Buscar no Cruzeiro

Buscar

Alimentos que fazem bem à saúde da pele

27 de Agosto de 2021 às 10:22
Senhor Tanquinho [email protected]
saúde da cutis
saúde da cutis (Crédito: pexels)

Você sabia que é possível cuidar da pele com alimentação? É verdade! Aquela máxima de que "você é o que você come" é totalmente verdadeira. Nossa alimentação faz com que nós sejamos aquilo que somos, incluindo os problemas e as partes boas. Por isso, existem alimentos que podem ajudar a melhorar a nossa pele, torná-la mais elástica, mais brilhante e com mais saúde.

Da mesma forma, uma alimentação mais pobre pode tornar a pele mais ressecada e sem brilho, com dificuldade para se recuperar e sem aquele bom aspecto de quando estamos mais saudáveis. Por isso, é importante entender qual a dieta correta para cuidar da pele com alimentação, agindo de maneira a melhorar os seus pratos com os ingredientes necessários para trazer mais saúde para a sua pele.

Quer saber como cuidar da pele com alimentação? Então veja abaixo 3 grupos de alimentos que são muito úteis para a sua alimentação! Depois é só pedir um prato com eles no Rappi!

3 grupos de alimentos que ajudam a cuidar da pele com alimentação!

1. Alimentos ricos em Ômega-3

O Ômega-3 é considerado uma gordura benéfica para o organismo, por ter ação anti-inflamatória, além de ajudar na metabolização e controle dos níveis de colesterol. Para a pele, ele evita irritações, acne e alergias, e sua ação anti-inflamatória também evita aquele inchaço no rosto e ao redor dos olhos que acontece principalmente ao acordar.

A longo prazo, o grande consumo de Ômega-3 evita rugas e mantém a elasticidade da pele por muito mais tempo, mantendo-a brilhante e hidratada. Você pode encontrar Ômega-3 nos seguintes alimentos: peixes de água fria como trutas, salmão e sardinha; e vegetais como a linhaça.

Normalmente, o Ômega-3 é uma substância que deve estar sempre presente na sua alimentação. Além de trazer muitos benefícios para a pele, também traz muitos ganhos para a saúde cerebral, efeito anti-inflamatório no corpo e muito mais.

Caso você não consiga obter esses alimentos (truta e salmão são peixes caros), você pode tentar um suplemento de Ômega-3. Normalmente, o melhor é obter a substância das fontes naturais (é mais prazeroso também!), mas os suplementos podem ajudar bastante.

2. Alimentos ricos em vitaminas

A maioria das vitaminas é benéfica para a pele. Seja pela hidratação, elasticidade, rejuvenescimento, de alguma forma, todas elas têm algo a acrescentar para o organismo. Segue abaixo onde encontrar as principais vitaminas:

Vitamina A

A vitamina A tem um papel muito importante, pois ela previne a formação de câncer de pele, acne e ulcerações. Ela também fortalece a imunidade, o que evita manchas, alergias e vermelhidão. Você pode encontrar a vitamina A em cenouras, espinafres, abóboras e em alimentos provenientes de animais (leite, ovos, fígado).

Vitamina C

A vitamina C tem ação antioxidante, o que contribui com o rejuvenescimento da pele. Porém, ela é mais conhecida por contribuir com a imunidade, o que também previne dermatites. Essa vitamina pode ser encontrada em frutas como limão, kiwi, laranja e tomate cru.

Vitamina E

A vitamina E combate inflamações e inchaços, com uma ação parecida com a do Ômega-3. Ela previne também o ressecamento e envelhecimento da pele, quando consumida em longos períodos. Estes são os alimentos ricos em vitamina E: nozes e castanhas, azeite, mariscos e óleo de fígado de bacalhau.

3. Alimentos ricos em água

Você conhece o meme do “Mantenha-se hidratado”? Trata-se de uma brincadeira em que as pessoas costumam lembrar umas às outras da importância de beber água no dia a dia. E sim, a água é muito importante para manter o corpo saudável e a pele bonita. Ela é responsável por diversos processos benéficos à saúde, como filtrar as toxinas do organismo, hidratar o corpo e manter a elasticidade da pele.

Além de tomar a quantidade correta de água, que pode variar entre 1,5 litro e 2 litros por dia, você pode experimentar comer alimentos ricos em líquidos para hidratar-se em dias quentes. Algumas frutas com grande quantidade de água são a melancia, melão, morango e tomate.

Normalmente, nós obtemos a maior quantidade de água que precisamos para o nosso corpo por via das comidas que comemos. No entanto, é importante tomar água com frequência durante o dia para se hidratar melhor. Não só pela pele, mas também pela saúde dos rins.

Agora que você já viu como cuidar da pele com alimentação, deu para perceber que não é preciso nada de muito exagerado para conseguir um bom efeito no seu corpo, não é mesmo? Com apenas alguns cuidados relativamente básicos, já dá para obter ótimos resultados. Além disso, é muito fácil adicionar esses alimentos na sua rotina alimentar já que a maioria deles é extremamente deliciosa ou muito comum de encontrar.

E aí, gostou? Qual tipo de prato você pensa em preparar com esses ingredientes? Comente abaixo!