Go Fashion

Conheça o sucesso desta “desconhecida” marca de moda mais influente no Instagram

Divulgação/Instagram/@fashionnova

Por Julia Rolim

 

Você já ouviu falar da marca Fashion Nova? Particularmente, eu nunca soube da sua existência até ler algumas notícias recentes sobre ela, mas é importante conhecer para entender como a marca cresceu tanto em tão pouco tempo e tomar como exemplo a sua maneira de divulgação. Impossível você também não se encantar…

Fashion Nova leva um estilo mais sexy, com roupas coladas ao corpo, brilhos, decotes, fendas e um toque de “sensualidade latina”, pois na Califórnia possuem muitos latinos. Resumidamente, a marca cresceu no Instagram e demais redes sociais devido a parcerias com celebridades como Cardi B, Kylie Jenner, Blac Chyna, Amber Rose, entre outras, e também por parcerias e divulgações de micro-influenciadores digitais.

Divulgação/Instagram/@fashionnova

Kylie Jenner, por exemplo, divulgou em seu Instagram afirmando que é “obcecada com seu jeans Fashion Nova”. E a marca continua a crescer nas redes sociais graças a uma alta taxa de retorno pois “praticamente todos os nossos clientes voltam para comprar mais”, disse o fundador Richard Saghian.

Divulgação/Instagram/@kyliejenner

Uma das grandes sacadas pelo sucesso da Fashion Nova é o fato de suas influenciadoras pertencerem o perfil de seu público alvo: mulheres negras e multirraciais. “Nossa pesquisa mostra que as escolhas dos consumidores negros têm um ‘fator cool‘ que criou um efeito cíclico, influenciando não apenas os compradores nesse perfil, mas também o mainstream”, afirmou Cheryl Grace, vice-presidente sênior de alianças da comunidade estratégica dos EUA e envolvimento do consumidor na Nielsen, ao site Refinery29.

Leia mais  #TBT: Cruzeiro do Sul 116 anos

A pesquisa também apontou que os consumidores negros têm US$1,2 trilhão em poder de compra, e são os mais propensos a interagir com uma marca nas mídias sociais.

E segundo pesquisas da empresa de software de marketing InfluencerDB, a label atualmente é a mais lucrativa por engajamento no Instagram, à frente de gigantes nas redes sociais, como: Zara, Puma, H&M, Calvin Klein, Revolve, LikeToKnowIt e KKW Beauty. Com isso, baseado neste engajamento, foi constatado que a marca já faturou cerca de US$ 125 bilhões relacionados aos seus 611 milhões de likes em postagens que mencionam seu nome.

Divulgação/Instagram/@fashionnova

Além de parcerias influentes com algumas celebridades, a marca faz sucesso nas redes sociais graças aos 3.000 micro-influenciadores que compartilham em suas páginas no Instagram e Youtube roupas da Fashion Nova para dezenas ou centenas de milhares de seguidores, em troca de roupas ou comissões. Isso tem ajudado a label a se expandir nas mídias sociais de forma direta e positiva – através do chamado “marketing boca a boca” que, para muitos estudiosos, é o melhor tipo de marketing pois costuma gerar resultados mais verdadeiros.

Leia mais  Iguatemi no Jornal
Divulgação/Instagram/@fashionnova

Se você ainda não se convenceu do potencial dessa super marca, presta atenção pois tem mais… Com uma equipe de aproximadamente 600 pessoas e fabricação centrada quase exclusivamente em Los Angeles, focada no selo “Made in USA”, a Fashion Nova lança linhas de roupas e acessórios seguindo as tendências em alta velocidade, onde sua equipe de design é capaz de produzir uma amostra de qualquer modelo em menos de 24 horas, que então será fabricada em grande escala e disponível a venda dentro de, aproximadamente, uma semana.

Sabemos de todos os males causados pela indústria do fast fashion, e ainda não sabemos se a empresa respeita e pratica todos estes pontos de maneira correta, porém o seu sucesso é inevitável! E além da vasta divulgação pelos influenciadores, suas roupas super femininas e o foco nas mulheres negras, o que também fizeram a fama da Fashion Nova foram a disponibilização de tamanhos plus size, os baixos preços e a rapidez na entrega.

Leia mais  Cecap faz workshop gratuito para melhor idade

Fatores como o preço e a rapidez são grandes atrativos para os atuais consumidores das gerações Y e Z, por isso a empresa obteve um crescimento explosivo nas vendas no último ano, onde três quartos de seus clientes retornam ao site dentro de 90 dias para realizar novas compras. Não há dúvidas que este tipo de negócio deu super certo! Espero que continue por muito e muito tempo, sem perder o seu real valor…

Divulgação/Instagram/@fashionnova

Espero que o sucesso da Fashion Nova sirva de exemplo e inspiração para quem também trabalha com venda de roupas… Muitas empresas custam a entender que o mercado está em constantes mudanças, assim como os tipos de negócios e as divulgações também.

 

E você, o que achou desse sucesso? Compraria suas peças ou não?
Comente por email (juliarolimg@gmail.com), vou adorar saber a sua opinião.

Me acompanhe também no Instagram (@julia.rolim). Até a próxima!

Comentários

Sobre o Autor

Go Fashion

Go Fashion

Olá! Me chamo Julia Rolim, graduada em design de moda pela Esamc Sorocaba e blogueira. Sou apaixonada por moda e todos os tipos de arte. O meu blog pessoal, chamado Loucuras de Julia, aborda temas como moda e cultura, trazendo sempre novidades, inspirações e conhecimento a mais. Aliás, conhecimento nunca é demais! E aqui, me aprofundarei em moda e estilo.