Buscar no Cruzeiro

Buscar

8 cuidados importantes para ter uma boa saúde de seus pés

05 de Outubro de 2021 às 16:10
Senhor Tanquinho [email protected]
pés
pés (Crédito: pixabay)

Obviamente, os cuidados com os pés também fazem parte dos cuidados gerais do corpo . Nossos pés nos carregam o dia todo. No entanto, eles são frequentemente negligenciados. 

O cuidado dos pés é mais do que apenas lavar e cheirar regularmente: pode ser clinicamente necessário, além dos aspectos estéticos. É feita uma distinção entre cuidados cosméticos e médicos com os pés. Aqui poderá encontrar tudo o que precisa de saber sobre o bom cuidado dos seus pés

O que são cuidados com os pés? 

Os cuidados com os pés incluem várias medidas que servem para manter a saúde dos pés. É feita uma distinção entre:

Cuidados cosméticos para os pés

O cuidado cosmético com os pés também é conhecido como pedicure (do latim pes, pedis = o pé). É principalmente sobre tratamentos que são de natureza estética e servem ao bem-estar. Os cuidados cosméticos para os pés incluem:

  • Encurte as unhas dos pés
  • Arquivando as unhas dos pés
  • Removendo a cutícula
  • Removendo calosidades
  • Removendo calos
  • Pintando as unhas dos pés
  • Creme e massageia os pés
  • Conselhos sobre cuidados e produtos de cuidado

Cuidados médicos com os pés

O cuidado médico com os pés também é conhecido como cuidado podológico com os pés ou podologia (do grego pous, podos = o pé e logos = o ensino). O treinamento para se tornar um podólogo médico ou podólogo é regulamentado pelo estado e o título profissional é protegido por lei. Além de cosméticos, dá direito a medidas medicinais, mas não médicas, no pé.

Por exemplo, um podólogo pode identificar alterações anormais no pé que requerem tratamento médico. Ele, por sua vez, tem o direito de realizar cuidados com os pés em pacientes de alto risco, a pedido de um médico. Isso inclui diabéticos, hemofílicos e reumáticos. Além das medidas de cuidado acima, os cuidados com os pés por um podólogo incluem:

  • Tratamento de unhas encravadas
  • Fabricação de aparelhos para unhas encravadas
  • Fabricação de proteção de pressão e fricção para desalinhamento do dedo do pé
  • Remoção de unhas fúngicas
  • Removendo calos e verrugas

8 dicas para cuidados adequados 

Quer alguém cuide dos próprios pés ou os tenha em mãos profissionais - você pode seguir muitas das dicas a seguir, mesmo que não consiga mais alcançar os pés tão facilmente:

1. Use materiais suaves

O plano caloso e a faca devem ser deixados para a pedicure médica. Se não especialistas manusearem ferramentas com pontas afiadas, existe o risco de ferimentos. As consequências podem ser pés doloridos e dificuldade para andar, bem como desconforto a longo prazo.

2. Tratamento químico dos pés

Os calosidades são suavizados lentamente pelos chamados calos e pomadas de contração e finalmente desaparecem. Eles também têm um efeito nutritivo para prevenir novos calosidades.

3. Manter com banhos

A higiene dos pés faz parte dos cuidados com os pés. Ensaboe seus pés quando você tomar banho de manhã e tome um banho de pés com sais de banho especiais à noite. Se o seu aditivo de banho contiver ácido salicílico, as manchas ásperas do pé serão suavizadas. 

Você pode então secar os espaços entre os pés com um secador de cabelo - mas tenha cuidado: se você sofre de diabetes, passe sem ele e use lenços cosméticos, que são particularmente absorventes. O secador de cabelo pode secar a pele desnecessariamente com ar quente e torná-la mais sujeita a rachaduras novamente.

4. Use cremes e desodorantes

O pé possui cerca de 90.000 glândulas sudoríparas. Espremido em um sapato o dia todo, a formação de odores não é surpreendente. Use desodorantes para pés e calçados com cloreto de alumínio para reduzir a transpiração. 

Existem também cremes anti-odor. Os cremes com ureia ou azeite são particularmente adequados para manter a elasticidade da pele e prevenir fissuras.

5. Use o calçado correto

Na verdade, todo mundo sabe: sapatos que são muito apertados e apertam e apertam são errados. A pele é esfolada, por exemplo na área do calcanhar, causando bolhas. Mas os saltos altos também são prejudiciais: o resultado são os tendões encurtados, o risco de dobrar ou cair aumenta. 

Dedos que são muito apertados e sapatenis masculino muito curtos geralmente levam a um desalinhamento do dedão do pé, assim como dedos em martelo e em garra. O cuidado médico com os pés não é mais eficaz aqui, esse mau posicionamento só pode ser removido cirurgicamente.

6. Mude seus sapatos

Além de calçados adequados - ou seja, sapatos e sandálias bastante baixos e confortáveis ??- você deve, acima de tudo, usar sapatos diferentes. Usar os mesmos sapatos por dias contribui para o desenvolvimento de um clima úmido nos sapatos.

Isso, por sua vez, permite que os fungos se espalhem mais facilmente. Trocando-os regularmente (se possível também lavando e / ou desinfetando os sapatos), os sapatos podem ventilar e secar suficientemente.

7. Andar descalço

Trate os seus pés com uma experiência sensual e use um dos vários caminhos descalços. São distâncias de caminhada que contribuem para novas impressões sensoriais e, assim, maior relaxamento por meio do uso de diferentes materiais de piso. 

Mas eles podem fazer ainda mais: os músculos dos pés são treinados, a circulação sanguínea é estimulada e a pressão arterial é regulada. Mesmo os discos intervertebrais e as vértebras são poupados andando descalço.

8. Fazer exercícios para os pés

Com os exercícios para os pés, você contribui para o relaxamento após um árduo dia de trabalho. Ao mesmo tempo, você fortalece os músculos. De vez em quando, alongue e endireite os pés. Ou deixe-os circular e enrolar os dedos dos pés. Treine sua flexibilidade, por exemplo, tentando agarrar em meias ou toalhas com os dedos dos pés.