Buscar no Cruzeiro

Buscar

Teatro Móvel estaciona em Mairinque com a ‘Caixola de histórias’

29 de Maio de 2019 às 14:19

Marinaldo Cruz Filho

Programa com oficinas, contação de histórias e teatro é apresentado e duas escolas e em uma praça de Mairinque na sexta e no sábado Programa com oficinas, contação de histórias e teatro é apresentado e duas escolas e em uma praça de Mairinque (REPRODUÇÃO)

Oficinas, contação de histórias, espetáculos teatrais – incluindo causos da cidade - e interação com o público. Estas são algumas das atrações do projeto Teatro a bordo, que estaciona em Mairinque no próximo fim de semana para apresentar o projeto “Caixola de histórias”. A programação cultural gratuita será desenvolvida durante dois dias em três locais, com o apoio de um caminhão-palco . Na sexta-feira (31), o projeto itinerante acontece em duas escolas e, no sábado, estará na Praça Kico e Chico, no Jardim Cruzeiro.

11 anos na estrada

Completando 11 anos de estrada e mais de 300 cidades visitadas, o projeto de teatro itinerante percorrerá mais alguns milhares de quilômetros em 2019 para contar histórias recolhidas nas cinco regiões brasileiras.

O Teatro a bordo – Caixola de histórias é equipado com palco embarcado em um contêiner, tenda para abrigar a plateia e banquinhos. Um diferencial com relação a projetos desse tipo é a utilização de energia solar para abastecer os equipamentos de som e sistema de iluminação.

Pensado para a criançada

Toda a programação do Teatro a bordo - Caixola de histórias foi pensada para contemplar as crianças. Para a sexta-feira estão previstas animadas apresentações nas escolas, com oficinas de confecção de bonecos e de contação de histórias. Essas atividades são uma preparação para as apresentações abertas ao público, no sábado.

“A proposta é que as famílias de Mairinque e região tenham a oportunidade de desfrutar gratuitamente de um final de semana com programação cultural de alta qualidade, o que reflete diretamente na formação cidadã das pessoas”, ressalta Sergio Ribeiro, gestor de Comunicação da CCR ViaOeste e CCR RodoAnel. As empresas são parceiras do Ministério das Cidades na viabilização do projeto Teatro a bordo.

Caixola de histórias reúne expressões culturais de todas as parte do Brasil Caixola de histórias reúne expressões culturais de todas as parte do Brasil (REPRODUÇÃO)

Diversidade cultural

A trupe do Teatro a bordo criou seu novo espetáculo, ‘Caixola de histórias’, pensando na diversidade cultural do Brasil. A equipe utiliza técnicas do teatro de animação, sombras, música ao vivo e o improviso tradicional da commedia dell’arte para encenar pequenas histórias que retratam o misticismo indígena, a resistência do povo, a força da natureza e a alegria das festas populares.

“Retratar histórias das cinco regiões do país ainda não foi suficiente para mostrar a força da cultura popular. Pensamos então em trazer o público para a cena, onde a participação de todos se faz necessária para o desfecho da peça, tornando o espetáculo ainda mais vivo", destaca a produtora Talita Berthi.

Histórias da cidade

Para finalizar a montagem, homenageando a cidade onde o contêiner-palco está estacionado, uma nova cena é criada com base nos registros da memória popular local coletados em uma oficina de contação de histórias, que acontece no primeiro dia do projeto na cidade. A oficina é aberta a educadores, artistas e interessados (confira mais detalhes abaixo).

As atividades não se restringem apenas ao local onde o contêiner-palco estaciona. Assim como faz o circo em sua chegança, os artistas realizam cortejos pela cidade e intervenções nas escolas públicas um dia antes, com brincadeiras e informações sobre a programação, além de atividades formativas com crianças e educadores. Depois, o contêiner se transforma em palco para as apresentações gratuitas e abertas ao público.

Programa do Teatro a bordo objetiva levar entretenimento e cultura às crianças Programa do Teatro a bordo objetiva levar entretenimento e cultura às crianças (REPRODUÇÃO)

Duas escolas e uma praça

Em Mairinque a programação do Teatro a bordo será desenvolvida nas escolas Professora Maria Ignês Blanco Abreu e Professor Paulo Freire, além da Praça Kiko e Chico, no Jardim Cruzeiro. Confira a agenda:

• Sexta-feira (31 de maio) - Atividades nas escolas

- Das 8h às 15h30 – Cortejo de chegada dos artistas nas escolas

- 15h30 – Escola Municipal Professora Maria Ignês Blanco Abreu (rua Prudente de Moraes, 100, no bairro Nova Mairinque) – Oficina de confecção de bonecos brincantes

- 19h30 – Escola Municipal Professor Educador Paulo Freire (avenida Mitsuke,989, no Jardim Cruzeiro) – Oficina de contação de histórias

• Sábado (1º de junho) - Apresentações na Praça

- 11h - Cortejo de chegança dos artistas no bairro

- 16h - Teatro “Sessão solene - A princesa e o gigante”

Dois amigos divertem a plateia com fatos e personagens do imaginário popular e contam a saga de uma princesa que encontrou um gigante. Com Douglas Zanovelli e Leo Porto.

- 17h - Apresentações dos artistas da cidade (grupo de dança Move on e grupo Theatron, com o espetáculo “O sonho encantando de Olívia”)

- 19h - Sessão de vídeo

- 19h30 - Teatro “Caixola de histórias”

Exaltando a cultura de todas as regiões do Brasil, uma caixa de aço mágica se revela uma personagem dotada de memória. Com a ajuda de uma trupe de artistas, a Caixola passeia por suas histórias e precisa abocanhar um conto local para seguir viagem. Com Cida Cunha, Douglas Zanovelli, Edivaldo Costa, Juliana Lima e Leo Porto.

Serviço

A programação do Tetro a bordo – Caixola de histórias é gratuita e livre para todos os públicos.

Para participar da Oficina de Contação de Histórias basta enviar um e-mail com nome e telefone para [email protected]. A idade mínima é 18 anos.

Mais i informações sobre o projeto podem ser obtida no site do Teatro a bordo.

O Município de Mairinque está localizado no Oeste da Região Metropolitana de Sorocaba (RMS) a seis quilômetros de São Roque, a 30 quilômetros de Sorocaba e a 55 quilômetros de Itu.

Confira mais notícias da Região Metropolitana de Sorocaba (RMS) na Agenda Metropolitana e na página Sorocaba de Todos

Galeria

Confira a galeria de fotos