Buscar no Cruzeiro

Buscar

Emagrecimento consciente: uma nova era para a medicina

24 de Agosto de 2021 às 11:30
Senhor Tanquinho [email protected]
placeholder
placeholder

O desespero para emagrecer de muitas pessoas é tão grande que acabam se submetendo a dietas das mais loucas o possível. 

Contudo há um movimento que vem ganhando força, ele se chama Emagrecimento Consciente.

No Emagrecimento Consciente se aprende qual é a melhor forma de se alimentar e levar a vida. Nele não há pressa, nem ansiedade, a preocupação maior é com a saúde tanto física como mental, os resultados chegam naturalmente, com o tempo.

A endocrinologista Lorena Lima Amato, doutora pela Universidade de São Paulo (USP), esclarece o assunto.

“O emagrecimento consciente está relacionado a modificação fundamentada do estilo de vida. A medicina do estilo de vida está baseada em seis pilares: a prática de atividades físicas, alimentação balanceada, sono de qualidade, manejo do stress, manejo de tóxicos, como álcool e tabaco, relacionamentos saudáveis”, explica.

A primeira e segunda infância são períodos importantes para implementação de um estilo de vida mais saudável. Por isso, para começar a praticar o emagrecimento consciente, não tem idade. “Não existe faixa etária para você começar o estilo de vida saudável, na verdade sempre é tempo. É claro que tudo o que se começa na infância, hábitos que se constroem na infância, são mais fáceis de serem mantidos a longo prazo, mas a qualquer momento é possível iniciar o hábito de vida saudável.

Adotar um novo estilo de vida está em alta, inclusive do ponto de vista da medicina. Um dos maiores desafios a serem enfrentados, principalmente pelas mulheres, é a padronização da estética. Muitas vezes, sem paciência para esperar que os resultados sejam perceptíveis através do corpo, as pessoas acabam recorrendo a procedimentos mais invasivos e não se dão conta de que antes de ter um corpo saudável, é preciso ter uma mente saudável. Como dizia o tio Sã, “Mente são, corpo são”.

Mesmo adquirindo novas práticas, é possível que as lembranças da vida anterior passeie pela mente do paciente. “A mudança de hábito e o processo de emagrecimento, assim como o tratamento de outras doenças, pode sim ter recaídas, que devem ser abordadas do mesmo jeito das recaídas de outras doenças. Com o reforço positivo do paciente, apoio psicológico, encorajamento, e análise do que levou àquela recaída”, tranquiliza a médica.

Ganho de peso durante a pandemia

Um em cada cinco brasileiro engordou pelo menos dois quilos durante a pandemia, foi o que apontou um estudo realizado pelo Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas em Nutrição e Saúde da USP ( Nupens).

“As pessoas ganharam peso com muita frequência, evidente, na prática clínica na pandemia, provavelmente pela ansiedade, descontarem isso na alimentação.

Por isso muitas pessoas pararam, reduziram a atividade física, deixaram de frequentar as academias, tudo isso pode ter resultado no ganho de peso”, destacou. 

Qual é a melhor dieta?

Quer emagrecer, mas não sabe qual é a melhor dieta a realizar, aí vai uma super dica da Dra. Lorena Lima Amato:

“A melhor dieta é aquela que você consegue seguir, ou seja, que está relacionada ao seu estilo de vida. Então não existe uma dieta melhor do que a outra existe é aquela dieta que dá certo pra você, que combina com os seus hábitos e que você consiga sustentar em longo prazo, na verdade pra sempre, com uma mudança de hábito. Essa é a melhor dieta”, finalizou a médica.