Buscar no Cruzeiro

Buscar

5 formas de manter a saúde mental e física

08 de Setembro de 2021 às 15:37
Senhor Tanquinho [email protected]
placeholder
placeholder

Conhecer diferentes formas de manter a saúde mental e física é vital para quem quer evitar precisar solicitar atenção primária em qualquer hospital ou clínica médica (a atenção primária é aquela série de cuidados iniciais que faz a ponte do primeiro contato entre as pessoas e os ambientes médicos). Esse é o conceito básico da prevenção como melhor ferramenta médica que se possa ter.

Hoje em dia, é fato que vivemos vidas cada vez mais insalubres. Estamos trabalhando mais horas do que o recomendado, com menos pausas para descansos, nos alimentando mal e cada vez mais sedentários. Não é à toa que somos o país mais ansioso do mundo e um dos líderes de mortes por problemas cardíacos. A prevenção e um estilo de vida mais saudável podem ajudar a evitar esse cenário no longo prazo.

Quer aprender as diversas formas de manter a saúde mental e física no dia a dia? Então confira algumas sugestões abaixo!

5 formas de manter a saúde mental e física

1. Mantenha ao seu lado quem te faz bem

Cortar pessoas tóxicas e manipuladoras faz bem para a saúde mental. Busque criar uma comunidade de apoio com amizades verdadeiras e familiares que entendam e respeitem seus limites.

Pessoas que incentivam seus sonhos e se interessam pelo o que você tem a dizer farão com que a sua autoestima cresça e, com isso, a vontade de se tornar uma pessoa cada vez melhor.

2. Adote um animal de estimação

Se você ama animais, ter um pet pode fazer muito bem para sua saúde. Bichos de estimação oferecem companhia e combatem a solidão. Segundo estudos, pessoas com depressão e ansiedade, que têm animais em casa, têm menos crises e têm sintomas amenizados na presença de seus pets.

E ter um animal de estimação é também um ótimo incentivo para praticar exercícios. Cães, por exemplo, tendem a ser ativos e têm a necessidade de gastar energia diariamente, o que faz com que você se comprometa a caminhar com seu pet, brincar ativamente e, consequentemente, exercitar o próprio corpo.

3. Tenha cuidado com a alimentação

Você é o que você come. Disso, ninguém duvida. Portanto, é vital tomar cuidado com a sua alimentação para garantir que os melhores nutrientes estarão dentro do seu corpo, ajudando a manter sua saúde física.

Hoje em dia, o Brasil registra um aumento de obesidade entre adultos, o que pode gerar problemas significativos no longo prazo. Veja abaixo algumas sugestões de como resolver isso:

  • consulte um nutrólogo ou nutricionista para passar por um problema de reeducação alimentar;
  • faça sua própria comida;
  • experimente um prato novo (e saudável!) por semana;
  • troque chocolate e doces industrializados por soluções mais naturais e saudáveis.

Portanto, é vital tomar cuidado com a sua alimentação para garantir que os melhores nutrientes estarão dentro do seu corpo, ajudando a manter sua saúde física. Existem, por exemplo, determinadas vitaminas que são capazes de aumentar a imunidade do seu corpo.

4. Aprenda habilidades novas

Você sabia que aprender habilidades novas tem um efeito rejuvenescedor no cérebro? É verdade! Fazer cursos e se dedicar a novos hobbies e novas atividades é muito importante para que a sua cabeça possa ficar mais saudável.

Portanto, explore a sua curiosidade e aprenda sempre coisas novas. Você não precisa transformar tudo em uma profissão ou ter um “objetivo”. Simplesmente aprenda o que tem vontade e pronto, sem pressão!

5. Pratique atividades físicas

O exercício físico promove bem-estar para o corpo, pois ele é responsável por baixar a glicemia, controlar o colesterol, evitar problemas circulatórios e prevenir doenças cardíacas.

Ao escolher uma atividade física prazerosa, ela também auxilia no bem-estar mental. Quando o corpo entra em movimento, ele libera endorfina, o hormônio responsável pela sensação de satisfação e felicidade. Praticar exercícios também reduz o estresse e ajuda a regular o sono.

A OMS recomenda uma meta de 300 minutos de atividade física moderada todas as semanas. Isso é o equivalente a 60 minutos por dia, 5 dias por semana. Nossa recomendação é encontrar pequenos intervalos do dia para se exercitar e conseguir cumprir essa meta. Por exemplo:

  • vá e volte de bicicleta do trabalho (se você levar 30 minutos para ir e mais 30 para voltar, já bateu a meta do dia);
  • se matricule em uma aula de dança 3x por semana;
  • faça academia;
  • leve os filhos, sobrinhos ou netos para brincar no parque;
  • procure locais para praticar esportes como futebol, vôlei ou basquete.

6. Busque ajuda profissional quando necessário

Nem sempre a saúde depende apenas de hábitos melhores e atividades físicas. Às vezes, o corpo e a mente sofrem de impedimentos como depressão, ansiedade e dores crônicas. Nestes casos, é necessário buscar ajuda profissional para lidar com as questões que afligem sua saúde.

Os principais profissionais responsáveis pela saúde mental são o psicólogo e psiquiatra, mas há diversas alternativas de tratamentos, como psicanálise e a arteterapia, que compõem a rede de segurança para quem sofre de problemas psicológicos.

----------

Agora que você já viu essas formas de manter a saúde mental e física, é hora de começar a colocá-las em prática para prevenir que problemas evitáveis afetem a sua vida.

E aí, quais são as formas de manter a saúde mental e física que você coloca em prática todos os dias? Comente abaixo!