Buscar no Cruzeiro

Buscar

Qualidade de vida

5 Passos Para Melhorar a Sua Qualidade de Vida

Se você está em busca de melhorar a sua qualidade de vida, saiba que este artigo foi feito para você. Clique e confira as informações que separamos!

28 de Julho de 2021 às 11:31
Senhor Tanquinho [email protected]
Qualidade de vida: 5 passos para melhorar a sua
Qualidade de vida: 5 passos para melhorar a sua (Crédito: pexels)

Ter qualidade de vida é um aspecto fundamental para viver mais e melhor, porém, o fato é que, devido aos compromissos e aos afazeres diários, muitas pessoas ficam “devendo” e não cuidam da saúde (física e mental) como deveriam.

E como consequência, sofrem com uma série de problemas e doenças que afetam diretamente as suas vidas.

No entanto, cuidar da saúde e da qualidade de vida não é nada impossível. Com apenas cinco passos você já consegue isso!

Quer saber quais são esses passos? Então continue acompanhando o artigo com atenção.

Qualidade de vida: 5 passos para melhorar a sua

Passo 1: alimentação

Você se alimenta de forma saudável? Come carnes, ovos, frutas, legumes, verduras, saladas e vegetais? Pratica o jejum intermitente? Se sim, parabéns, a sua saúde agradece. 

Agora, como sabemos, a grande verdade é que inúmeras pessoas não se alimentam como deveriam. 

Elas exageram em fast-foods, comidas prontas e alimentos ultraprocessados - o que, obviamente, não faz bem para a saúde.

Portanto, se você quer melhorar a sua qualidade de vida, comece a comer melhor. 

Passo 2: hidratação

Beber água todos os dias é o segundo passo para você melhorar a sua qualidade de vida.

Então, de segunda a segunda, não deixe de se hidratar. Pegue um copo, uma jarra, uma garrafinha e encha-a sempre que possível no bebedouro de mesa da sua casa ou do seu trabalho.

O importante é ingerir, pelo menos, dois litros de água por dia. Segundo especialistas em saúde, essa é a quantidade recomendada para indivíduos adultos.

Agora, é claro que essa quantidade pode variar, principalmente se você pratica alguma atividade física de mais intensidade, afinal, a necessidade de repor o líquido ao corpo é muito maior do que quem é sedentário, por exemplo.

E já que falamos sobre a atividade física...

Passo 3: atividade física

Fazer uma atividade física, de maneira regular, por pelo menos trinta minutos diários, é o terceiro passo para você melhorar a sua qualidade de vida.

E aqui não estamos falando para você fazer musculação, crossfit ou qualquer outra atividade mais pesada.

Não, o que queremos dizer com esse passo é que você mantenha o corpo em movimento.

Então, se você fizer uma caminhada diária de 30 minutos, ótimo, se você jogar bola com os amigos por pelo menos 30 minutos, ótimo, e se você quiser andar de bicicleta ou nadar por 30 minutos, ótimo também.

O importante é não ficar parado, você precisa movimentar o corpo. Não leve uma vida sedentária. Cuide da sua saúde, você só tem a ganhar com isso.

Passo 4: sono

Quando você vai para a cama dormir, você consegue, de fato, descansar? Se sim, ótimo. 

Agora, a verdade é que muitas pessoas simplesmente não conseguem relaxar e recarregar as energias ao dormir. 

Elas acordam cansadas, com dores e com a sensação de que não houve tempo suficiente para descansar.

E isso é um grande problema, pois a qualidade do nosso sono impacta diretamente na nossa qualidade de vida. 

Então, se você quer ter mais saúde, disposição e bem-estar, atente-se para este quarto passo: cuide da qualidade do seu sono.

Agora, se isso é realmente difícil para você, então talvez seja o momento de procurar uma ajuda profissional.

Você precisa dormir bem, todos os dias, e entre 7 e 8 horas por noite. Mais tempo ou menos tempo que isso, pode ser bastante prejudicial a sua saúde.

Passo 5: lazer

Por fim, o quinto passo para melhorar a sua qualidade de vida é: invista no seu lazer.

A vida é muito mais do que trabalhar. Você precisa ter momentos para descansar, brincar, sair e aproveitar, seja sozinho, com a família ou os amigos.

Então, para melhorar a sua qualidade de vida, além de cuidar da alimentação, hidratação, atividade física e sono, é fundamental que você invista também no seu lazer, nos seus hobbies, não coisas que você realmente gosta de fazer!

Dessa forma, seguindo esses passos, você verá que sua vida irá melhorar bastante. E, como você pôde ver, não é nenhum “bicho de sete cabeças”, não é verdade?

Basta ter disciplina, foco e dedicação em cada um dos cinco passos apresentados. 

Quem tende a ganhar é você e, claro, quem vive com você também, afinal, as pessoas começarão a notar que você está vivendo melhor, com mais saúde e disposição.