Buscar no Cruzeiro

Buscar

Tapiraí: Expo Gengibre tem 15 shows gratuitos e comida típica

03 de Julho de 2018 às 14:07

Por Marinaldo Cruz Filho

[email protected]

Que tal assistir a 15 shows gratuitos – incluindo roda de viola, rock e taiko –, participar de cavalgada, adquirir produtos agrícolas diretamente dos produtores e, de quebra, degustar dezenas de receitas à base de gengibre? Pois essas são apenas algumas atrações da 17ª Expo Gengibre e da 37ª Feira Agrícola, que acontecem no próximo fim de semana, em Tapiraí, com entrada gratuita.

Os dois eventos ocorrem simultaneamente, na Praça de Eventos Matheus Ricciardi, localizada no centro da cidade. A estrutura de aproximadamente 10 mil metros quadrados abriga áreas cobertas para o público dos espetáculos e também na praça de alimentação.

Programação da Expo Gengibre 2018 tem atrações para todos os gostos - REPRODU��O: FACEBOOK

Programação da Expo Gengibre 2018 tem atrações para todos os gostos - REPRODUÇÃO: FACEBOOK

Entre os comes e bebes, o prato principal é o delicioso frango com gengibre. Porém, as opções para sobremesas e acompanhamentos vão desde bolos, doces, conservas, molhos, temperos e chás, até o tradicional quentão e a exclusiva cerveja artesanal.

A festa será aberta na noite de sexta-feira (6), com dois espetáculos gospel. O grupo da Igreja do Evangelho Quadrangular de Tapiraí se apresenta às 19h30. Logo em seguida, às 20h30, quem sobe ao palco é o cantor Elias Silva. A noitada prossegue com os shows da cantora e compositora Andreia Barros (21h30) e da dupla Flávia & Marcos Paulo (22h30). O primeiro dia da Expo Gengibre termina ao som das bandas de rock Megazord e Rock Station.

Dupla sertaneja Lucas & Luan encerra a segunda noite da festa (sábado, dia 7) - REPRODU��O: FACEBOOK

Dupla sertaneja Lucas & Luan encerra a segunda noite da festa (sábado, dia 7) - REPRODUÇÃO: FACEBOOK

Nos dois dias seguintes, os portões do "Matheus Ricciardi" abrem às 10h da manhã. No sábado (7), a programação musical começa mais cedo. Às 15h, o grupo Hakuryuy Dayko mostra a tradição japonesa do taiko. Pouco depois, às 17h, o embalo da festa muda de ritmo, passando para o afro do Grupo de Capoeira Guerreiros de Zumbi. Na sequência, vêm os shows de Mariana Godoi (19h) e Paula Cavalciuk (20h30). Os clássicos de Raul Seixas serão relembrados a partir das 21h30 com o cover mais famoso do "maluco beleza", Roberto Seixas. A noite de sábado será fechada no embalo da dupla sertaneja Lucas & Luan.

Carreiro & Capataz é uma das atrações da Expo Gengibre no domingo (8) - REPRODU��O: FACEBOOK

Carreiro & Capataz é uma das atrações da Expo Gengibre no domingo (8) - REPRODUÇÃO: FACEBOOK

Frango com gengibre é a estrela da praça de alimentação da Expo Gengibre - REPRODU��O: FACEBOOK

Frango com gengibre é a estrela da praça de alimentação da Expo Gengibre - REPRODUÇÃO: FACEBOOK

A Cavalgada do Turvo a Tapiraí abre a agenda de domingo (8), às 10h. No mesmo horário, no recinto da festa, acontece o encontro de violeiros mais aclamado da região. Neste ano, estão confirmadas as participações de Chester Viola, José Alberto ¿ o cancioneiro da serra ¿, Tino Camargo e João Augusto e Trio Manacás, entre outros.

Os diversos estilos sertanejos dão o tom da última noite da Expo Gengibre 2018. A partir das 19h, três duplas colocam o público para dançar: Newton & Willian, Marco Paulo & Marcelo ¿ os filhos de Milionário e José Rico ¿ e, encerrando, Carreiro & Capataz.

Feira agrícola

Também no domingo acontecem a venda e a retirada dos produtos expostos na 37ª Feira Agrícola de Tapiraí. De acordo com a Prefeitura, a mostra reúne dezenas de espécies de frutas, legumes e verduras, entre outros itens cultivados no município.

A Expo Gengibre é realizada pela Divisão Municipal de Turismo e Cultura, com apoio da Associação Cultural e Esportiva de Tapiraí (Acet), da Câmara Municipal, da Comissão de Agricultores e da Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo.

Homenagem aos japoneses

Neste ano, o evento criado para divulgar estimular o consumo de gengibre, um dos principais produtos agrícolas tapiraienses, presta homenagem aos japoneses, povo que ajudou a desbravar o município. O próprio programa da festa, distribuído pela Prefeitura, destaca que em 18 de junho se comemorou os 110 anos do início da imigração nipônica para o Brasil.

SERVIÇO- O município de Tapiraí está localizado no extremo sul da Região Metropolitana de Sorocaba. Fica a 70 quilômetros de Sorocaba, 84 quilômetros de São Roque e a 100 quilômetros de Itu.