Buscar no Cruzeiro

Buscar

5 motivos justos para não tomar remédio sem orientação médica

29 de Setembro de 2021 às 11:28
Senhor Tanquinho [email protected]
remédios
remédios (Crédito: pexels)

Quem pode receitar os medicamentos?

É uma verdade universal que a única pessoa capacitada que pode receitar medicamentos para os seus pacientes é o profissional médico, dentista ou veterinário (no caso dos animais). 

Podemos afirmar que o brasileiro, como muitos outros cidadãos em todo o mundo, tem um costume que está bem longe de ser saudável para o seu corpo, que é o costume de automedicar sozinho. 

Muito além do perigo de se automedicar sozinho quando está com alguma enfermidade, muitas pessoas são verdadeiras reféns do vício em remédios, dado que existem nas farmácias diversos medicamentos que podem ser adquiridos sem a necessidade da receita médica de prescrição. Mas será mesmo que as pessoas precisam ficar cheias de remédios para se sentirem bem e possuírem boa saúde? Vamos analisar esse ponto com mais detalhes no tópico a seguir.

Consigo ter boa saúde sem tomar remédio?

A resposta para essa pergunta é com certeza que sim! É mais do que possível ter uma boa saúde sem a necessidade de tomar diversos tipos de medicamentos. 

Para um corpo ter uma boa saúde, basta que a pessoa siga algumas observações muito importantes:

 

  • Pratique atividades físicas de forma regular todos os dias;
  • Beba, no mínimo, 2 litros de água por dia;
  • Faça exames e vá ao médico regularmente;
  • Tenha hábitos saudáveis no seu dia a dia;
  • Não fume e não beba bebidas alcoólicas de forma exagerada.

 

Seguindo esses bons hábitos em seu dia a dia, o sistema imunológico da pessoa será fortalecido, com a sua qualidade de vida muito mais alta, e a mesma não precisará ficar se auto medicando sem uma real necessidade.  

Quais os riscos da automedicação?

Os riscos da automedicação são diversos e muito perigosos! Nos subtópicos abaixo, iremos detalhar os principais riscos que envolvem o perigo da pessoa se auto medicar por conta própria. 

Fortalecimento de bactérias

Quando um remédio é tomado pelas pessoas sem acompanhamento ou prescrição de um médico (ou até mesmo um dentista) de forma indiscriminada, ele pode fortalecer diversas bactérias do corpo humano, criando as chamadas superbactérias. Essas superbactérias são altamente prejudiciais para as pessoas, podendo até mesmo levá-las à óbito. 

 

Sobrecarregar e danificar o fígado e os rins

Quando a pessoa se automedica, ela pode provocar uma verdadeira intoxicação no seu fígado e nos seus rins, levando a lesões no fígado e até mesmo em insuficiência nos rins. Resumidamente, uma simples medicação para amenizar a dor de cabeça ou até mesmo um antibiótico adquirido sem receita para aliviar a dor de garganta podem causar reações adversas muito graves e extremamente perigosas.

Provocar efeitos colaterais sérios

Todos tomamos remédios para curar ou aliviar os sintomas de alguma doença, não é mesmo? Imagine se com a automedicação a pessoa crie em seu corpo novas, e até mesmo mais sérias doenças? Esse é um dos riscos que a pessoa corre quando ela se automedica! Certamente ninguém quer ficar, talvez até mais doente, por tentar se curar, não é? Então leitor, não se demore e procure um médico quando sentir algum sintoma desconfortável!   

Mascarar a doença

Existe uma frase antiga que diz que o “corpo fala” e ela certamente é uma frase muito verdadeira! Quando o corpo está doente ele fala com a pessoa por meio de sintomas! Seja esse sintoma uma dor de cabeça, uma febre ou até mesmo uma dor nas costas! Se a pessoa ficar se automedicando para aliviar esses sintomas (que na verdade são sinais de um problema maior), ela não conseguirá identificar o porquê de estar sentindo aquela dor, e isso realmente pode fazer muito mal para ela com o agravamento do quadro da doença.

Causar hemorragias

E por último e não menos importante, a automedicação pode agravar muito um quadro de doença. Como exemplo prático temos a dengue, quem foi picado pelo mosquito e está doente em hipótese alguma pode se automedicar com um anti-inflamatório, isso porque esse remédio pode causar uma hemorragia muito séria na pessoa que está doente. Mas como a pessoa vai saber disso? Simples! Para evitar e não ficar com dúvidas do que tomar ou não, consulte um médico! 

Lembrando que o Brasil conta com o apoio do SUS (que é o seu Sistema único de saúde) que oferece atendimento médico para todos os brasileiros de forma completamente gratuita! 

Considerações finais

Com todas as dicas acima lidas, não há mais dúvida que se automedicar é uma escolha muito ruim, não é mesmo, leitor? Um simples ato que pode parecer inofensivo de início, pode trazer inúmeros malefícios, que vão desde doenças mais graves até mesmo o perigo da pessoa vir a óbito. Esse quadro pode ser evitado com a pessoa indo corretamente ao médico, que irá detalhadamente analisá-la e verificar qual deve ser o tratamento e o medicamento correto que deve ser prescrito para o seu quadro clínico ser devidamente tratado e curado.