Buscar no Cruzeiro

Buscar

Cirurgiões ortopédicos: 7 coisas que você precisa saber

02 de Agosto de 2021 às 10:00
Senhor Tanquinho [email protected]
pés
pés (Crédito: pexels)

Ortopedia. É uma palavra grande e uma especialidade médica ainda maior. 

Muitas pessoas não têm certeza de quando ou se precisam de um cirurgião ortopédico - e onde encontrá-lo quando precisarem. Alguns pacientes até evitam cirurgiões ortopédicos, temendo que um cirurgião possa estar ansioso para colocá-los "sob a faca".

Mas se há alguma especialidade médica que vale a pena ser entendida, é a ortopedia. 

A ortopedia é a chave para controlar e tratar dores nos ossos e nas articulações, o que a maioria de nós experimentará em nossas vidas. Depois de entender o básico, você pode começar a lidar com sua condição e colocar sua vida de volta nos trilhos. 

Cirurgiões ortopédicos 

Os cirurgiões ortopédicos são médicos especializados no sistema músculo-esquelético - ossos, articulações, ligamentos, tendões e músculos que são tão essenciais para os movimentos e para a vida cotidiana. 

Com mais de 200 ossos no corpo humano, é uma especialidade muito procurada. Articulações deslocadas. Dor no quadril ou nas costas. Artrite (que atinge metade dos idosos com 65 anos ou mais). Agudos, crônicos ou degenerativos, todos esses distúrbios comuns se enquadram na ortopedia . 

Por causa da vastidão da especialidade, a maioria dos cirurgiões ortopédicos sub-se especializa, com foco em uma área específica de tratamento. Os especialistas em mão e pulso só veem estojos de mão e pulso. 

Os cirurgiões de articulações tratam apenas pacientes de quadril ou joelho com artrite ou outra condição articular limitante. Isso os permite diagnosticar, tratar e até mesmo prevenir problemas ortopédicos com precisão de próximo nível. 

Mas mesmo cirurgiões ortopédicos sub especializados são abundantes, levando de volta a estas questões: 

  • O que devo procurar em um cirurgião ortopédico? 
  • Com tantas opções e subespecialidades, como posso encontrar uma que se encaixe perfeitamente em mim? 
  • E, finalmente, se eu ver um cirurgião ortopédico, isso significa automaticamente que a cirurgia está no meu futuro? 

1) Tipos de médicos ortopédicos

Vamos começar diferenciando entre cirurgiões ortopédicos e especialistas em ortopedia . 

Ao se referir a médicos ortopedistas, o termo “cirurgião ortopédico” é frequentemente usado como padrão. 

Isso é compreensível, considerando que as cirurgias ortopédicas são um dos procedimentos médicos mais comuns que as pessoas encontram, por isso muitos de nós conhecemos alguém que já fez algum tipo de cirurgia ortopédica.

No entanto, embora todos os cirurgiões ortopédicos sejam especialistas em ortopedia, nem todos os especialistas em ortopedia são cirurgiões ortopédicos. 

Qualquer especialista ortopédico - cirúrgico ou não - está qualificado para avaliar, diagnosticar e tratar sua doença ortopédica usando tratamentos não invasivos. 

E só porque os cirurgiões ortopédicos são qualificados para operar não significa que o farão. 

Especialistas ortopédicos de renome apoiados por sistemas robustos de saúde têm maior probabilidade de restaurar vidas usando técnicas não cirúrgicas avançadas, de procedimentos minimamente invasivos a tratamentos assistidos por computador para a coleta e crescimento de suas próprias células para reparo da cartilagem. 

Especialistas em ortopedia, operatórios ou não, costumam ser os zagueiros do plano de tratamento ortopédico de um paciente. 

Eles trabalham para avaliar a condição única do paciente e oferecem opções de tratamento, ajudando-os a determinar o melhor curso de ação. Isso pode incluir cirurgia, mas geralmente não inclui - mesmo se o médico for um cirurgião ortopédico. 

2) Cirurgião ou Especialista?

Os ortopedistas não cirúrgicos podem ser um ótimo ponto de partida para pacientes que não têm um diagnóstico claro e muitas condições ortopédicas podem ser tratadas com eficácia sem cirurgia - até 70% de todas as lesões da medicina esportiva, na verdade. 

Se a cirurgia se tornar necessária, eles direcionam os pacientes para cirurgiões ortopédicos ou incluem cirurgiões sob cuidados. 

Por outro lado, é aconselhável procurar um cirurgião ortopédico se o seu diagnóstico ou suspeita de diagnóstico incluir cirurgia. 

Os pacientes podem determinar se precisam de cirurgia primeiro vendo seu médico de atenção primária e até mesmo pesquisando sua condição após um diagnóstico.

Isso nos leva a outra pergunta comum: você precisa ver seu médico de atenção primária (PCP) antes de buscar uma opinião ortopédica?  

3) O papel dos PCPs

Sempre que uma lesão for traumática ou causada ou exacerbada por movimentos repetitivos, você provavelmente acabará consultando um especialista em ortopedia - portanto, não há razão para não consultar um imediatamente.

Por outro lado, os prestadores de cuidados primários (PCPs) são o melhor ponto de partida quando os pacientes apresentam uma mistura de sintomas ortopédicos (dores nos ossos e articulações) e sintomas não ortopédicos. 

Em termos de quando consultar um especialista ortopédico ou um PCP, existem alguns indicadores reveladores de que está na hora: dor crônica, incapacidade de realizar funções cotidianas, amplitude de movimento limitada, dificuldade para andar ou ficar em pé, ou se você teve uma entorse ou outra lesão de tecido mole que não melhorou em 48 horas. 

4) O valor dos subespecialistas

Um especialista ortopédico sub especializado no tratamento de uma parte ou condição corporal específica é quase sempre a melhor aposta do paciente. 

Os especialistas possuem vasta experiência e conhecimento em sua área de especialização. 

Além dos benefícios óbvios, isso pode ajudá-los a navegar em casos complexos e de alto risco quando eles surgirem. 

A subespecialização é especialmente crítica quando a cirurgia está em jogo.

Além disso, os sub especialistas são mais propensos a se envolver em pesquisas sobre maneiras de otimizar os tratamentos existentes ou até mesmo desenvolver algo novo e melhor. Isso nos leva à segunda coisa a procurarem um especialista ortopédico: recursos robustos.

5) Recursos robustos 

Procure um especialista ortopédico apoiado por um sistema de saúde considerável e confiável. Além disso, os especialistas cujas instituições conduzem pesquisas clínicas podem ver um maior potencial de melhoria no atendimento ao paciente. 

Esses médicos têm acesso a um grande número de recursos e opções que abrangem diagnóstico, reabilitação, controle da dor e medicamentos. 

Além disso, é mais provável que eles cuidem da coordenação de cuidados para você, acompanhando seus compromissos e necessidades em todas as especialidades.

6) Procure por treinamento de alto nível 

Além de todos os treinamentos e diplomas certificados pelo conselho, procure um ortopedista que tenha concluído uma bolsa de estudos credenciada em uma subespecialidade relacionada à sua condição ou condição suspeita. 

Uma bolsa é um período de treinamento médico, geralmente um ano ou mais, após a residência. 

Frequentemente, as bolsas ajudam os médicos a desenvolver suas subespecialidades. As melhores informações de credenciamento, incluindo bolsas, geralmente podem ser encontradas no perfil online oficial do médico. Se não for, peça. 

7) Pare de viver com dores ósseas e articulares

Pacientes, cujas vidas foram drasticamente melhoradas por cuidados ortopédicos. Pacientes que pensavam que nunca poderiam brincar com seus netos. 

Pacientes que presumiam que nunca mais voltariam a correr. Pacientes cuja dor os deixava deprimidos demais para fazer as coisas que amam. A dor não precisa governar sua vida.