Buscar no Cruzeiro

Buscar

Beleza

TOUCA DE CETIM: Tudo o que você precisa saber e como usar

Um guia completo com tudo o que você precisa saber sobre a touca de cetim, quais são os benefícios, e os cuidados que precisa ter com o cetim - inclusive como lavar. Confira!

14 de Abril de 2022 às 16:43
Julia Rolim [email protected]
Tudo o que você precisa saber sobre touca de cetim e como usar
Tudo o que você precisa saber sobre touca de cetim e como usar (Crédito: Divulgação/Instagram/@becoacessorios)

Talvez você já tenha visto por aí na internet, em anúncios, nas redes sociais ou até mesmo no BBB, as famosas toucas de cetim. Inclusive até as celebridades estão usando para dormir. Esse é um acessório que vem aprimorando a forma de cuidar dos cabelos... Mas você sabe por que todo mundo está usando essa touca? 

Se o seu cabelo é ondulado, cacheado ou crespo provavelmente você já deve ter ouvido falar que a touca de cetim é um produto indispensável para manter os cachos lindos e também sabe que o número de adeptas desse produtinho só cresce... Mas você sabe para quê ela serve realmente? O que ela tem de especial? Sabe quais são os benefícios que ela proporciona?

Então continua neste texto que vou te contar TUDO sobre a touca de cetim!

Tudo o que você precisa saber sobre touca de cetim e como usar - Divulgação/Julia Rolim
Tudo o que você precisa saber sobre touca de cetim e como usar (crédito: Divulgação/Julia Rolim)

 

Listei os principais benefícios do uso da touca de cetim, confira a seguir:

 

EVITA O FRIZZ E O RESSECAMENTO

Já parou pra pensar quantas vezes o seu cabelo entra em atrito com o tecido do travesseiro enquanto você dorme? Essa ação durante a noite é capaz de desgastar o fio a curto e longo prazo. Com a touca de cetim, que é um tecido liso e macio, isso não acontece.

Evitando esse atrito, consequentemente, a touca consegue evitar o frizz, o ressecamento e a quebra dos fios mantendo seu cabelo mais forte por muito mais tempo. O ideal é utilizar toucas de cetim dupla face já que a dupla camada evita ainda mais o atrito.


EVITA OS NÓS E A PERDA DE CABELO

Quem tem o cabelo crespo ou cacheado com certeza já se deparou com alguns nós difíceis, aqueles bem pequenos, que nos custam tempo e impacto no desembaraço. Esse tipo de nó também pode ser formado a partir do atrito entre fios de cabelo e do tecido da fronha durante a noite. Sem contar no dano que o nó pode causar no cabelo, como a quebra dos fios.

Por isso, quando você protege os fios com uma touca de cetim, até a quantidade de fios que caem no momento de pentear pode diminuir, já que estarão menos embaraçados.

 

MAIS DEFINIÇÃO DOS CACHOS

Como cetim é um tecido super liso e não estimula o espalhamento dos fios, o cabelo permanece alinhado e os cachos definidos por muito mais tempo. Principalmente se usar com óleos, tratamentos em creme ou fizer uma umectação de maneira correta. A umectação é o uso de óleos de hidratação ou tratamento que você passa na ponta dos cabelos antes de dormir.

O cabelo enrolado, cacheado e crespo são tipos de cabelos que são mais secos naturalmente pois a oleosidade natural do couro cabeludo não consegue chegar às pontas, por conta da ondulação. Por isso a umectação é importante para que o cabelo não fique ressecado nem perca a oleosidade natural. E usando a touca o efeito desse tipo de produto é prolongado, ficando assim mais hidratado no dia seguinte.

 

TODOS PODEM USAR

Falei muito sobre os benefícios da touca para os cabelos cacheados e crespos, mas a touca de cetim é recomendada para todos os tipos de cabelos devido a todos estes benefícios. Qualquer pessoa pode usar!

 

ÓTIMO CUSTO-BENEFÍCIO

O cetim é um tecido facilmente encontrado em lojas físicas ou online. Infelizmente, devido a alta procura e escassez de cetim, o preço subiu bastante... Mas a touca de cetim não é difícil de ser produzida, é até possível costurar a mão, e é vendida a preços acessíveis na internet.

O preço de uma touca de cetim varia de acordo com a qualidade do tecido, da costura e do tamanho. Os valores ficam entre R$ 10 à R$ 50. As mais baratinhas são de uma face, ou seja, apenas uma camada de tecido - são menos resistentes e estragam mais rápido. Já as mais caras são maiores e com o tecido duplo, ou seja, a parte brilhante do cetim na parte de dentro e na parte de fora.

Tudo o que você precisa saber sobre touca de cetim e como usar - Divulgação/Julia Rolim
Tudo o que você precisa saber sobre touca de cetim e como usar (crédito: Divulgação/Julia Rolim)

 

Ok, agora você já sabe todos os benefícios que a touca de cetim pode nos oferecer. Porém algumas dúvidas referente ao uso ainda são bem frequentes.

Listei abaixo as principais dúvidas:

 

COMO USAR A TOUCA DE CETIM?

Muitas pessoas não sabem exatamente como colocar a touca de cetim para dormir, especialmente quando têm um cabelo muito longo ou volumoso. Mas a solução é simples: primeiro faça um coque soltinho nos cabelos ou encaixe os cabelos soltos dentro da touca. Em seguida, coloque a touca na cabeça e, prontinho!

É importante que os fios fiquem presos e com o elástico bem encaixado na cabeça para não correr o risco dos fios se soltarem durante a noite. Porém o elástico não pode ser muito apertado, para não te machucar. 

 

QUAL O TAMANHO DA TOUCA? E COMO DESCOBRIR O MEU TAMANHO?

Na internet tem uma infinidade de tamanhos, e é normal ficar perdido ou perdida em meio a tantas opções. Cada vendedor ou costureiro autônomo usa medidas padrão pra confecção da touca de cetim, que são medidas que costumam funcionar para a maioria das pessoas.

Se tiver dúvida se vai te servir ou não, se atente às medidas da touca no anúncio e o mais indicado é que você meça a circunferência da sua cabeça - da altura da testa até a nuca, que é onde a touca fica presa. Assim terá mais certeza se servirá em você.

Agora se o seu cabelo for muito volumoso, meça a circunferência dele também. Estas são mais difíceis de encontrar, pois a procura é grande e falta no mercado. Normalmente estes tamanhos especiais são feitos sob encomenda.

 

QUAL LADO USAR DA TOUCA DE CETIM?

O lado mais brilhante e macio do cetim deve ser sempre virado para dentro, ou seja, virado para os fios do cabelo. Mas o mais indicado é procurar por toucas duplas, que a parte brilhante fica tanto na parte de fora, quanto na parte de dentro da touca.

Se estiver buscando por toucas de cetim confortáveis, dupla face, coloridas e estampadas, clica aqui

 

E A FRONHA DE CETIM, FUNCIONA?

Além da touca, há também a fronha de cetim como uma alternativa para o combate do atrito nos cabelos. Os benefícios da fronha de cetim são os mesmos da touca, mas com a vantagem de que não é necessário vestir o acessório, já que, para sentir seus efeitos, basta colocá-la no travesseiro.

Porém acho a fronha menos eficaz que a touca. Uso os dois há mais de um ano, e sinto mais efeito com a touca do que apenas com a fronha. O ideal é usar os dois juntos, já que a fronha de cetim também evita aquelas marcas de expressão causadas pelo travesseiro (marcas a longo prazo).

Fronha de cetim - Divulgação/Julia Rolim
Fronha de cetim (crédito: Divulgação/Julia Rolim)

Se estiver buscando por fronhas de cetim, clica aqui!

 

DICA EXTRA

Há também os lacinhos feitos de tecido, que são chamados de scrunchies. Você também pode conhecer pelos nomes: lacinhos, elásticos, xuxinhas, buchinhas, elastiquinhos, etc... Uma referência que vem dos anos 80 e 90 e está super em alta!

É possível encontrar esses lacinhos também no cetim, que amarra o cabelo e não marca nem danifica os fios como fazem os lacinhos de elástico convencionais. E além de não danificar os fios, vamos combinar que ficam muito lindinhos e estilosos!

Se estiver buscando por scrunchies de cetim confortáveis, coloridos e estampados, clica aqui

scrunchies (lacinhos) de cetim  - Divulgação/Julia Rolim
scrunchies (lacinhos) de cetim (crédito: Divulgação/Julia Rolim)

 

COMO LAVAR TOUCA, FRONHA E SCRUNCHIES DE CETIM?

Outra dúvida muito comum: como lavar os seus produtos de cetim sem estragar? O cetim é um tecido muito macio e frágil, desfia com facilidade. Para que a sua touca, fronha ou scrunchie de cetim dure por mais tempo, o recomendado é lavar à mão. 

Se caso preferir usar a máquina de lavar, utilize a função de peças "delicadas" e NUNCA lave as peças de cetim com outras roupas. Lave as peças de cetim junto com as peças de cetim, pois se estiver em contato com outro tipo de peça pode estragar. 

DICA DE OURO: Evite manusear demais ou puxar o elástico sem necessidade, afim de não estragar o tecido, a costura ou o elástico. Com os cuidados certos, seus produtos de cetim durarão por mais tempo!

Tudo o que você precisa saber sobre touca de cetim e como usar - Divulgação/Julia Rolim
Tudo o que você precisa saber sobre touca de cetim e como usar (crédito: Divulgação/Julia Rolim)

 

Eu tenho o cabelo cacheado e faço o uso da touca e da fronha de cetim há mais de 1 ano e notei uma diferença absurda no aspecto do meu cabelo. Então, por sentir na pele... Digo, no cabelo, posso afirmar todos esses benefícios e indicar o uso à todos que tem interesse - pois é um produto barato, fácil de encontrar e vale muito a pena. Você merece esse cuidado! 

 

AGORA ME DIZ: O que acha da touca de cetim? Já usa ou pretende usar?

Me conte por email ([email protected]), vou adorar saber a sua opinião. E me acompanhe também no Instagram (@julia.rolim), posto várias coisinhas por lá. Até a próxima!

Apresentação e contatos - Julia Rolim
Apresentação e contatos (crédito: Julia Rolim )

Galeria

Confira a galeria de fotos