Buscar no Cruzeiro

Buscar

5 alimentos que auxiliam na recuperação muscular

05 de Outubro de 2021 às 16:17
Senhor Tanquinho [email protected]
músculos
músculos (Crédito: pixabay)

Existem muitos alimentos que auxiliam na recuperação muscular. É importante saber quais são se você quer emagrecer, uma vez que a recuperação dos músculos é uma tarefa muito importante depois da prática de exercícios físicos tanto em uma academia, quanto em casa ou na rua, independentemente se for um exercício focado ou uma prática esportiva.

Sempre que nos exercitamos, nossos músculos sofrem micro fissuras. É absolutamente normal. Na verdade, é mais do que normal: é desejado. Essas microfissuras abrem espaço para o crescimento do músculo quando ele é recuperado pelo corpo. Por isso, é importante ter uma alimentação adequada para ajudar a recuperar a sua musculatura.

Quer saber quais são os alimentos que auxiliam na recuperação muscular? Então siga a leitura do artigo abaixo para ver algumas sugestões!

5 alimentos que auxiliam na recuperação muscular

1. Ovo

O consumo do ovo é essencial para recuperar lesões no tecido muscular, ocasionadas por práticas intensas de exercícios. Isso porque ele tem inúmeros benefícios, como ser rico em aminoácidos essenciais, que são os aminoácidos que o organismo necessita, mas só consegue obter através da alimentação. A vitamina D, que atua como anti-inflamatório, e as proteínas, que fortalecem os músculos e ajudam na recuperação da massa magra, também estão presentes no ovo, principalmente na clara.

O consumo deste alimento está sempre em debate pelos nutricionistas, mas se sabe que os malefícios, como o alto colesterol, dependem do modo de preparo. Evite óleo e gordura, priorizando o cozimento em água.

2. Brócolis

O Brócolis faz parte do conjunto de verduras e legumes ricos em cálcio, ferro e vitaminas importantes para a musculatura, como a vitamina E. Todos estes elementos cumprem funções preventivas para a recuperação muscular, como fortalecer os ossos, aumentar a disposição e evitar as dores nos músculos, presentes após atividades físicas.

O melhor modo de consumir brócolis é cozido no vapor, já que cozinhá-lo na água fará com que ele perca todos os seus benefícios no próprio caldo. Para quem não gosta muito do sabor, há a opção de comê-lo em quiches, tortas, risotos e como acompanhamento de massas.

3. Café

Tem pessoas que não vivem sem o café. A cafeína confere energia, ânimo e, para quem pratica esportes, pique para ir muito mais além nos dias de treino. Estudos recentes mostram que o motivo dessa reação enérgica é a presença de glicogênio nos músculos em quantidades até 60% maiores quando se consome a cafeína. Na prática, isso significa que o café aumenta em até 60% mais o estoque energético muscular, ajudando tanto na prática de exercícios quanto no pós-treino.

Tome o café de sua preferência junto da dieta pós-treino. Nunca consuma café de estômago vazio, pois seu consumo em excesso pode causar problemas como gastrite e queimação.

A boa notícia é que o Brasil é o maior produtor de café do planeta e o segundo maior consumidor. Isso significa que é muito fácil achar café de ótima qualidade por aqui, ainda que seja um pouquinho caro. Agora é só preparar uma xícara e tomar!

4. Frutas vermelhas

As frutas vermelhas são ricas em antioxidantes, que ajudam na cicatrização e conferem maior elasticidade aos músculos. Elas também são ricas em vitamina C, que melhora a imunidade do corpo, aumentando a disposição.

As principais frutas vermelhas são morango, amora, cereja, framboesa, e podem ser consumidas in natura, em suco, em sobremesas e com iogurte.

Um ponto importante sobre as frutas vermelhas é que elas combatem os radicais livres, elementos do nosso corpo que oxidam os nossos músculos e, basicamente, causam o envelhecimento. Por isso, é vital inserir muitas delas em sua dieta para ter o organismo no topo da sua forma.

5. Carnes em geral

Carnes são ricas em proteínas completas, vitaminas, mineiras e boas gorduras.

Portanto, são ótimas para auxiliar na recuperação muscular e na boa saúde como um todo.

Pronto! Agora você já sabe quais são os alimentos que auxiliam na recuperação muscular e pode pensar em colocá-los na sua dieta para melhorar a sua recuperação muscular após exercícios físicos. Portanto, pense bem nas comidas que fará nos dias de treino e como você poderá garantir que a sua musculatura terá uma recuperação mais significativa com esses alimentos.

Gostou do conteúdo? Então compartilhe-o nas suas redes sociais para que seus amigos também vejam o assunto!