tempo do que aqueles que não tomaram essa combinação.

4. Chás

Por fim, existem muitos chás que ajudam a ativar certas respostas no corpo para ajudar a dormir melhor. O mais comum deles é o de camomila. Afinal, qual vó nunca disse para o neto tomar um cházinho de camomila para acalmar?

O ponto, no entanto, é que o chá de camomila tem um efeito mais significativo no longo prazo: é preciso tomar o chá em um período longo de tempo (coisa de mais de 1 mês) para ter os efeitos desejados.

Esses são alguns dos alimentos que auxiliam na qualidade do sono. Existem alguns outros que são feitos exclusivamente para isso, mas não podem ser considerados alimentos. Estamos falando, por exemplo, se alguns tipos de doces e balas que são compostos de elementos sintetizados que estimulam o sono, como se fossem remédios, mas disfarçados de alimentos. Eles se tornaram populares recentemente e são vendidos pela Internet com facilidade.

Gostou do conteúdo? Então comente abaixo com a sua opinião sobre o assunto!