Buscar no Cruzeiro

Buscar

Fases da gravidez: principais sintomas e mudanças

21 de Setembro de 2021 às 10:47
Senhor Tanquinho [email protected]
gravidez
gravidez (Crédito: pexels)

Muitas mulheres sonham com filhos. Desde meninas, despertam o encanto da gravidez até em brincadeiras com bonecas. À medida em que o tempo passa, os pensamentos em realizar um bom casamento, ter filhos e formar uma família, começam a ficar próximos da realidade.

Porém, ao engravidarem, as mulheres começam a passar por transformações, muitas delas inesperadas. A principal, altamente visível, é no corpo. A barriga vai crescendo e o físico acompanha o desenvolvimento. 

Em geral, há mulheres que mantém os cuidados durante o período gestacional, sem precisar recorrer a métodos que disfarcem a transformação aparente. Nas fases da gravidez, e com o passar dos aguardados noves meses ou 40 semanas para o parto, há circunstâncias que não agradam.

O corpo da mulher muda durante a gravidez. Traz consequências como enjoos, aumento de peso, alterações na pressão arterial, ansiedade e é possível ter estresse, nervosismo ou irritabilidade. Mas, essas situações são normais? 

Em nosso artigo de hoje vamos abordar esse tema delicado, que são as fases da gravidez e suas reações às mulheres. Apesar de ser um momento tão sonhado e esperado, ter filhos é uma realidade que transforma e dá equilíbrio emocional ao casal e para a família. Acompanhe a leitura.

Fases da gravidez

O período de gestação compreende muitas etapas. Desde o famoso resultado positivo até a hora do parto, há muitos acontecimentos na vida da gestante. São as fases da gravidez. Podem ocorrer situações que são de fácil controle a casos em que a ansiedade, medos ou tensões podem influir na gravidez e até causar consequências mais sérias à futura mamãe e ao bebê. 

Com a facilidade da internet, os grupos de discussão para gestantes, redes sociais e até as famosas frases de gravidez publicadas em perfis e status tornaram-se ambientes de troca de  experiências e desabafos. Afinal, as futuras mamães precisam de muita atenção, informação e cuidados para a gestação ocorra de forma tranquila. 

  • Primeiro trimestre

Esse período que é o pontapé das fases da gravidez, compreende o tempo de 0 a 13 semanas. Vai desde a concepção à décima terceira semana. É uma fase que exige cuidados e atenção, porque é o período de adaptação e infelizmente muitos abortos acontecem nessa época. 

É o momento que, mesmo sem saber da novidade, a futura mamãe passará por desconfortos, sintomas como enjoos, tonteiras, desejos por comidas, cansaço sem explicação e primeiras mudanças no aspecto corporal. Um deles, que é o principal alerta, é a ausência menstrual. São motivos parta desconfiar e depois comemorar! 

Mas antes, a mamãe deverá confirmar a possível gestação, realizando exames médicos ou o conhecido teste farmacêutico. Com resultado positivo, é hora de começar a rotina pré-natal e acompanhar o bom desenvolvimento da gravidez. A partir da descoberta, a futura mamãe deverá redobrar os cuidados consigo mesma. Iniciar dietas equilibradas, cortar o consumo de bebidas alcoólicas, cigarros e drogas. 

Até completar a décima terceira semana no final do primeiro trimestre já será possível, através de exames de imagem, visualizar a formação do bebê, menos o sexo.

  • Segundo trimestre

O tempo vai passando e neste período de uma das fases da gravidez, que vai de 14 a 26 semanas de gestação, a mulher sente-se mais confortável. Os momentos de enjoos passam, a barriga não está grande e ainda é possível realizar atividades como trabalhar fora e cuidar da casa. 

Mas a gestante ainda pode sentir alguns incômodos como dores musculares e surgimento de hemorroidas. Surgem sinais como o aumento dos seios, devido à produção do leite materno, e alterações na pele e quadril.

É nesta fase que o bebê começa a se mexer e é possível ouvir seu pequeno coração pulsar através de um estetoscópio. O corpo já está completamente formato e as funções respiratória, muscular e auditiva começam a funcionar. É o momento de maior emoção. O bebê começa a identificar vozes devido ao fortalecimento de vínculo com os pais. É ideal os futuros papais conversarem com o filho que está pra chegar. 

Através de imagens de ultrassonografia, é possível identificar o sexo do bebê. Ele começa a se mexer com mais intensidade, provocando os tradicionais chutes na barriga. Como está completamente formado, o neném desenvolve cabelos, cílios e sobrancelhas. 

  • Terceiro trimestre

Nesse período que compreende 27 a 40 semanas, momentos finais da gestação, é grande a expectativa dos pais. Cresce o desejo do nascimento e de ter logo o bebê em casa. É a melhor das fases da gravidez. Os sentimentos de emoção tomam conta da mãe, o que a deixa sensível e delicada.

Vale ressaltar que mesmo o período gestação durar 40 semanas, há mulheres que podem dar à luz em casos de nascimentos prematuros. Dependerá do tipo de gestação e saúde do bebê.

É chegada a hora de ir para a maternidade. Prepare sua pequena bagagem. Comece a curtir os últimos momentos da gravidez. Faça fotos. Por mais que tenham ocorrido pequenos problemas na gravidez e a mamãe tenha sentido muitos incômodos, certamente o barrigão deixará saudades. A sensação de ter carregado por nove meses um dos maiores tesouros da vida, não pode ser deixada para trás. 

Mas nesta fase, ainda podem ocorrer incômodos como sensações de azia, episódios de falta de ar, dores no corpo e inchaço nos pés. A pressão na barriga é maior, o que pode gerar intensas vontades de urinar.   Nada que possa causar pânico ou preocupação. O esforço da gestante é maior nesse momento e exige mais do corpo. O bebê já está na posição do parto, aguardando sua entrada no mundo.

  • Conclusão

Tudo certo. A maternidade está agendada, o parto foi marcado, o enxoval está completo e a expectativa é cada vez maior. Os papais não veem a hora! É a realização de um grande momento na vida de uma mulher. Ter filhos é uma bênção divina e constituir uma família é algo de encanto e magia. 

Conforme você conheceu no artigo de hoje, as fases da gravidez compreendem etapas de extrema importância. As gestantes sentirão cada dia como contagem regressiva para o nascimento do filho. A gestação deve ser acompanhada com frequência para que mãe e filho estejam saudáveis. Assim, não haverá chances de o bebê apresentar problemas na gravidez. Com isso, nascerá saudável e a mãe não sofrerá reações. De agora em diante, é só felicidade!