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Entenda o que é o metaverso e como ele está mudando a moda

Roupas digitais, modelos que só existem em fotos e vídeos, peças virtuais de luxo vendidas por milhares de dólares: tudo isso faz parte do metaverso, a grande aposta da tecnologia.

02 de Dezembro de 2021 às 20:47
Julia Rolim [email protected]
O que é o metaverso e como ele está mudando a moda
O que é o metaverso e como ele está mudando a moda (Crédito: Reprodução/Freepik)

Algumas práticas do mercado de moda ainda resistem diante de algumas mudanças sociais, porém das digitais não há como fugir... Roupas virtuais, avatares com roupas grifadas, modelos que só existem em fotos e vídeos, além de peças e itens online de marcas de luxo vendidos por milhares de dólares: tudo isso faz parte do metaverso, a próxima grande aposta da tecnologia.

As discussões sobre o que seria esse novo ambiente digital e como as empresas podem adentrar nesse espaço são inúmeras. Recentemente, Mark Zuckerberg anunciou o rebranding de sua empresa que detém nomes gigantes como WhatsApp, Facebook e Instagram para mostrar a sua grande investida no metaverso. Não é mais 'Facebook', agora o seu império tem o nome de "Meta". A Microsoft também já anunciou que a partir do ano que vem vai adicionar elementos do metaverso em seus produtos. E até a gigante brasileira MagaLu, da visionária Luiza Trajano, vai começar a investir no universo de games.

Se todos os mercados estão focados em entender esse novo conceito, é claro que a moda não pode ficar de fora. Enquanto as mudanças digitais acontecem e junto com a necessidade de criar novas possibilidades, o mercado de luxo ainda se mostra tímido diante delas. Porém ele é um dos fatores importantes nesse mercado que vai transformar peças de luxo em 3D, desfiles em eventos digitais interativos e personagens virtuais em ícones fashion.

O que é o metaverso e como ele está mudando a moda  - Reprodução/Freepik
O que é o metaverso e como ele está mudando a moda (crédito: Reprodução/Freepik)

 

"Se as pessoas estão no metaverso, é lá que a moda deve estar", afirmou Paulo Borges - fundador e idealizador da São Paulo Fashion Week. Na última edição, o SPFW aconteceu em uma versão híbrida do evento e deu muito certo.

 

Ok, mas o que de fato é o metaverso?

 

O metaverso é um ambiente totalmente digital onde as pessoas poderão interagir por meio de avatares. Nele, será possível realizar atividades comuns e rotineiras como trabalhar, estudar, conversar com amigos e fazer compras. Porém, ele vai muito além de um mundo virtual ou de um universo de games. É como um novo mundo, uma realidade aumentada, expandida, que amplificará a experiência ao vivo ao mesmo tempo no qual permitirá interagir de maneiras diferenciadas e inovadoras. É a "gameficação" da vida e especialistas indicam ser o futuro da internet.

Dentro desse ambiente, outro elemento que ganha destaque são os NFTs (sigla para non-fungible token), ou tokens não-fungíveis. Os NFTs são criptoativos colecionáveis exclusivos, que podem representar e autenticar qualquer tipo de item. Ou seja, um artista, designer, uma personalidade da mídia ou qualquer outra pessoa pode criar um elemento (seja uma obra de arte, uma foto, um vídeo ou um design) que será vendido exclusivamente nesse ambiente digital, que garante a originalidade e autenticidade desse material online. Enquanto na internet algo pode ser replicado milhares de vezes, nesse universo a criptografia garante que um comprador é detentor da versão verdadeira e original

O designer digital Mike Winkelmann, que atende pelo pseudônimo Beeple, é um dos grandes nomes da 'criptoarte', e já chegou a vender uma obra com uma crítica ao ex-presidente Donald Trump por 6 milhões de dólares. Outro exemplo de compra desse mercado foi o primeiro tweet da história, que é do CEO do Twitter escrito "apenas configurando meu twitter". Concluindo: absolutamente tudo pode se tornar propriedade de alguém por meio da criptografia do metaverso. É uma revolução para artistas e criadores de todos os tipos.

O que é o metaverso e como ele está mudando a moda  - Reprodução/Freepik
O que é o metaverso e como ele está mudando a moda (crédito: Reprodução/Freepik)

 

Metaverso x Web 3.0

 

Porém essa questão ainda é nova e gera muita confusão de conceitos, sendo facilmente confundida com a Web 3.0. Em boa parte dos sites que cobrem tecnologia, você notará a construção de novas tecnologias e ferramentas. Mas antes de mais nada, devemos esclarecer as diferenças da Web 1.0 e Web 2.0 para entender a evolução para a Web 3.0. 

A Web 1.0 tinha como principais conceitos as páginas estáticas, o nascimento dos primeiros e-commerces e acesso por navegadores através de desktops. Ela foi a responsável por trazer milhões de pessoas para dentro deste novo universo chamado Internet - que há três décadas ainda era um conceito difícil de entender para muita gente.

A Web 2.0 começou a nascer entre 1999 e 2004. E assim como a Web 1.0 (página estáticas; e-commerces; navegadores e desktops), a Web 2.0 teve 3 grandes pilares para seu nascimento e crescimento: Redes Sociais, Mobile e Computação em Nuvem. As Redes Sociais trouxeram um nível de interação entre usuários inimaginável. A revolução mobile fez com que passássemos a carregar computadores em nossos bolsos, aumentando imensamente nosso tempo de conectividade e otimizando o nosso tempo agilizando tarefas.

A Web 3.0 está surgindo agora e também possui três pilares importantes: possui 3 características: Aberta, Confiável e Permissionless. O "Aberta" significa que ela está sendo construída a partir de softwares de código aberto, criados por comunidades abertas de desenvolvedores. Tecnologias como Bitcoin e Ethereum, por exemplo, foram construídas com códigos abertos. "Confíavel" no sentido de que a própria rede é auditável e permite que os usuários interajam da forma como quiserem - de forma pública ou privada. "Permissionless" significa que os usuários poderão participar das novas plataformas e usar os novos protocolos sem precisar de autorização para tal.

Hoje, certas empresas tentam nos convencer de que estamos migrando para a Web 3.0, baseada na realidade virtual 3D, nas criptomoedas e em tecnologias como o Blockchain. Mas tudo isso se confunde com puro marketing. Já o metaverso é um desenvolvimento bem específico de tecnologias pois vem sendo financiado pelo capital financeiro. Podemos dizer que a Web 3.0 não está no metaverso, mas o metaverso está dentro da Web 3.0.

O que é o metaverso e como ele está mudando a moda  - Reprodução/Freepik
O que é o metaverso e como ele está mudando a moda (crédito: Reprodução/Freepik)

 

E como a moda pode entrar nesse novo ambiente?

 

O guarda roupa virtual já não é uma super novidade... Marcas como Gucci, Balenciaga, Louis Vuitton, Tommy Hilfiger, Nike, e muitas outras já podem ser encontradas em "skins" de jogos online. Roblox, Free Fire e Fortnite são os jogos mais populares e onde os jogadores podem comprar roupas para seus avatares de suas grifes favoritas. Apesar de muitos acharem besteira, um relatório realizado pelo banco Morgan Stanley mostra que 1 a cada 4 jogadores do Roblox, um dos 6 games mais jogados do mundo, mudam seus avatares diariamente. "Imagem é tudo nas experiências virtuais", alega um dos analistas. Tem muita gente que investe pesado na aparência de seus personagens.

Um outro exemplo é a bolsa versão digital da Dionysus, da Gucci, que foi vendida no jogo por 4100 dólares, quase 1000 dólares a mais que uma versão material da bolsa. A Balenciaga também já produziu roupas para o ambiente digital, mas custavam aproximadamente oito dólares. No SPFW edição N51, o jogo Free Fire invadiu a passarela com um desfile inspirado nas roupas dos personagens do jogo, e foi um dos grandes destaques do evento.

O relatório de Morgan Stanley prevê que a demanda por marcas de luxo no metaverso chegará a valer 50 milhões de dólares até 2030, e que o valor de mercado das NFTs de luxo devem chegar a 56 bilhões até o mesmo ano. Isso significa que o investimento em médio prazo da moda no ambiente digital será altamente notável e lucrativo.

Contudo, as negociações já estão a todo vapor: a recente venda de 9 NFTs da Dolce & Gabbana por uma quantia de 6 milhões de dólares representa o começo de um mercado que a grife italiana pretende continuar investindo. A "Collezione Genesi", como foi apelidada no ambiente virtual, contou com versões digitais de peças apresentadas no desfile de Alta Moda, além de looks exclusivos, como uma surreal tiara cravejada de pedras que os designers definiram como "não existentes no planeta Terra".

O que é o metaverso e como ele está mudando a moda  - Reprodução/Freepik
O que é o metaverso e como ele está mudando a moda (crédito: Reprodução/Freepik)


E nem a modelo Kate Moss escapou do ambiente virtual: em abril de 2021 a modelo produziu 3 vídeos NFTs dela fazendo coisas banais, como acordando e caminhando, que foram vendidos por uma média de 15 mil dólares cada um. Kendall Jenner também se transformou em avatar para a última campanha da Burberry, e as modelos virtuais como Miquela, que já fez parcerias com Prada, Off White e virou até It Girl da Vogue, estão se tornando cada vez mais populares.

Na cena internacional, o grupo Kering é o pioneiro no metaverso. Já no Brasil, o grupo SOMA criou o ambiente virtual "FARM na nuvem", onde o cliente pode passear pela loja, escolher seus produtos e comprá-los, tudo isso sem sair de casa. As possibilidades no metaverso são infinitas.

Skins da cantora Ariana Grande no jogo Fortnite  - Reprodução/Divulgação/Fortnite
Skins da cantora Ariana Grande no jogo Fortnite (crédito: Reprodução/Divulgação/Fortnite)

 

Enquanto grifar personagens é a nova febre, você também pode se grifar com um pézinho nos dois mundos. Lucas Leão foi o primeiro estilista brasileiro a lançar roupas 100% virtuais vendidas pelo e-commerce do Shop2gether. Depois de efetuar a compra, você envia uma foto onde gostaria de utilizar a peça e em até uma semana a montagem estaria pronta. Os preços variam de 120 a 150 reais.

As possibilidades são diversas, e a moda tem tudo para abusar da criatividade para inovar dentro desse universo futurístico e tecnológico. Para criadores e consumidores, esse ambiente representa um alto investimento, e é o luxo de uma forma muito mais exclusiva e personalizada.

 

Fontes: Reprodução dos textos de Fashion For Future; Terra; Forbes; Gazeta do Povo

O que é o metaverso e como ele está mudando a moda  - Reprodução/Freepik
O que é o metaverso e como ele está mudando a moda (crédito: Reprodução/Freepik)

 

AGORA ME DIZ: Você já conhecia o metaverso? E a web 3.0? Como acha que isso tudo vai mudar o nosso mundo atual?

Me conte por email ([email protected]), vou adorar saber a sua opinião. E me acompanhe também no Instagram (@julia.rolim), posto várias coisinhas por lá. Até a próxima!

Apresentação e contatos - Julia Rolim
Apresentação e contatos (crédito: Julia Rolim )

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