Buscar no Cruzeiro

Buscar

Votorantim recebe inscrições para atividades grátis durante as férias

01 de Julho de 2019 às 15:30

Marinaldo Cruz Filho

“Férias no Parque” oferece atividades lúdicas voltadas ao meio ambiente para 50 crianças e adolescentes no Parque do Matão Férias no Parque oferece atividades lúdicas de meio ambiente para 50 crianças e adolescentes no Parque do Matão (REPRODUÇÃO)

 

A Prefeitura de Votorantim está com inscrições abertas para 235 vagas em dois programas especiais para as férias de julho. “Férias no Parque”, da Secretaria de Meio Ambiente (Sema), oferece atividades lúdicas voltadas ao meio ambiente para 50 crianças e adolescentes no Parque do Matão. A Secretaria de Cultura, Turismo e Lazer (Sectur) promove o “De férias na Cultura”, recheado de eventos ligados às áreas musical e de contação de histórias para 185 participantes. Confira os detalhes e como se inscrever.

Férias no Parque

A Sema de Votorantim até 15 de julho as inscrições para o programa “Férias no Parque”, que oferece atividades gratuitas para crianças e adolescentes de 7 a 12 anos, no Parque do Matão. Estarão disponíveis 50 vagas. Os interessados devem comparecer à sede da secretaria – que fica no próprio parque –, de segunda a sexta-feira, das 10h às 12h e das 14h às 16h, para preencher o formulário de inscrição.

O objetivo do projeto “Férias no Parque”, que acontece entre os dias 22 e 26 de julho, é proporcionar aos participantes visitas às trilhas, brincadeiras, gincanas e palestras lúdicas relacionadas a educação ambiental. De acordo com a Sema, os participantes terão a oportunidade de observar nascente de água, além de diversas espécies de aves, macacos e árvores nativas e frutíferas. A programação é monitorada e ao final da recreação, todos receberão um certificado de participação.

Com uma área de aproximadamente 63 mil metros quadrados, o Parque do Matão conta com trilhas de caminhos abertos na mata que permitem aos visitantes desfrutar da natureza. O parque está localizado na rua Ângelo Delapasi, 117, no Parque Bela Vista.

“De férias na Cultura” inclui atividades de iniciação artística, entretenimento e formação cultural de crianças, jovens e adultos durante o mês de julho De férias na Cultura:  iniciação artística, entretenimento e formação cultural de crianças, jovens e adultos (REPRODUÇÃO)

 

De férias na Cultura

A Secretaria de Cultura, Turismo e Lazer (Sectur) também começou a inscrever nesta segunda-feira (1º) para o “De férias na Cultura”. As inscrições podem ser feitas em dois momentos: nesta primeira fase, até a próxima sexta-feira (5); a segunda oportunidade será de 10 a 11 de julho. Os interessados devem comparecer à sede do Museu Histórico de Votorantim Ettore Marangoni, localizado na avenida São João, 649, no Jardim Icatu, das 9h às 17h. A Sectur informa que o preenchimento das vagas será por ordem de inscrição.

“De férias na Cultura” inclui atividades de iniciação artística, entretenimento e formação cultural de crianças, jovens e adultos durante o mês de julho. O projeto foi viabilizado pela reunião de novas ações dos equipamentos públicos culturais, como o Museu Histórico, a Biblioteca Municipal João Kruguer e a Escola de Música Maestro Nilson Lombardi.

A programação contará com oficinas de violão, de iniciação musical, mediação de leitura e técnicas de contação de histórias para educadores, musicalização infantil, produção de instrumentos musicais com materiais reciclados, musicalização para educadores, visitação lúdica monitorada ao Museu, contação de histórias, brincadeiras antigas, sessão de cinema com curta metragens infantis do CineFest Votorantim e miniconcertos para apresentação de instrumentos às crianças. Todas as atividades são gratuitas e oferecerão certificado. Veja as opções:

• Oficina de Violão – Ritmos Brasileiros

Aos sábados: 13, 20 e 27 de julho

Turma 1 - 13h30 às 15h0 – 15 vagas

Turma 2 - 15h30 às 17h0 – 15 vagas

Ministrante: Mário Estanislau

A oficina tem como objetivo trazer para o violão (em forma de acompanhamento) os principais ritmos das quatro regiões de nosso país. Serão três encontros por turma, sendo abordados os ritmos toada; cururu; guarânia; queremumana; pop rock nacional; baião; forró; xote; bossa-nova; samba: samba canção; partido alto;e também sobre campo harmônico (principais sequências harmônicas feitas no violão).

• Conhecendo e construindo instrumentos da orquestra

De Segunda a quinta das 14h00 às 17h0 – de 15 a 18/07

Público: crianças de sete a dez anos completos até 11 julho, residentes em Votorantim

Vagas: 15

Seleção: por ordem de inscrição

Ministrantes: Lucia Helena Bismara e Maria Regina Rabello

A oficina é destinada a crianças de sete a dez anos. Não é necessário ter conhecimento musical, basta gostar de música. A partir da utilização de materiais alternativos, os participantes irão construir alguns instrumentos abrangendo as três famílias: corda, sopro, percussão.

Para agregar conhecimento haverá a distribuição de uma apostila e exibição de vídeos para que os participantes aprendam e tenham contato com os diversos instrumentos de uma orquestra sinfônica. Ao final será executada pelos participantes, uma música com os instrumentos confeccionados.

• Oficina de Musicalização para Educadores

Acontece em dois sábados (20 e 27 de julho), das 13h00 às 16h00

Público: Educadores da rede pública de ensino

Vagas: 30

Seleção: por ordem de inscrição

Ministrante: Anderson Charnoski

A Oficina tem como objetivo fornecer ferramentas e um repertório de atividades aos professores voltadas para Musicalização fundamentados nos conceitos pedagógicomusicais de importantes educadores, como: Carl Orff (valorização da expressão e criação); Edgar Willems (desenvolvimento do ouvido musical); Émile Jacques Dalcroze (importância da movimentação corporal); Hans-Joachim Koellreutter (improvisação e liberdade criativa); Keith Swanwick (considerar a música enquanto discurso); Zoltán Kodály (utilização do canto como importante recurso para a iniciação musical); entre outros.

• Oficina Mediação de Leitura e Técnicas de Contação de História para Educadores

No dia 20 de julho, das 15h30 às 17h00

Público: Educadores da rede pública de ensino

Vagas: 20

Seleção: por ordem de inscrição

Kátia Ribeira e Natália Prado

A oficina irá abordar técnicas para capacitação de profissionais da educação para a arte de contação de histórias. Será oferecida apostila com os temas abordados na oficina e com pequenos contos que poderão ser utilizados em sala de aula. Serão trabalhados o ritmo, a musicalização e contexto na contação e leitura de histórias infantis, e os benefícios de trabalhar com contação de histórias para alfabetização, trabalhando a fala da criança, a imaginação e socialização.

• Oficina de Musicalização Infantil: Brincando com Música

Ministrada nos dias 25 e 26 de junho, quinta e sexta-feira

Turma 1 – das 14h00 às 15h00 – 15 vagas

Turma 2 – das 15h00 às 16h00 – 15 vagas

Turma 3 – das 16h00 às 17h00 – 15 vagas

Público: crianças de quatro a seis anos completos até 11 de julho e residentes em Votorantim

Seleção: por ordem de inscrição

Ministrante: Anderson Charnoski

A oficina tem como objetivo a iniciação de crianças na musicalização visando a sensibilização através do som – apreciação, reprodução e criação. As atividades de musicalização, tem o intuito de introduzir o aluno ao campo da compreensão musical auditiva, o desenvolvimento psicomotor através de vivências rítmico/corporais, a ampliação de repertório, prática do canto, pratica instrumental, noções de notação, entre outros.

• Aprendendo no Museu – Edição de férias

Ocorre em três sábados (13, 20 e 27), das 13h30 às 17h00

Público: crianças de oito a doze anos completos até 11 de julho

Seleção: Por ordem de inscrição

Ministrante: Equipe do Museu Histórico

O Museu Histórico de Votorantim Ettore Marangoni oferecerá programação especial de férias para crianças de 08 a 12 anos no mês de julho. O projeto Aprendendo no Museu edição de férias tem a proposta de proporcionar às crianças o conhecimento da história de Votorantim de maneira lúdica e criativa de maneira que desenvolvam um novo olhar sobre a cidade em que vivem, e também a vivência de atividades culturais. O Museu oferecerá aos participantes uma tarde de atividades culturais, com contação de histórias, sessão de curtas metragens infantis, brincadeiras antigas (como amarelinha, corrida de colher, pular corda, rouba bandeira entre outras) e um miniconcerto musical que encerrará a tarde de atividades.

Programação Aprendendo no Museu Edição de Férias

13h30 – Recepção

13h35 – Contação de Histórias

14h – Visitação monitorada no Museu

15h – Lanche

15h20 – Brincadeiras Antigas

16h – Sessão de Curtas Infantis do CineFest Votorantim

16h30 – Miniconcerto.

Serviço

Mais informações podem ser obtidas na Secretaria de Meio Ambiente (Sema) e na Secretaria de Cultura, Turismo e Lazer (Sectur) e no site da Prefeitura de Votorantim.

*Com informações da Assessoria de Imprensa de Votorantim.

Confira mais notícias da Região Metropolitana de Sorocaba (RMS) na Agenda Metropolitana e na página Sorocaba de Todos

Galeria

Confira a galeria de fotos