Buscar no Cruzeiro

Buscar

5 alimentos para incluir na sua dieta e melhorar a sua saúde

21 de Setembro de 2021 às 10:59
Senhor Tanquinho [email protected]
maçã verde
maçã verde (Crédito: pexels)

A crescente preocupação com alimentos para incluir na sua dieta e melhorar a sua saúde são motivos de grandes discussões atualmente.

A saúde física de uma pessoa envolve principalmente ter uma alimentação saudável e balanceada.

Muitas instituições como a SAMOC, procuram fornecer as informações e dicas ideais para garantir que as pessoas procurem meios de cuidar melhor da saúde e, consequentemente, aumentar a qualidade de vida.

Dicas de alimentos para incluir na sua dieta e melhorar a sua saúde

Verduras e legumes

As principais verduras e legumes são aquelas com coloração esverdeada, pois possuem componentes capazes de ajudar no bom funcionamento do organismo e prevenir o surgimento de doenças.

São ricos em vitaminas, fibras e nutrientes que são primordiais para a saúde do corpo humano.

Carnes em geral

As carnes são alimentos fontes de proteínas e indispensáveis para o nosso organismo, além de serem mais saudáveis do que as outras carnes vermelhas.

Chás

Os chás são usados muitas vezes para tratar dores e doenças. Esse conhecimento das propriedades medicinais vem desde a antiguidade e prevalece até os dias atuais com resultados eficazes.

Um dos principais para agregar na dieta é o chá-verde, pois além de componentes como a cafeína e antioxidantes, ele tem propriedades que ajudam no bom funcionamento do intestino.

Frutas

As frutas em geral são alimentos ricos em vitaminas e nutrientes.

Precisam estar inseridos na alimentação todos os dias, pois são importantes para o organismo e na preservação da saúde.

As frutas e os frutos de cores alaranjadas são eficazes na proteção contra a exposição ao sol, consegue preparar a pele para esse contato.

Alho e cebola

São eficazes no tratamento e prevenção de diversas enfermidades, além de servirem como temperos deliciosos para a comida, são capazes de melhorar a circulação sanguínea.

O alho em específico tem em sua composição um ingrediente chamado alicina, que é importante para amenizar os casos de acne e asma.

Outras formas de cuidar da saúde

Ingerir pelo menos dois litros de água por dia

O corpo humano é constituído por quase 75% de água, por isso, necessita de grandes quantidades diária para manter o funcionamento adequado dos órgãos.

O ideal é consumir pelo menos uma média de dois litros em um dia, mas esse valor pode variar dependendo do peso, altura e faixa etária de cada pessoa.

Tempo adequado de sono

Dormir bem é primordial para a qualidade de vida, mas além de conforto é uma forma de cuidar da saúde do corpo.

Dormir por períodos muitos longos como 10 horas, também pode ser prejudicial, e manter as pessoas desmotivadas e sem tanta disposição.

A insônia pode indicar também problemas como ansiedade, estresse e sono desregulado.

O mais indicado é ter uma noite de sono de 6 a 8 horas. Para isso, o corpo precisa ir deitado no mesmo horário todos os dias, sem distrações e atividades que despertem o cérebro.

Atividades físicas

Para manter o corpo saudável é essencial sempre manter-se em movimento, por isso a prática de exercícios físicos é primordial para a saúde dos seres humanos.

Ademais, também contribuem para a autoestima, controlam a ansiedade e diminui os níveis de estresse.

São os principais meios de prevenir doenças e garantir a qualidade de vida.

É recomendável praticar atividades físicas todos os dias, por pelo menos 30 minutos.

Esse hábito ajuda nos cuidados tanto do corpo quanto da mente, isso deve ser somado a alimentos para incluir na sua dieta e melhorar a sua saúde.