Buscar no Cruzeiro

Buscar

Estilo

HARMONIAS CROMÁTICAS: O que são e como montar looks mais coloridos

Sabe o que é harmonia cromática? Existem 6 tipos principais de harmonias... Aprenda o que é cada uma delas e ainda aprenda a criar looks mais coloridos!

11 de Agosto de 2022 às 20:53
Julia Rolim [email protected]
6 principais tipos de harmonias cromáticas e aprenda a criar looks mais coloridos
6 principais tipos de harmonias cromáticas e aprenda a criar looks mais coloridos (Crédito: Reprodução/Farm/Pinterest)

Tem vontade de usar peças mais coloridas mas tem medo de errar na escolha? Sabia que existem maneiras de combinar cores e deixar o look todo harmonioso? Existem 6 principais harmonias cromáticas, e cada uma possuem características únicas que explicarei neste texto.

 

O EFEITO DAS CORES

 

Mas antes de falar sobre cada uma delas, é bom ressaltar que na moda as cores:

- podem te valorizar, conforme os tons de pele de cada pessoa (e você descobre a sua cartela de cores através da coloração pessoal)
- produzem um efeito emocional muito forte, podendo ser utilizadas de forma estratégica no dia a dia
- nos permitem criar novas composições com as mesmas peças do guarda-roupa, por meio do uso das harmonias cromáticas (fuja da mesmice!)

6 principais tipos de harmonias cromáticas e aprenda a criar looks mais coloridos - Reprodução/Pinterest
6 principais tipos de harmonias cromáticas e aprenda a criar looks mais coloridos (crédito: Reprodução/Pinterest)

 

O QUE É HARMONIA CROMÁTICA?

 

Harmonia cromática é um esquema de cores que permite ao olho manter-se em equilíbrio, ou seja, a soma de todos os tons tem que resultar em um cinza médio. É uma combinação que deixa o olho confortável, e o cérebro interpreta as cores assim como elas são em sua natureza químico-física. Quando não há harmonia, o olho tentará buscar um equilíbrio através de efeitos como o contraste simultâneo e o surgimento de pós-imagens, que dão às cores novos efeitos, enorme oscilação e as tornam abstratas.

Uma ferramenta muito utilizada pelos consultores de estilo é o círculo cromático, que demonstra os tipos de harmonias possíveis. É uma ótima opção pra te ajudar a treinar o seu olho e exercitar a combinação de cores.

Círculo cromático - Reprodução/Pinterest
Círculo cromático (crédito: Reprodução/Pinterest)

 

Todas as cores podem ser combinadas entre si, porém, isso não significa que o resultado seja harmonioso. Na comunicação visual, deve-se pensar no conforto visual e no equilíbrio, a fim de se produzir um esquema de cores atrativo. Para isso, pode-se usar a cor conforme os seguintes critérios de harmonia cromática: harmonia por temperatura, harmonia monocromática, harmonia análoga, harmonia complementar, harmonia triádica e harmonia de neutros.


HARMONIA POR TEMPERATURA

Círculo cromático - harmonia por temperatura  - Reprodução/Pinterest
Círculo cromático - harmonia por temperatura (crédito: Reprodução/Pinterest)

 

Se estabelece entre cores representadas nos hemisférios opostos num círculo cromático. Podem se classificar por cores frias ou cores quentes. É possível combinar looks tanto com cores frias, quanto com os tons quentes. Confira alguns exemplos:

Looks com cores quentes e cores frias - Reprodução/Pinterest
Looks com cores quentes e cores frias (crédito: Reprodução/Pinterest)

 

HARMONIA MONOCROMÁTICA

Círculo cromático - harmonia monocromática  - Reprodução/Pinterest
Círculo cromático - harmonia monocromática (crédito: Reprodução/Pinterest)

 

É a harmonia resultante de uma mesma cor da roda das cores, ou seja, é um look inteiro de uma única cor ou usando tons próximos dessa mesma cor. As tonalidades podem mudar dentro da mesma matiz ("família") de cores, podendo ser mais claras ou mais escuras, mas sempre da mesma cor. O legal dessa harmonia é que ajuda a alongar o corpo, se caso essa seja o seu objetivo. Confira os exemplos:

Looks monocromáticos  - Reprodução/Pinterest
Looks monocromáticos (crédito: Reprodução/Pinterest)

 

HARMONIA ANÁLOGA

Círculo cromático - harmonia análoga  - Reprodução/Pinterest
Círculo cromático - harmonia análoga (crédito: Reprodução/Pinterest)

 

Basicamente, é a harmonia formada de uma cor primária combinada com duas cores adjacentes (vizinhas) do círculo cromático. Sendo assim, a harmonia não possui uma cor primaria como base, podendo ser experimentada a partir de qualquer matiz da roda. Porém, uma cor é utilizada como dominante enquanto que as adjacentes são utilizadas para enriquecer o look. Essa harmonia resulta em composições elegantes, porém ainda sem muito contraste entre as cores (é mais discreto). Confira os exemplos a seguir:

Looks análogos  - Reprodução/Pinterest
Looks análogos (crédito: Reprodução/Pinterest)

 

HARMONIA COMPLEMENTAR

Círculo cromático - harmonia complementar  - Reprodução/Pinterest
Círculo cromático - harmonia complementar (crédito: Reprodução/Pinterest)

 

Ao contrário da harmonia análoga, a harmonia complementar é formada por uma cor e sua oposta. Ou seja, é a combinação dos extremos opostos do círculo cromático. Essa combinação oferece um efeito visual de alto contraste. Portanto, looks assim costumam causar bastante impacto visual e chamar mais a atenção. E vale lembrar que nem todos os ambientes são adequados para o uso dessa combinação. Quanto maior o contraste de cores, menos sobriedade no look. Confira alguns exemplos:

Looks complementares  - Reprodução/Pinterest
Looks complementares (crédito: Reprodução/Pinterest)

 

HARMONIA TRIÁDICA

Círculo cromático - harmonia triádica  - Reprodução/Pinterest
Círculo cromático - harmonia triádica (crédito: Reprodução/Pinterest)

 

Refere-se à harmonia na qual se utilizam três cores equidistantes no círculo cromático. Essa combinação oferece alto contraste, mantendo a harmonia. Essa combinação oferece um alto contraste, porém um pouco mais discreta que a harmonia complementar. Dessa forma, demonstra um alto grau de conhecimento na composição, conservando a riqueza e o balanço das cores no look. Cadê as mais ousadas? Confira os exemplos a seguir:

Looks triádicos  - Reprodução/Pinterest
Looks triádicos (crédito: Reprodução/Pinterest)

 

HARMONIA DE NEUTROS (EXTRA)

Tabela de cores neutras - Reprodução/Pinterest
Tabela de cores neutras (crédito: Reprodução/Pinterest)

 

Neste caso não temos um círculo de cores, e sim uma tabela de tons, pois as cores aqui são totalmente neutras: branco, preto, marrom, bege e cinza. Os tons neutros também incluem todos os demais subtons dessas cores (chamadas de tonalidades menos "puras", afetadas pela mistura com o branco ou o preto), tendo como característica principal a baixa intensidade. São cores muito fáceis de combinar entre si, e estão presentes no guarda-roupa de todo mundo. Looks assim costumam ser mais harmônicos, confortáveis de olhar, discretos e elegantes. Remetem a seriedade e confiança. Confira os exemplos:

Looks neutros  - Reprodução/Pinterest
Looks neutros (crédito: Reprodução/Pinterest)

 

Uma coisa importante: as harmonias cromáticas não estão apenas presentes na moda, mas também no ramo de maquiagem, design, marketing, decoração, etc. 

Bom, espero ter te ajudado a entender sobre as harmonias cromáticas na moda, e como combinar melhor as cores nos looks. Seguindo algum desses modelos, não tem chance de errar. Se joga nas cores!

Círculo cromático - tipos de harmonias cromáticas  - Reprodução/Pinterest
Círculo cromático - tipos de harmonias cromáticas (crédito: Reprodução/Pinterest)

 

AGORA ME DIZ: Já conhecia essas harmonias de cores? Já usa ou pretende aderir alguma delas?

Me conte por email ([email protected]), vou adorar saber a sua opinião. E me acompanhe também no Instagram (@julia.rolim), posto várias coisinhas por lá. Até a próxima!

Apresentação e contatos - Julia Rolim
Apresentação e contatos (crédito: Julia Rolim )

Galeria

Confira a galeria de fotos