Buscar no Cruzeiro

Buscar

Conservatório de Tatuí realiza Encontro de Cultura Raiz nesta sexta (23)

22 de Agosto de 2019 às 15:09

Cururueiros de várias cidades da região de Sorocaba participam de encontro em Tatuí Cururueiros de várias cidades da região de Sorocaba participam de encontro. Crédito da foto: Divulgação/Prefeitura de Tatuí

 

Violeiros de toda a região de Sorocaba estarão em Tatuí nesta sexta-feira (23) para o Encontro de Cultura Raiz. Denominado “A viola no palco”, o evento promovido pelo Conservatório Carlos de Campos celebra o Dia do Folclore, comemorado em 22 de agosto. A programação gratuita acontece à tarde e à noite, incluindo principalmente palestras, poesias e prosas, além de sarau de moda de viola.

Patrimônio caipira

De acordo com os professores Jaime Pinheiro e Zeca Collares, o Encontro mostrará o melhor na música brasileira de raiz. Os espetáculos resgatam, por exemplo, ritmos como cururu, cana verde, samba caipira e fandango, entre outros.

Zeca Collares lembra que uma das tarefas do Conservatório de Tatuí é manter viva a cultura raiz. Ademais, o professor destaca, por exemplo, o empenho da instituição em preservar as matrizes destes estilos.

O tieteense Cornélio Pires (de paletó, em foto de 1929), foi o primeiro a gravar moda de viola O tieteense Cornélio Pires (de paletó, em foto de 1929), foi o primeiro a gravar moda de viola. Crédito da foto: Reprodução/Internet

 

Arte de Cornélio Pires

A programação começa às 14h com o workshop “A Arte de Cornélio Pires”. O tema será apresentado pelo músico, compositor e pesquisador Pedro Massa.

[irp posts="155524" ]

 

Toques para cururu

Em seguida, às 15h, o tema será cururu, um dos ritmos mais comuns na cultura caipira. A oficina “Toques de viola para cururu” terá coordenação do violeiro e pesquisador Carlos Caetano.

Poemas, causos e violeiros

Às 18h, o Encontro prossegue no foyer Mário Covas, também no Conservatório de Tatuí. Dessa vez, público e artistas interagem em uma atividade que vai misturar vários ingredientes do universo caipira. O programa inclui não só moda de viola e violeiros, mas também poemas caipiras, contação de causos, além de boa prosa.

Ademais, as apresentações colocarão lado a lado convidados, professores e alunos do Conservatório de Tatuí. O espetáculo contará, por exemplo, com a participação de Átila Ramires, Odair Júnior e Amadeu Moraes, todos especialistas em viola.

Porém, muitos outros músicos poderão ser apreciados no Encontro. Alguns deles são João Vitor Ferrari (contrabaixo), Laidenss Guimarães (violão) e Mariana Lizardo (voz).

Sarau caipira da gema

Logo depois, às 19h, começa o esperado Sarau Caipira, no palco do Teatro Procópio Ferreira. O programa começará com Herbert Brasil & Romulo Viola (dupla de Hélio Beijo Frio). Na sequência, o público assistirá aos shows de Carlos Caetano (violeiro) e Tropeirinhos do Rancho (fandango).

No entanto, a noite não termina por ai. Muitas surpresas ainda estarão reservadas, como a apresentação do  grupo de samba caipira Filhos de Quadra (Quadra-SP). A seguir, será a vez do sanfoneiro Eliezer de Queiroz, além de violeiros de cururu e cana verde da região.

Grupo de Música Raiz do Conservatório de Tatuí interpreta clássicos caipiras, como “Triste berrante” Grupo de Música Raiz do Conservatório de Tatuí interpreta clássicos caipiras. Crédito da foto: Divulgação/Conservatório de Tatuí

 

Música de raiz do Conservatório

Por fim, o Grupo de Música Raiz do Conservatório de Tatuí interpretará diversas músicas consideradas clássicas no universo caipira. Posteriormente, o programa terá “Triste Berrante” (Adauto Santos), “Inquilino de Violeiro” (Marcos Cândido) e “Beira Mar” (domínio público).

Música de Raiz é formado pelos violeiros Odair Júnior, Amadeu de Moraes, Eraldo de Almeida e Zeca Collares, além de Laidenss Guimarães (violão), João Ferrari (contrabaixo) e Mariana Lizardo (voz). A coordenação é de Zeca Collares.

Mais informações sobre o evento "Viola no palco" podem ser obtidas no site do Conservatório de Tatuí.

Como chegar

Localizado no Oeste da Região Metropolitana de Sorocaba, o município de Tatuí está a 60 quilômetros de Sorocaba e a 84 quilômetros de Itu e de Piedade. O acesso pode ser feito pelas rodovias Castello Branco e Raposo Tavares (via rodovia Senador Laurindo Dias Minhoto).

*Com informações da Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Tatuí.

Confira mais notícias da Região Metropolitana de Sorocaba (RMS) na Agenda Metropolitana e na página  Sorocaba de Todos

Galeria

Confira a galeria de fotos