Buscar no Cruzeiro

Buscar

História da moda

A história do blazer

Todo mundo tem um blazer no armário, mas quase ninguém sabe como surgiu... Conheça a história e as curiosidades sobre esta peça tão queridinha!

07 de Outubro de 2022 às 17:31
Julia Rolim [email protected]
A história do blazer
A história do blazer (Crédito: Pinterest/Reprodução)

Em um passado ao qual o "papel" de cada sexo era bem definido, homens e mulheres se vestiam de maneiras totalmente distintas. Dessa forma, o cavalheiro da era vitoriana (segunda metade do século XIX) não seria confundido com a sua mulher, que vestia uma saia em forma de sino e cintura de vespa.

Portanto, foi aproximadamente neste período que surgiu uma peça masculina que se assemelhasse ao blazer. 

Desenho de 1844 ilustrando roupas da moda para homens e mulheres - Nordic Museum/Wikimedia commons
Desenho de 1844 ilustrando roupas da moda para homens e mulheres (crédito: Nordic Museum/Wikimedia commons)

 

Ainda no século XIX, remadores em prestigiosas faculdades inglesas como Oxford e Cambridge usavam um tipo de blazer como parte de seu uniforme de aquecimento. Mas o modelo original está muito longe dos que conhecemos hoje.

Naquela época, os blazers não tinham ombreiras ou forro nas costas. Sua principais características que são consideradas como originais até hoje eram os três botões, além da confecção em cores vivas e alegres. 

A história do blazer tem outras versões e datas de surgimento, mas acredita-se que ele surgiu neste período do século XIX por conta desses trajes semelhantes à peça. 

A história do blazer - Getty Images
A história do blazer (crédito: Getty Images)

 

Em torno do ano de 1910, nasceu o movimento sufragista. Com uma postura firme e forte, suas adeptas exigiam que o governo inglês permitisse a participação das mulheres na vida política.

Nesse meio tempo, as sufragistas adotaram um estilo de jaqueta e saia que se tornou a sua marca, conjunto então chamado de "terno sufragista". Como a projeção do grupo para além da política, esse modelo veio a ser uma verdadeira inspiração para a moda feminina. E foi justamente nessa estética que Coco Chanel se inspirou.

Ethel Smyth, 1915 - History Today/Paul Fearn/Alamy Stock Photo
Ethel Smyth, 1915 (crédito: History Today/Paul Fearn/Alamy Stock Photo)

 

A estilista Coco Chanel tem um papel importantíssimo nesta época. Ela é tida por muitos como a criadora do primeiro modelo de terninho feminino. Contudo, o conjunto de blazer com saia denominado tailleur - o modelo eternizado por Chanel, não levava calças. Mas de qualquer forma, o modelo representou uma verdadeira revolução na moda.

De antemão, a estilista se ligava de vez ao tema da emancipação das mulheres. E por muitos anos Chanel defendeu essa estética masculina às mulheres, como forma de libertação. Esse movimento foi essencial para a história da moda.

Coco Chanel, 1936 - Boris Lipnitzki/Pinterest/Bing Images
Coco Chanel, 1936 (crédito: Boris Lipnitzki/Pinterest/Bing Images)

 

Acima de qualquer coisa, Coco Chanel criou uma peça que se ajustava com perfeição à mudança no estilo de vida das mulheres. Saias não eram nada práticas, já que na época estava acontecendo a Primeira Guerra Mundial e muitas mulheres tiveram que trabalhar.

O tailleur foi apresentado por Chanel em uma pequena exposição em Paris no ano de 1925. Assim, apesar de ter desenhado o seu primeiro modelo em 1914, ele apenas caiu no gosto popular na segunda metade da década de 20.

E não parou por aí: além do tailleur, Chanel lançou moda com o vestido de tweed debruado (sem espartilhos), o chemisier simples (que remetia à camisa masculina) e o cabelo curto "a la garçonne".

Entretanto, o modelo e a estética resistiria por muitos e muitos anos, posteriormente sendo adotado por importantes figuras, como: Jackie Kennedy, Brigitte BardotPrincesa Diana.

Jackie e John F. Kennedy, 1963 - Wikimedia commons
Jackie e John F. Kennedy, 1963 (crédito: Wikimedia commons)

 

A atriz de Hollywood Marlene Dietrich causou furor em 1932, quando apareceu no lançamento do filme "The Sign of the Cross" vestindo um terninho feminino. O caso impactou tanto que foi parar no congresso americano. Imediatamente, o órgão teve que decidir se a sua atitude violava ou não as regras sociais em vigor.

Naquela época, uma mulher com calças poderia ser presa por se “disfarçar de homem”. E ainda em 1950, o uso de calças não era aceito no ambiente de trabalho. Nem em ocasiões formais.

Marlene Dietrich no lançamento do filme "Sign of the Cross", 1932 - Pinterest/Glamour Daze
Marlene Dietrich no lançamento do filme "Sign of the Cross", 1932 (crédito: Pinterest/Glamour Daze)

 

Em 1952, o blazer finalmente fez sua estreia editorial em um artigo sobre as jaquetas usadas pelos integrantes do Lady Margaret Boat Club de Cambridge. Essas jaquetas foram reinventadas em um vermelho brilhante, e viria daí o nome de "blazer". Aqui já vemos a estética do blazer muito semelhante ao que conhecemos hoje em dia.

Cerca de 20 anos depois, Giorgio Armani trouxe a roupa de volta à moda, apresentando sua primeira coleção de blazers masculinos não estruturados em 1975. Sem forro, o casaco era menos formal do que um paletó, mas ainda havia um ar profissional.

Os blazers da Armani podiam ser usados como um suéter ou uma jaqueta, de maneira casual mas sofisticada. O "Rei do Blazer" foi ungido quando Richard Gere usou um modelo da Armani no filme que foi o grande sucesso de 1980, "American Gigolo".

Richard Gere no filme "American Gigolo" - Cine/Getty Images
Richard Gere no filme "American Gigolo" (crédito: Cine/Getty Images)

 

Entre os anos 80, 90 e 2000, o blazer já era popular e fazia parte da vestimenta tanto de homens quanto de mulheres, e tinha um formato mais amplo e oversized. Celebridades como David Bowie, Michael Jackson Prince apostavam na peça.

Por volta do final dos anos 2000, os blazers coloridos foram adotados como tendência de moda pelas mulheres. Tornou-se popular durante o período em que Christophe Decarnin esteve no comando criativo da Balmain entre 2006 e 2011. Sua proposta principal era que o blazer servisse como uma peça para cobrir um vestido de noite.

Hoje vemos muitas fashionistas e celebridades no mundo todo usando blazer, em diversos estilos de looks. São inúmeros formatos, cores, texturas e estampas. Basta usar a criatividade. 

E não dá para negar: o blazer é um clássico e vai bem em qualquer ocasião, e em qualquer tipo de corpo! Com certeza é uma peça ótima pra ter no guarda-roupa. 

Desfile Primavera Verão 2023 de Michael Kors - Runway/Pinterest/Getty Images
Desfile Primavera Verão 2023 de Michael Kors (crédito: Runway/Pinterest/Getty Images)

 

AGORA ME DIZ: Já conhecia a história do blazer? O que achou mais interessante?

Me conte por email ([email protected]), vou adorar saber a sua opinião. E me acompanhe também no Instagram (@julia.rolim), posto várias coisinhas por lá. Até a próxima!

Apresentação e contatos - Julia Rolim
Apresentação e contatos (crédito: Julia Rolim)

Galeria

Confira a galeria de fotos