Buscar no Cruzeiro

Buscar

Três espetáculos gratuitos neste fim de semana em Tatuí

26 de Setembro de 2019 às 20:40

Marinaldo Cruz

Quem aprecia música tem pelo menos três bons motivos para visitar Tatuí neste fim de semana. São os espetáculos gratuitos que o Conservatório Dr. Carlos de Campos apresenta entre sexta-feira e domingo (de 27 a 29). A programação inclui concertos da Orquestra Sinfônica e da Big Band, além de recital de violão e acordeão.

O repertório vai de Korsakov, Gershwin, Mussorgsky e Bach a Agustin Barrios. Além dos clássicos, o público terá oportunidade de conhecer músicas de Carlo Domeniconi, Hudson Nogueira e Cláudio Sampaio.

As apresentações acontecem no Teatro Procópio Ferreira, no próprio Conservatório e na praça da Matriz de Tatuí.

Confira a programação completa.

Orquestra Sinfônica do Conservatório de Tatuí faz concerto gratuito no sábado (28) Orquestra Sinfônica do Conservatório de Tatuí faz concerto gratuito no sábado (28). Crédito da foto: Divulgação

 

Orquestra interpreta Korsakov, Gershwin e Mussorgsky

O Teatro Procópio Ferreira recebe neste sábado (28), às 20h, a Orquestra Sinfônica do Conservatório de Tatuí. Serão apresentadas músicas de Rimsky-Korsakov e George Gershwin, além de Modest Mussorgsky. O concerto terá solo da pianista Cristiane Bloes e regência do maestro Edson Beltrami. A entrada é gratuita e os ingressos já podem ser retirados na bilheteria do teatro.

[irp posts="167619" ]

 

A grande Páscoa russa

De acordo com o maestro, o concerto em Tatuí começa com a Abertura da “A grande Páscoa russa, Op. 36”, de Korsakov. “É a terceira das músicas de Korsakov para orquestra – depois do Capricho Espanhol e de Shéhérazade. A peça evoca diversos temas de cantos religiosos do ofício da Páscoa, a partir do dogma cristão da Ressurreição de Cristo”, comenta Beltrami.

Rhapsody in Blue

Em seguida, o grupo executará a peça “Rhapsody in Blue”, de George Gershwin, com participação solo da pianista Cristiane Bloes.

“Em 1924, a convite do maestro Paul Whiteman, Gershwin concebeu sua composição mais célebre. Apesar de hesitar, devido à polêmica que seu estilo, misturando elementos de jazz e música erudita, vinha causando desde seu primeiro sucesso, a canção ‘Swanee’ interpretada por Al Jonson no musical Simbad. Porém, apesar dos receios, ele aceitou a tarefa”, lembra Beltrami.

A composição foi utilizada no filme “Fantasia 2000” da Disney. Durante a apresentação, era mostrada a vida de diferentes pessoas e suas próprias dificuldades. A animação foi ambientada em Nova York, cidade natal de Gershwin. Porém, uma versão mais curta da música foi utilizada no álbum “Música para Acampamentos”, da banda Legião Urbana.

Quadros de uma exposição

Por fim, a Orquestra Sinfônica interpreta “Quadros de uma exposição”, de Modest Mussorgsky, com orquestração de Maurice Ravel. “Quadros de uma exposição – Uma lembrança de Viktor Hartmann" é uma música (suíte) escrita para piano em 1874.

Viktor Hartmann, arquiteto e pintor, grande amigo de Mussorgsky, havia falecido em 1973, aos 39 anos de idade. Em março de 1874, estava acontecendo uma exposição de seus quadros em uma galeria de São Petersburgo. Após visitá-la, o compositor resolveu prestar uma homenagem ao amigo. Escolheu dez dentre os quadros expostos e compôs uma música para cada um deles. Assim, através de um tema comum – ‘Promenade’ – uniu as várias partes da peça”, destaca Beltrami.

Pianista Cristiane Bloes acompanha a Orquestra Sinfônica de Tatuí no concerto deste fim de semana Pianista Cristiane Bloes acompanha a Orquestra Sinfônica de Tatuí no concerto deste fim de semana. Crédito da foto: Divulgação

 

Cristiane Bloes é mestre em música e bacharel em piano pela Unesp. Além disso, tem pós-graduação em psicopedagogia e diploma em piano clássico e popular pelo Conservatório de Tatuí. Recebeu vários prêmios nacionais e internacionais. Já se apresentou na Itália, Alemanha, Suíça, EUA,além de Chile, Turquia, Hungria. Acompanhou, entre outros, Allan Parsons, Alice Cooper, John Anderson, Tony Hadley, Zizi Possi e Ney Matogrosso.

Serviço - O Teatro Procópio Ferreira fica na rua São Bento, 415, no centro de Tatuí.

 

Acordeonista Fernando Ávila promove dois workshops e comanda espetáculo gratuito Acordeonista Fernando Ávila promove dois workshops e comanda espetáculo gratuito. Crédito da foto: Divulgação

 

Recital e workshop de acordeão

O acordeonista, compositor e professor gaúcho Fernando Ávila coordenará dois workshops e fará um recital de música. O workshop “Acordeão: por dentro do fole” acontece na sexta-feira (27), às 14h, e no sábado (28), às 8h.

Também no sábado, só que às 18h, acontece o recital. O repertório inclui, na primeira parte, “As Montanhas” (Madredeus), “Cynthia”, “In Walked Wolfie” e “Take Ten” (Frank Marocco). Em seguida, o acordeonista apresenta “Tango Bolero”, “Luna”, “Aragana”, “Aurora” e “Le Petit Chat Boris” (Fernando Ávila).

No entanto, o espetáculo ainda terá “Milonga del Sur” (Fernando Ávila e Felipe Martini), “Sob os céus de Paris” (Hubert Giraud e Jean Dréjac), “Pra ti guria” e “Milonga para as Missões” (Gilberto Monteiro). Por fim, Ávila interpretará as músicas “Doce Saudade” (Albino Manique e Francisco Castilhos) e “Tango Apasionado” (Astor Piazzolla).

Além dessas canções, o recital terá “Tango – per una notte d’amore immaginaria” (Roberto Caberlotto) e “Libertango” (Astor Piazzolla), com participação de Braulio Vidile.

Serviço - O Conservatório de Tatuí está localizado na rua São Bento, 415, no Centro.

Conservatório de Tatuí se apresenta nesta sexta e sábado Big Band do Conservatório de Tatuí se apresenta nesta sexta e sábado. Crédito da foto: Divulgação

 

Big Band homenageia mestres

No domingo (29), a Big Band do Conservatório de Tatuí, apresenta às 11h, o concerto “Homenagem aos Grandes Mestres”. Igualmente, o evento integra as comemorações dos 65 anos da instituição e vai homenagear diversos músicos e professores. Além disso, o repertório traz composições do músico e professor Hudson Nogueira, várias delas inéditas.

O compositor escreveu várias músicas para homenagear artistas, além de professores que passaram pela sua vida. “Quando o diretor do Conservatório comentou que queria fazer essa série de homenagens, vi ali uma oportunidade de apresentar esse projeto. Então, reuni composições que eu já tinha e escrevi outras, que resultaram neste concerto com a Big Band”, comenta.

Repertório eclético

Entre as composições destacam-se: “Pingo no Choro” (homenagem ao pai), “Seu Juca”, “Alan Palma” e “Mil pedidos” (homenagem a “Buda”). O espetáculo continua com “Galhardeando” (para o professor Galhardi) e “Virtuoso” (para Séttimo Paioletti). A série ainda inclui, por fim, as músicas “Tema Pro Vinícius” (Vinícius Dorin), “Capitão no Frevo” (para “Capitão”), “Neves” (ao maestro Antonio Carlos Neves Campos) e “Paulo Braga”.

“Todos estes, apesar de profissionais atuantes na capital paulista, tinham forte ligação com o Conservatório. Estudei música, por exemplo, com Paioletti e Capitão quando criança. Alan foi colega de trabalho. Professor Galhardi foi professor de muitos trombonistas, hoje professores da escola. Galhardi sempre me incentivou a compor. Enfim, sabemos que há muitos professores que merecem ser homenageados e muitos ficaram de fora porque faltaria tempo para escrever tantas peças, porém aqui estão aqueles com os quais mais convivi e aprendi”, acrescenta.

Quase 40 anos

A Big Band do Conservatório de Tatuí existe desde 1975. Com uma formação versátil, o grupo acumula um repertório com grande variedade de gêneros musicais – por exemplo, canções para animar festas dançantes e musica instrumental contemporânea, do jazz tradicional à música brasileira de vanguarda. A coordenação é do trompetista e professor Cláudio Sampaio “Cambé”.

Música na Praça – A Big Band também será atração do Projeto Música na Praça deste fim de semana. O grupo se apresenta no coreto da Praça da Matriz de Tatuí neste sábado (28), às 11h.

Serviço – No sábado (28), a apresentação será na Praça da Matriz de Tatuí. No domingo (29), o concerto acontece no Teatro Procópio Ferreira, na rua São Bento, 415, no Centro.

Como chegar

Localizado no Oeste da Região Metropolitana de Sorocaba, o município de Tatuí está a 60 quilômetros de Sorocaba e a 84 quilômetros de Itu e de Piedade. O acesso pode ser feito tanto pela rodovia Castello Branco como pela Raposo Tavares (via rodovia Senador Laurindo Dias Minhoto).

*Com informações da Assessoria de Imprensa do Conservatório de Tatuí.

Confira mais notícias da Região Metropolitana de Sorocaba (RMS) na Agenda Metropolitana assim como na página  Sorocaba de Todos

Galeria

Confira a galeria de fotos