Buscar no Cruzeiro

Buscar

Estilo

Entenda o que é Y2K: o estilo que está bombando nas redes sociais

O termo Y2K é uma abreviação de "year 2000", tradução de "anos 2000", e cada dia mais vem conquistando os jovens nas redes sociais. Entenda o motivo desse fenômeno.

15 de Dezembro de 2021 às 16:34
Julia Rolim [email protected]
Entenda o que é Y2K o estilo que está bombando nas redes sociais
Entenda o que é Y2K o estilo que está bombando nas redes sociais (Crédito: Reprodução/Pinterest)

Você até pode estranhar esta sigla, mas com certeza todo mundo sabe o que é. O estilo Y2K é, basicamente, a abreviação de "year 2000" e remete a estética dos anos 2000. Desmembrando tudo: Y (year/ano) 2 (dois) K (mil). Portanto, é uma nova tendência que revive as referências de moda do final dos anos 1990 ao início dos anos 2000.

A sigla também tem a ver com o chamado bug do milênio. Na época de transição entre 1999 e 2000, as pessoas tinham medo de que a virada do século desse um pane em todos os sistemas operacionais dos computadores. E em muitos lugares, o bug realmente aconteceu.

Britney Spears em meados dos anos 2000  - Reprodução/Pinterest
Britney Spears em meados dos anos 2000 (crédito: Reprodução/Pinterest)

Quem acessa as redes sociais com frequência provavelmente já se deparou com esta estética. A hashtag #Y2K já acumulou mais de 2 bilhões de visualizações nos últimos meses, apenas no TikTok. E o termo "estilo Y2K" ficou em segundo lugar nas buscas do Google Trends em 2020. 

Saia plissada ou mini, cintura baixa, cardigã curto ou top cropped, sapato plataforma, óulos de lentes coloridas e gloss na boca: estas são algumas características desse estilo, copiados dos anos 2000.

Personalidades como Paris Hilton, Britney Spears, Jennifer LopezChristina Aguilera, e as garotas do grupo Spice Girls são algumas das referências fortíssimas desse pessoal jovem que se inspira nesta nova tendência.

Spice Girls em meados dos anos 2000  - Reprodução/Pinterest
Spice Girls em meados dos anos 2000 (crédito: Reprodução/Pinterest)

Também não podemos deixar de lado personagens icônicas como as das atrizes Lindsay Lohan e Hilary Duff; Rachel McAdams como Regina em Meninas Malvadas; Sarah Jessica Parker como Carrie Bradshaw trazendo muito estilo em Sex And The City; e Jennifer Garner como Jenna em De Repente 30. Assim como Roberta Pardo e Mia Colucci, interpretadas por Dulce Maria e Anahí na novela Rebelde, como referências perfeitas das cafonices que tanto admiramos.

Esse assunto é tão popular virou até tema para o videoclipe da música "thank u, next" de Ariana Grande, onde contém várias referências de comédias românticas dos anos 2000 - inclusive dessas personagens citadas anteriormente. Confira: 

A moda, sendo sempre cíclica, (re)aparece de tempos em tempos repaginada, seja em pequenos detalhes, novas estampas, cores, formas de usar ou até mesmo ressignificando alguns valores. Isso também causado pela nossa mentalidade e padrões de beleza que, felizmente, estão em constante evolução.

"Existe uma teoria na moda de que tendências costumam voltar com tudo após 20 anos de seu surgimento. É o caso das trends dos anos 2000, que é uma era nostálgica para muitos jovens. São produtos que, atualmente, podem ser encontrados nas lojas e que apresentam uma pegada bem retrô, mas ao mesmo tempo, com uma proposta repaginada", explica a modelo Danielle Marion.

Christina Aguilera em meados dos anos 2000  - Reprodução/Pinterest
Christina Aguilera em meados dos anos 2000 (crédito: Reprodução/Pinterest)

Atualmente, muitas celebridades estão apostando na estética Y2K, como as cantoras Dualipa, Anitta, Lizzo, Normani, Ariana Grande, entre outras celebridades, como Hailey Bieber, as irmãs Bella e Gigi Hadid, e as também irmãs Kim Kardashian, Kendall e Kylie Jenner.

Dualipa  - Reprodução/Pinterest
Dualipa (crédito: Reprodução/Pinterest)

 

Ok, mas como usar o estilo Y2K nos dias de hoje sem parecer brega (ou cringe)?

A moda anos 2000 é, na verdade sempre foi, muito polêmica. Há quem ame, e há quem odeie. Pode ser considerada por muito como brega, mas uma coisa é fato: é memorável, e voltou com referências fortíssimas. Nessa nova onda Y2K, vemos referências mais românticas e urbanas. O estilo aparece de uma maneira muito mais "usável", menos polêmico e adaptado para os dias de hoje.

Um ótimo exemplo dessa mudança são algumas marcas famosas, como Dior e Vetements, que adotaram a estética em suas coleções atuais. 

Desfile Outono Inverno 2020 da Dior - Reprodução/Pinterest
Desfile Outono Inverno 2020 da Dior (crédito: Reprodução/Pinterest)

Usar peças chaves, sem exageros de cores e acessórios, é a dica pra usar um look Y2K sem parecer brega. Mas como? Confira a seguir algumas peças essenciais pra quem quer arrasar nessa tendência e ideias de como usar cada uma. Aposte em:


Jeans ou saias de cintura baixa

Querendo ou não, a cintura baixa voltou. E não tenha medo de mostrar a barriguinha, pois até mesmo as famosas já estão aderindo à cintura baixa novamente. A peça funciona muito bem com top cropped e está disponível em vários modelos, desde os mais justos até os mais largos. 

Inspiração de look com calça cintura baixa - Reprodução/Pinterest
Inspiração de look com calça cintura baixa (crédito: Reprodução/Pinterest)

 

Cardigã cropped

Também popularmente conhecido como "bolero", o cardigã cropped, que também pode apresentar uma amarração no busto, é uma das roupas mais essenciais para quem busca ter um visual anos 2000. Além de ser perfeita para dias mais frios, garantem um ar fofo e fashionista ao look. Pode ser usado sozinho, apenas com um sutiã por baixo, ou também com uma blusa justa ou de alcinha.

Inspiração de look com cardigã cropped - Reprodução/Pinterest
Inspiração de look com cardigã cropped (crédito: Reprodução/Pinterest)

 

Camiseta baby look

Assim como o cardigã, as camisetas nas versões curtas e justas são comuns na estética Y2K. Você pode encontrar tops com frases engraçadas, personagens ou gráficos das marcas icônicas daquela época, como Fiorucci ou Juicy Couture.

Inspiração de look com blusinha babylook - Reprodução/Pinterest
Inspiração de look com blusinha babylook (crédito: Reprodução/Pinterest)

 

Saia plissada

O início dos anos 2000 abraçou totalmente o estilo "de boneca" ou "patricinha", que incluía as famosas saias plissadas. É possível encontrar esse tipo de saia em diversas estampas, cores e alturas em qualquer loja de moda. Essas peças ficam ótimas com um suéter oversized, top curto ou uma camiseta baby look. Também ficam ótimos com tênis ou botas. Corre aqui, Mia Colucci!

Inspiração de look com saia plissada curta - Reprodução/Pinterest
Inspiração de look com saia plissada curta (crédito: Reprodução/Pinterest)

 

Bolsa baguete

Este icônico (e clássico) modelo de bolsa é um verdadeiro símbolo da estética Y2K graças à personagem Carrie Bradshaw, de "Sex and the City". Estas bolsinhas quase somem debaixo do braço e são muito práticas para o dia a dia. Para trazer uma sensação de nostalgia ainda maior, você pode optar por tons pastéis. Se prefere algo mais moderno, aposte em cores metálicas e tecidos brilhantes. 

Inspiração de look com bolsa baguete - Reprodução/Pinterest
Inspiração de look com bolsa baguete (crédito: Reprodução/Pinterest)

 

Bandana

A bandana é um lenço de cabeça muito versátil capaz de mudar completamente o seu look. É possível usá-la de várias formas. A mais comum é dobrá-la em um triângulo e envolvê-la no topo da cabeça com um nó atrás. Também é possível torcer o tecido em uma tira fina e utilizar o lenço como uma faixa no cabelo. A partir dela, também se criou a modinha de usar como blusinha top cropped. As fashionistas adoram.

Inspiração de look com bandana - Reprodução/Pinterest
Inspiração de look com bandana (crédito: Reprodução/Pinterest)

 

Grampos e presilhas de cabelo

Os clipes de borboleta ou coloridos, por exemplo, são acessórios diferentões e chamosos que dão um toque especial ao seu visual Y2K. Experimente colocar os grampos no comprimento das suas mechas ou prender o cabelo atrás da orelha. Experimente usar esses grampos de jeitos criativos e divirta-se fazendo penteados – a estética consiste justamente em testar como fica melhor no seu cabelo. Fashionistas já estão apostando nos grampos, e quanto maiores, melhor! 

Inspiração de look com presilhas no cabelo  - Reprodução/Pinterest
Inspiração de look com presilhas no cabelo (crédito: Reprodução/Pinterest)

 

Tênis branco

O item queridinho das fashionistas, pois é fácil de combinar com qualquer look. O tênis branco clássico, ugly sneaker ou plataforma é muito bem vindo, além de trazer ousadia e conforto no visual. O salto mais grosso oferece mais conforto aos pés do que os modelos de sola mais fina. 

Inspiração de look com tênis branco - Reprodução/Pinterest
Inspiração de look com tênis branco (crédito: Reprodução/Pinterest)

 

Óculos de sol coloridos

Neste caso, qualquer modelo é muito bem vindo: podem ser de lentes pequenas, diferentes formatos, posicionados na ponta do nariz, ou com as lentes maiores. A regra aqui é ousar.

Inspiração de look com óculos colorido - Reprodução/Pinterest
Inspiração de look com óculos colorido (crédito: Reprodução/Pinterest)

 

Veja também: Estes anéis anos 2000 são a tendência colorida do momento!

 

AGORA ME DIZ: O que acha do estilo Y2K inspirado nos anos 2000? Já usa alguma dessas peças?

Me conte por email ([email protected]), vou adorar saber a sua opinião. E me acompanhe também no Instagram (@julia.rolim), posto várias coisinhas por lá. Até a próxima!

Apresentação e contatos - Julia Rolim
Apresentação e contatos (crédito: Julia Rolim )

Galeria

Confira a galeria de fotos