Buscar no Cruzeiro

Buscar

Dicas para ter uma vida saudável apenas com a alimentação

dicas práticas para mais saúde e menos suplementos.

11 de Maio de 2021 às 10:56
Senhor Tanquinho [email protected]
comida saudável
comida saudável (Crédito: pixabay)

Cada vez mais pessoas estão se preocupando em consumir alimentos saudáveis e densos em nutrientes — com o intuito de melhorar sua saúde e sua forma física.

Porém, nunca antes na história da humanidade nós tivemos acesso a tantas informações e, acima de tudo, a tantas informações conflitantes que chegam até nós de todas as maneiras

Isso vai desde anúncios em revistas até via diversas campanhas de marketing digital que chegam todos os dias em nossas caixas de email.

Por isso, quisemos escrever esse artigo para tentar te ajudar a separar o que é informação boa do que é apenas ruído para sua vida.

Alimentos ricos em Proteína

Escolha alimentos ricos em proteínas, mas aprenda como prepará-los. 

Alguns métodos de preparo podem transformar uma proteína potencialmente saudável, de baixa gordura, em uma refeição de alta gordura. 

Por isso, preparos como cozidos e assados são boas pedidas.

Se você fritar em imersão, ou adicionar molhos pesados, o seu prato pode se tornar bem mais calórico do que você imaginava ou pretendia.

A proteína é importante para a construção de ossos fortes, e comer comida rica em nutrientes pode reduzir os riscos de ter câncer

A fim de obter a maioria dos nutrientes, você pode usar a air-fryer, ou mesmo esquentar a comida no microondas.

Falando em nutrientes, o cálcio é um dos mais importantes nutrientes.

Cálcio é o principal constituinte dos ossos

Comer alimentos regularmente que têm um monte de cálcio: alguns exemplos destes tipos de alimentos são sardinhas, vegetais, feijão e leite

O cálcio é vital para que seu corpo mantenha os ossos fortes e os dentes resistentes. 

Se seu corpo não obter bastante cálcio, você pode desenvolver a osteoporose, uma circunstância onde seus ossos se tornam frágeis. 

Esta doença dolorosa que faz com que seus ossos se tornem moles, e acontece muito com mulheres após menopausa.

Iogurte pode ser uma boa pedida, mas busque os iogurtes naturais, com poucos ingredientes — seja o iogurte natural, o iogurte grego, ou mesmo skyr ou kefir.

Evite iogurtes adoçados, com adoçantes artificiais, corantes, aromatizantes… isso passa longe do conceito de comida de verdade.

Diminua a quantidade de açúcar em sua alimentação

Para reduzir a quantidade de açúcar em sua dieta, tente usar adoçantes naturais em vez de açúcar branco. 

Um dos ingredientes que você deve tentar evitar é o xarope de milho de alta frutose. 

Não só isso é prejudicial para a sua pele, mas também pode adicionar gordura e calorias à sua dieta. 

Tipicamente, o xarope de milho da frutose elevada é encontrado nos doces, que você deve querer eliminar inteiramente de sua dieta.

Alta teor de cafeína pode ser prejudicial à sua saúde

Tente não beber muitas xícaras de café em um dia, pois o alto nível de cafeína de uma quantidade excessiva de café pode levar a sintomas indesejáveis de saúde, como nervosismo, nervosismo excessivo e a incapacidade de dormir à noite. 

Por causa dos muitos efeitos indesejáveis, você deve limitar seu café a não mais do que quatro xícaras por dia — pois o café, em pouca quantidade, apresenta benefícios para a saúde (e não quebra o jejum).

Tomate é rico em licopeno

Os tomates são uma adição versátil e fantástica à dieta, além de ser relativamente baixo em calorias e rico em fibras, vitamina A, é usado em tudo, desde pizza até coquetéis. 

O licopeno fica mais biodisponível quando o tomate está cozido — como em molho de tomate caseiro e outras preparações.

Conclusão

Existem muitos alimentos na natureza — alguns bem ruins como aveia e trigo, e outros bem nutritivos como tomate e azeite de oliva.

É muito importante conhecer os alimentos para poder fazer boas escolhas — porque a ignorância certamente não é uma bênção, e sim uma maldição que pode destruir a sua saúde e te fazer se arrepender de não ter se cuidado antes.