Buscar no Cruzeiro

Buscar

Cursos

Adoramos estudar e você? Conheça esses cursos gratuitos

SUS oferece 84 cursos on-line e gratuitos: Veja como fazer a matrícula.

23 de Junho de 2021 às 11:45
Senhor Tanquinho [email protected]
estudar é importante
estudar é importante (Crédito: pexels)

Como você sabe, estudar e se atualizar é sempre importante.

E nós, Guilherme e Roney, passamos os últimos oito anos da nossa vida estudando arduamente sobre saúde, alimentação e muito mais.

Justamente por isso que fizemos questão de divulgar esses novos cursos online que o SUS, Sistema Único de Saúde está oferecendo.

São oitenta e quatro cursos online e gratuitos - elencamos aqui os principais pra você que tem interesse em se aprofundar em algum dos temas.

As aulas são através do Sistema Universidade Aberta do SUS a (UNA-SUS), que assim como o PRONATEC (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego) está com matrículas abertas para cursos gratuitos.

Além disso, coordenado pelo Ministério da Saúde, por meio da atuação conjunta da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES/MS) e da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), o Sistema UNA-SUS conta com uma rede colaborativa formada atualmente por 35 instituições de ensino superior que oferecem cursos à distância gratuitamente

Portanto, você aqui terá informações sobre os cursos e como se inscrever nesses cursos que podem ser feitos quanto sua escala do trabalho permitir.

UNA-SUS e Cursos Online e Gratuitos

O Sistema Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS) foi criado em 2010 e seu objetivo é atender às necessidades de capacitação e educação permanente dos profissionais que atuam no Sistema Único de Saúde (SUS).

Além disso, o sistema é coordenado pelo Ministério da Saúde, por meio da atuação conjunta da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES/MS) e da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

Ademais, o Sistema UNA-SUS conta com uma rede de parceiros que hoje somam 35 instituições de ensino superior que oferecem cursos em forma de EAD gratuitamente.

Dessa forma, com cerca de 4,9 milhões de matriculados, distribuídos em mais de 355 cursos ofertados em todo país.

Portanto, o sistema UNA-SUS está presente em 99,96% dos municípios do Brasil. Além disso, entre o público assistido, cerca de aproximadamente 50% são profissionais vindos da Atenção Básica.

Todos são escolhidos dentro das necessidades da população. Assim, esta é uma característica dos cursos ofertados pela UNA-SUS.

Além disso, trazem as especificidades de cada público, e sempre buscando  soluções para os problemas de saúde pública.

Entre os cursos ofertados você encontrará cursos abertos online, de extensão, aperfeiçoamento, especialização (voltadas aos programas de provimento) e mestrados profissionais.

Por fim, estes cursos abordam os mais diversos temas na área da saúde, desde assuntos específicos como diagnóstico e tratamento de doenças.

Além disso, também abordam temáticas mais abrangentes como políticas públicas em saúde.

Cursos Ofertados

Os cursos oferecidos pela UNA-SUS, sempre são oriundos das demandas do campo.

Dessa forma, citaremos alguns para que você possa ter uma visão disto.

Manejo Clínico da COVID-19 na Atenção Primária à Saúde 

O curso tem como objetivo reconhecer as recomendações apresentadas no Protocolo de Manejo Clínico do Coronavírus e nas documentações oficiais sobre a doença na Atenção Primária em Saúde.

  • Carga-horária: 18h
  • Para se matricular, é só acessar: https://www.unasus.gov.br/cursos/curso/46171

Doenças ocasionadas por vírus respiratórios emergentes, incluindo o COVID-19 

Produzido pela Organização Mundial da Saúde e traduzido para o português pela Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS/OMS).

Além disso, este curso fornece uma introdução geral ao COVID-19 e vírus respiratórios emergentes. 

  • Carga-horária: 4h
  • Para se matricular, é só acessar: https://www.unasus.gov.br/cursos/curso/46164

Prevenção e controle de infecções (PCI) causadas pelo novo coronavírus (COVID-19) 

Este curso fornece informações sobre o que os serviços de saúde devem fazer para estar preparados para responder no caso de surgimento de um vírus respiratório, como o novo coronavírus.

Como identificar um caso e como aplicar adequadamente as medidas de prevenção e controle para garantir que não resultem em mais infecções entre os profissionais de saúde e pacientes.

Carga-horária: 5h

Por fim, para se matricular e acessar o curso, entre no endereço: https://www.unasus.gov.br/cursos/curso/46170

Abordagem Domiciliar em Cuidados Paliativos Interdisciplinar

Universidade Federal de Pelotas

  • Carga horária: 45 horas
  • Público-alvo: Profissionais de saúde com ênfase em profissionais da medicina e enfermagem que atuam em atenção domiciliar e atenção primária à saúde
  • Formato: Ensino a Distância
  • Nível: Educação Profissional e Tecnológica
  • Modalidade: Qualificação Profissional

O objetivo do curso é proporcionar aos profissionais de saúde aprimoramento na oferta de cuidados paliativos no domicílio.

Nesse sentido, este curso de autoaprendizagem oportuniza a formação dos profissionais através de casos clínicos interativos que enfocam o desenvolvimento do raciocínio clínico e o aprofundamento dos conhecimentos em diferentes grupos populacionais.

Os temas dos casos clínicos incluem controle dos sintomas mais prevalentes tais como fadiga, anorexia, dor e procedimentos como hipodermóclise, punção de cateter venoso totalmente implantado e sedação paliativa domiciliar.

Ferramentas interativas como escores, calculadoras e escalas estão disponíveis para subsidiar a avaliação da situação de saúde.

O curso também provê materiais com orientações sobre a temática para cuidadores e usuários que podem ser utilizados pelos profissionais em sua prática.

Assim, o pré-teste, o pós-teste e o desempenho no desenvolvimento dos casos clínicos são utilizados para a avaliação.

Abordagem do Sobrepeso e Obesidade na Atenção Primária em Saúde

Universidade Federal de Santa Catarina

Carga horária: 30 horas

Público alvo:

Profissionais de nível superior atuantes na Atenção Primária à Saúde (APS), inclusive Núcleos Ampliados de Saúde da Família para a Atenção Básica (NASF-AB) e Polos de academia da saúde, com prioridade aos: enfermeiros, médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e gestores de saúde da APS.

Formato: Ensino a Distância

Nível: Educação Profissional e Tecnológica

Modalidade: Qualificação Profissional

O objetivo deste curso é compartilhar ações de promoção de alimentação saudável para o enfrentamento do sobrepeso e da obesidade que possam ser incorporadas no processo de trabalho da AP. Para estudar e apreender todas as informações e conceitos abordados, bem como trilhar todo o processo ativo de aprendizagem.