Buscar no Cruzeiro

Buscar

Como ter uma boa noite de sono

25 de Agosto de 2021 às 11:05
Senhor Tanquinho [email protected]
gato dormindo
gato dormindo (Crédito: pexels)

Ter uma boa noite de sono é o que todo ser humano busca, até porque é nesse momento que o organismo estará restaurando o corpo, pois, cresce a sua musculatura e realiza a síntese de proteínas. 

A maioria das pessoas possui dificuldade de dormir ou a falta de sono, isso pode interferir seriamente em sua qualidade de vida e em sua produtividade, tanto no trabalho quanto na vida escolar. É importante cuidar da saúde e da qualidade de vida para que evite até outros problemas, como estresse e ansiedade. 

Por isso, preparamos este artigo especial com algumas dicas para você dormir bem à noite. Tenha uma boa leitura!

Quantas horas devo dormir por dia?

Todos os especialistas recomendam que as pessoas durmam 8 horas ao dia, a média, sem ter interrupções. No entanto, as horas podem variar conforme as idades, bem como as necessidades que o corpo precisa para se desenvolver. 

Sendo assim, os adultos precisam de 7 a 8 horas de sono de qualidade durante todos os dias, e em horários regulares. 

Adolescentes necessitam ter uma boa noite de sono ao dia de 8 a 10 horas; as crianças são de 9 a 13 horas diariamente; e os bebês necessitam dormir de 12 a 16 horas no seu dia a dia.

Como posso ter uma boa noite de sono

Para ter uma boa noite de sono ideal, é importante criar bons hábitos no seu dia a dia, principalmente nos horários de dormir. 

Sendo assim, o primeiro passo é respeitar os horários de dormir e a quantidade de horas a dormir. É importante escolher a hora de dormir, evite dormir tarde. No momento de dormir, uma dica é deixar o despertador longe de sua cama, pois, quando acordar a pessoa terá que levantar para desligar o despertador, respeitando totalmente as suas horas de sono. 

Outro fator fundamental é desligar todos os seus eletrônicos, como televisão, smartphones, videogames, etc. 

Todos eles devem ser desligados pelo menos 30 minutos antes de dormir para a sua cama. 

Sendo assim, na hora de marcar o seu horário para dormir, você deve ficar longe de todos esses aparelhos, considerando que eles deixam a pessoa mais agitada e causa a falta de sono, evitando que a pessoa tenha uma noite de sono adequada.

É fundamental que as pessoas deixem o ambiente mais escuro, apaguem a luz, se possível deixe apenas o abajur ligado, principalmente ele na cor amarela, considerando que a cor de luz amarela pode favorecer o sono, de acordo com a cromoterapia. 

Se for possível, faça sua família usar uma roupa especial para dormir, como um pijama mãe e filha e uma roupa mais confortável também para o pai. 

A prática de exercícios durante o dia, também pode proporcionar a você uma noite de sono, considerando que ele gastará mais energia e o seu corpo precisará obter o descanso necessário para repor toda energia gasta durante o dia.  

Quais são as fases de sono

Nem sempre dormir bem significa o total de horas completo recomendado. 

É fundamental ter uma boa noite de sono, para o indivíduo se sentir descansado na hora de acordar. Mas a regularidade do horário de dormir é um dos fatores primordiais para todos que desejam a criação de bons hábitos e aumentar a produtividade. 

O período em que você dormir favorece um ciclo de sono completo ao seu organismo, conforme as fases de cada sono.

Com base nisso, na primeira fase do sono a pessoa se encontra adormecida, é uma área em que indica que a pessoa está entre acordado e dormindo. 

Neste processo o cérebro da pessoa há um trabalho mais irregular, o corpo se encontra em relaxamento e a respiração do indivíduo se torna mais lenta. Já o sono leve começa na segunda fase, é o momento em que há uma diminuição de batimentos cardíacos e temperatura do corpo.

Há diminuição de ritmo pelas ondas cerebrais e a pessoa entra no seu sono profundo, durante a terceira fase do sono. Na quarta fase, o indivíduo está se encontra dormindo, nesse momento, o organismo vai liberar os hormônios para o crescimento, os tecidos vão se recuperar e o corpo irá abastecer o seu corpo de cada energia gasta durante o dia.

Por último, a quinta fase de sono, nessa etapa o indivíduo começa a sonhar. 

A partir disso, o cérebro inicia o seu aceleramento o seu funcionamento novamente e faz como se fosse uma faxina em sua memória, mantendo todas as informações úteis que foram processadas e recebidas durante o dia anterior.

Por que dormir bem tem influência em uma vida saudável

De maneira geral, ter uma boa noite de sono e com as horas requeridas pode trazer uma série de benefícios ao seu corpo e a sua saúde, garantindo uma vida saudável. 

Ao dormir bem o indivíduo poderá fortalecer o seu sistema imunológico, há uma liberação de hormônios e consolidação de memória. Por causa disso, ter uma noite de sono bem pode manter um peso saudável, pode diminuir os riscos de doenças, como problemas relacionados ao coração ou diabetes.

Além disso, quem possui uma noite adequada pode evitar as doenças frequentes, como os resfriados, há uma redução de estresse e, consequentemente, influência em seu humor e na vida social. 

Para garantir uma noite de sono apropriada, a pessoa pode se concentrar melhor em suas atividades e aumentar a produtividade, seja no trabalho ou faculdade. 

Pode até evitar os acidentes que são ocasionados devido ao cansaço. Sem contar que as pessoas que dormem bem podem aumentar a chance de viver muito mais saudável.

Quais os riscos à saúde causados pela falta de sono

A média para todas as pessoas dormirem é de pelo menos 8 horas durante a noite, quando há uma diminuição na quantidade ideal pode atrapalhar o funcionamento do organismo de forma correta e, como consequência, aumentar o desenvolvimento de doenças. 

Como, a obesidade, diabetes, pressão alta e doenças cardiovasculares, a pessoa pode se encontrar mais propícia à doenças, pode ocasionar a ansiedade e depressão e pode alterar o sistema imunológico. 

Por isso, devemos cuidar da saúde e ter uma boa noite de sono, evitando essas doenças e transtornos ao seu estado físico e mental.