Buscar no Cruzeiro

Buscar

5 dicas para relaxar depois do exercício físico na academia

22 de Setembro de 2021 às 10:15
Senhor Tanquinho [email protected]
alongamento
alongamento (Crédito: pexels)

Seu corpo e sua mente precisam de um bom descanso após o exercício, o que facilita a recuperação e faz você se sentir como novo uma vez terminado o exercício. Relaxar depois de se exercitar é importante para que todo o seu corpo volte, pouco a pouco, ao seu estado normal, antes do esforço que acabou de fazer. Mas você sabe o que fazer para conseguir isso?

Sua rotina de exercícios tem sido um trabalho árduo para seus músculos, que têm estado sob tensão por um tempo considerável. Além do esforço físico envolvido na tentativa de realizar o número de repetições estabelecido para cada exercício, levantando um certo peso ou durando mais minutos na esteira, bicicleta ou elíptica, há também o trabalho mental de concentração exigido pelo exercício.

Passar do máximo esforço a um estado de descanso nem sempre é fácil e os educadores físicos concordam sobre a importância de fazê-lo da maneira correta, a fim de tirar proveito de todos os benefícios da prática. Passar alguns minutos relaxando após o treinamento, por exemplo, evitará que você tenha dificuldade em dormir se tiver feito uma rotina intensa no final do dia, ou se seus músculos estiverem rígidos algumas horas após o final da sessão.

Como você relaxa após o treinamento?

Não somos máquinas e o corpo precisa de um mínimo de tempo para relaxar após o treino na academia para que possa continuar na sua forma máxima e evitar a fadiga excessiva e a sensação de stress pós-treino.

Devemos insistir que um dos truques importantes para iniciar o período de relaxamento pós-exercício com o pé direito é sempre terminar uma atividade física intensa progressivamente, nunca “tudo de uma vez”. Reduza o nível de esforço nos últimos minutos de seu treino e, desta forma, você estará alertando seu corpo para diminuir o grau de tensão muscular.

Além disso, ponha em prática algumas das dicas que te daremos para facilitar o relaxamento após os exercícios.

1. Alongamentos

Independentemente da rotina de exercícios que você faça, terminar o treino com uma série de alongamentos é essencial para incentivar o alongamento progressivo e suave dos músculos que mais trabalharam e também para ajudá-lo a “desligar”, pouco a pouco, do esforço que você acabou de fazer.

2. Ducha ou banho

Entrar em contato com a água é sempre uma excelente maneira de relaxar depois do treino. A temperatura da água dependerá de suas preferências e do exercício que você fez. Neste sentido, pode ser tão eficaz mergulhar em um bom banho de água morna quanto tentar um banho de contraste revigorante (começar com água morna e passar para água fria). Em ambos os casos, você sentirá o efeito relaxante da água, perfeito para a recuperação após o treinamento.

3. Alimentação e hidratação

O que você come depois de treinar também tem influência no seu relaxamento pós-treino. A hidratação correta é essencial após o exercício e você não só deve fazer isso bebendo água suficiente, mas também pode usar chás de ervas para evitar a fadiga. Camomila, flor de cal, valeriana... São perfeitas para ajudá-lo a relaxar enquanto obtém o líquido que seu corpo precisa. Se você se sente melhor tomando algo mais fresco, você pode preferir shake de proteínas para nutrir seu corpo após o esforço físico.

4. Massagem

Há poucas coisas mais relaxantes do que uma boa massagem que eliminará a tensão acumulada em qualquer área de seu corpo, talvez dolorida após um treino intenso. Aliviar a sensação de pernas cansadas/pesadas, desconforto no pescoço e cervical, dor nas costas ou uma contratura incômoda... uma massagem específica pode ser a melhor maneira de relaxar depois de sua rotina na academia.

5. Meditação/yoga

Muitos atletas combinam seu treinamento de peso na academia com yoga. As posturas e movimentos lentos incluídos nesta disciplina, as técnicas de respiração profunda envolvidas e a meditação, que também é uma parte essencial da mesma, tornam alguns minutos de yoga no final do treino perfeitos para o relaxamento. Se você preferir, uma simples caminhada, aproveitando o ambiente enquanto respira lenta e profundamente, também pode ser uma excelente maneira de alcançar seu objetivo.

E aí, gostou das nossas dicas? Esperamos que tire bom proveito delas! E comente conosco aqui os resultados que obteve!