O que se pode comer no jejum de Daniel
Existem inúmeros bons motivos para se fazer jejum.
Inclusive ressaltamos 10 benefícios do jejum intermitente aqui.
Mas, sabemos também que existem pessoas que jejuam por motivos religiosos.
Dentre os jejuns por religião, um deles é muito conhecido: o jejum de Daniel.
É sobre ele que iremos falar no artigo de hoje - e para isso convidamos nosso amigo Wagner.
O que é o jejum?
O jejum é a abstinência de alimentos por um determinado tempo com o propósito de você intensificar a sua busca por mais da presença de Deus.
Lembrando que o jejum não é apenas ficar sem comer ou beber, chamamos isso de dieta, o jejum é diferente.
No jejum você decide abdicar de um desejo ou tentação da carne, para se fortalecer espiritualmente por meio da leitura da palavra e da oração.
Claro que você pode sim abdicar de alimentos, mas procure fazer com a intenção correta, buscando a Deus.
Por que jejuar e quem deve fazer jejum
A bíblia diz que todos nós devemos fazer jejum para nos fortalecermos, muitas pessoas pensam que apenas pessoas muito religiosas fazem jejum.
Mas, isso não é verdade, pois todos nós devemos fazer jejum, sendo um ato de abstinência para fortalecimento espiritual.
Dessa forma, quando fazemos jejum, nos desligamos das coisas terrenas e ficamos mais sensíveis às coisas de Deus.
No entanto, devemos lembrar que o jejum não serve para mudar Deus, muitas pessoas pensam que fazemos jejum para conseguirmos um carro ou uma casa.
A vontade de Deus continuará sendo feita e ele não irá mudar por causa do jejum, mas você sim irá mudar. Seu coração, sua fé e sua proximidade com Deus com certeza irão aumentar por meio do jejum e você conseguirá permanecer firme na fé.
Portanto, você deve junto ao jejum, sempre manter sua fé em dias, e claro, bem firme, para garantir que os verdadeiros resultados sejam obtidos.
Como fazer o jejum?
Pessoas com problemas de saúde têm dúvidas a respeito do jejum, pois não podem ficar muito tempo sem comer ou sem beber.
Mas você também pode abdicar de certos alimentos por determinadas horas do dia, esse tipo de jejum também é bastante válido e tem seu valor.
Assim como o jejum de coisas que estão te atrapalhando na caminhada com Deus, como internet ou televisão.
A forma que o jejum é feito é o de menos, o que Deus olha é sua intenção, não busque apenas bênçãos, mas busque as coisas do espírito em primeiro lugar.
O que se pode comer no jejum de Daniel
A bíblia diz que Daniel e seus amigos fizeram um jejum no qual somente comeram legumes e água por 21 dias, para não se contaminar com a comida do rei, que era um idólatra.
As pessoas que fazem o jejum de Daniel geralmente fazem desta forma durante 21 dias.
Não comer:
- Carne;
- Doces;
- Pão.
Somente comer:
- Frutas;
- Legumes;
- Água;
- Suco.
O jejum de Daniel é um jejum parcial, porém existem outros tipos de jejuns como o jejum normal, em que a pessoa somente beber água por certo período. Esse provavelmente foi o jejum que Jesus fez no deserto.
E existe também o jejum total, quando a pessoa deixa de comer e beber tudo, isso não é recomendado por médicos e a bíblia também não tem muitos exemplos desse tipo de jejum.
Considerações finais
Você conheceu os tipos de jejum e o que se pode comer no jejum de Daniel, agora basta colocar em prática.
Até porque, como você sabe, e consegue ver nesse artigo, as vantagens, principalmente para uma vida cristã, são muito altas.
Então, você com toda certeza terá grandes vantagens em fazer, e para isso, se torna essencial seguir o caminho certo.
Nos vemos em breve.