Buscar no Cruzeiro

Buscar

hipertrofia muscular

Dicas para ganho de massa muscular

Se o seu desejo é ganhar massa muscular por motivos estéticos, de performance ou de saúde, neste artigo explicamos como aumentar a massa muscular mais rápido.

26 de Julho de 2021 às 13:39
Senhor Tanquinho [email protected]
hipertrofia muscular
hipertrofia muscular (Crédito: pexels)

Se você se preocupa com o seu corpo, certamente já tenha se perguntado: como aumentar a massa muscular rápido? Como ter músculos e o “corpo ideal”?

Em primeiro lugar, a ideia de perder gordura e ganhar músculos é muito atraente para todos.

Sobretudo, porque socialmente aprendemos a aceitar e aprovar corpos mais musculosos e tonificados.

Por outro lado, também tem grandes benefícios para a sua saúde: os exercícios liberam endorfinas e tonificam os músculos, acelera o metabolismo e melhora as funções internas de muitos de seus órgãos. Dito isto, confira como aumentar a massa muscular mais rápido.  

Hipertrofia muscular

A princípio, a hipertrofia muscular é um estado de perda muscular que permite a degradação de certos tecidos para o crescimento do músculo. 

Nesse sentido, você deve pensar sobre o nível de hipertrofia muscular que deseja atingir e planejar seus exercícios de acordo.

Então, se você deseja obter maior hipertrofia, deve fazer exercícios mais exigentes. Por exemplo, pegando mais peso ou fazendo mais repetições do mesmo exercício. 

Desse modo, a hipertrofia muscular é conseguida através da dor e do desgaste que você mesmo deve sentir no músculo durante o exercício.

No entanto, você deve sempre estar ciente de que a dor que você sente durante o exercício é a dor muscular normal da hipertrofia e não uma lesão ou problema grave. 

Todavia, sempre ouça o seu corpo e leve em consideração seu nível de condicionamento físico e experiência durante o treinamento.

Repetições e peso

No que diz respeito à hipertrofia muscular, há também outro aspecto muito importante que você deve levar em consideração, que são as repetições dos exercícios.

Em suma, a maioria dos exercícios para aumentar sua massa muscular exige que você faça várias repetições para serem realmente eficazes.

Mas quantas repetições fazer?

Para saber isso, o mais importante é que você leve em consideração a intensidade do exercício. Isso é especialmente importante ao usar pesos, pois quanto mais peso você levanta, menos repetições de um exercício você pode fazer.

Logo, quanto maior o peso, maior o desgaste do músculo e maior a hipertrofia muscular. Portanto, se você usar muito peso, poderá fazer menos repetições. Em contrapartida, o peso que você usa também depende da sua condição física e da massa muscular que você já possui.

Isto é, se você está começando, deve usar pouco peso. Mas, à medida que vai avançando, o ideal é que vá aumentando o peso que usa nos exercícios.

Ganhando massa muscular: Dieta e exercício

Como já dissemos, as duas coisas mais importantes para ganhar massa muscular é a dieta e o treinamento físico. De antemão, para recomendações personalizadas é melhor consultar um profissional.

No entanto, de modo geral, uma dieta para ganho de massa muscular deve ser baseada em um excedente calórico calculado com base em sua taxa metabólica basal.

Sendo assim, para que sua massa muscular se desenvolva adequadamente, uma diretriz básica é que você deve consumir aproximadamente 10% de calorias adicionais de seu número BMR. Ou seja, se sua TMB é de 2.000 kcal em 24 horas, você deve consumir 10% a mais do que 2.000 calorias, ou seja, 2.200 calorias no total.

Dieta para ganhar massa muscular

Uma coisa muito importante a ter em mente ao consumir muitas calorias, e especialmente ao calcular esses 10% adicionais, é que você tente consumir gordura. Embora pareça irônico, porque se acredita popularmente que as gorduras são o oposto da massa muscular, elas são, na verdade, o macronutriente mais calórico.

Além do mais, essas são as calorias que você precisa para atingir o desenvolvimento muscular adequado. Em outras palavras, quanto mais massa muscular você construir, mais seu metabolismo se acelera e mais calorias você queima enquanto descansa.

Depois disso, temos dito que alguns dos melhores alimentos para construir massa muscular incluem gorduras saudáveis, como: Nozes, amêndoas, amendoim, abacate e ômegas. 

Além disso, é muito importante que você consuma muita proteína porque, como já mencionamos, os músculos são feitos dela. Você pode obtê-lo de fontes de proteína animal (especialmente carnes magras), ou mesmo de proteínas vegetais (grão de bico, tofu). Você também pode fazer uso do melhor suplemento para ganhar massa muscular, ou até mesmo fazer experimentar combinações de shakes de proteína com a alimentação.

Conclusão

Por fim, agora que você já sabe como aumentar a massa muscular mais rápido, é importante combinar um treinamento eficaz com uma boa dieta focada em seus objetivos. 

Vale lembrar que não é aconselhável faltar nutrientes essenciais em sua dieta.

Além disso, não faça a ingestão de qualquer coisa sem contactar um médico especialista.

Nos vemos em breve.