Buscar no Cruzeiro

Buscar

8 Hábitos ruins que dificultam seu emagrecimento

26 de Agosto de 2021 às 10:53
Senhor Tanquinho [email protected]
refrigerante
refrigerante (Crédito: pexels)

Se você quer se livrar da gordura na barriga e não sabe como, conhecer os maus hábitos é uma excelente saída. Eles são, em grande parte, culpados pelo acúmulo de gordura nessa região e o que torna tão difícil tirá-la de lá.

1. Consumo de refrigerantes

Os refrigerantes são feitos para ser viciantes. Com enormes quantidades de açúcar, seu consumo está diretamente ligado à obesidade.

Ao optar por versões diet, a verdade é que elas não são mais benéficas para a sua saúde.

2. Falta de probióticos

A flora intestinal é uma das partes mais importantes do nosso intestino. Mas nem sempre tem a atenção que merece. Esta comunidade de bactérias, também conhecida como microbiota, afeta tudo, desde a fome até as emoções e a tomada de decisões.

Para evitar um desequilíbrio que leva ao acúmulo de gordura abdominal, os probióticos são grandes aliados. Entre eles, temos o iogurte, que além de delicioso no sabor morango, controla nossas bactérias intestinais e fortalece nossa saúde.

3. Um estilo de vida sedentário

Você passa o dia inteiro na frente da TV comendo batatas fritas? Você deve mudar isso se quiser se livrar da gordura na barriga. Você não precisa deixar de assistir TV! Você deve simplesmente sair do sofá.

Como você sabe, os alimentos que comemos nos dão calorias. Essas calorias são convertidas em energia quando estamos ativos. Quanto mais nos movemos, mais convertemos essas calorias em energia e evitamos que elas se tornem reservas de gordura no abdômen.

4. Não planejando refeições

Sejamos francos: não é fácil desenvolver autocontrole. O planejamento é a chave. Na próxima vez que você for às compras, não compre comida industrializada, mas alimentos saudáveis. Se você abrir a geladeira e encontrar chocolates, as coisas não vão correr bem e você sabe disso. Por outro lado, se você só encontra fruta, você tem duas opções: ou você come a fruta ou você não come nada.

É também uma boa ideia criar um plano semanal de refeições. Dessa forma, você saberá quando comerá o quê e evitará as “pisadas na jaca”. Se você sabe que vai comer frango na sexta-feira, as chances de você correr para o McDonalds na quarta-feira são menos prováveis. Você só tem que esperar dois dias. Por outro lado, se sua dieta for “comer frutas para o resto da minha vida”, as chances querer comer algo sem valor nutricional são renovadas a cada 5 minutos.

5. Excesso de doces

Muitos de nós comemos doces o dia inteiro. O que acontece com eles é que, mesmo quando consumidos com moderação, nos fazem muito mal, pois contêm muito açúcar.

Você vai retirá-los de sua dieta? Não é preciso ir a esse extremo, mas moderar o consumo é uma boa ideia para reduzir a gordura na barriga.

6. Comer muita fritura

Assim como os doces ou refrigerantes, os alimentos fritos são viciantes. Se você tiver tido a sorte de comer frango frito na KFC, você entenderá perfeitamente. Mas não estamos falando apenas de frango frito, estamos falando também de batatas fritas, croquetes e empanadas.

Por causa da forma como são cozidos, os alimentos fritos têm muitas gorduras trans, que são as piores e as mais difíceis de se livrar. Embora sejam extremamente agradáveis, representam um esforço que devemos fazer se realmente quisermos reduzir nossa gordura na barriga.

7. Excesso de petiscos

Todos nós temos um amigo que, sob a justificativa de ser só um lanche, passa o dia inteiro comendo. Se “aquele amigo” é você, talvez você queira melhorar um pouco isso. Os lanches são úteis e bons tanto para a saúde quanto para a perda de peso. Mas estamos falando de lanches saudáveis e moderados – nada de lanches o dia todo!

O importante nestes casos é ter em mente que cada refeição que você come, te dá calorias. Se essa refeição tem baixo teor calórico e serve para saciar sua fome e fazer seu sistema digestivo funcionar, ela é saudável. Mas se ela te custa 800 calorias e te faz querer comer cada vez mais, você deve evitá-la.

8. Associar emoções com alimentos

Um erro comum que muitos de nós cometemos é associar alimentos com emoções. Se você come pipoca toda vez que assiste ao Netflix ou sua BTV Cast, você acabará associando pipoca ao desfrutar de uma série. Com o tempo, isto se tornará automático: assistir uma série, comer pipoca.

Claro, no caso de pipoca pode não ser tão ruim porque é bastante saudável se não for lambuzada com manteiga ou caramelo. Mas se você associar boas emoções a alimentos fritos ou ultra-processados, as coisas podem não correr tão bem.

Como os alimentos atuam em nosso centro de recompensa, associar alimentos a nível cerebral é muito mais fácil do que eliminar as conexões. Além disso, quanto mais tempo a conexão dura, mais forte ela se torna. É por isso que os maus hábitos são tão fáceis de adquirir e tão difíceis de quebrar, especialmente quando se trata de hábitos que temos tido durante anos e anos.

Entretanto, com esforço e convicção, você pode eliminá-los!