Buscar no Cruzeiro

Buscar

Sítio de Piedade promove festival de orquídeas, cactos e suculentas

07 de Dezembro de 2018 às 11:41

Festival reúne dezenas de espécies de orquídeas, cactos e suculentas (DIVULGAÇÃO)

Por Marinaldo Cruz Filho

Está em busca de um programa saudável e diferente para desfrutar com a família inteira neste fim de semana? Que tal um passeio relaxante em meio à natureza, para apreciar, adquirir e aprender sobre plantas ornamentais e, ainda, saborear pratos da gastronomia oriental? Pois todos esses atrativos e muitos outros estão reunidos no 2° Festival de Orquídeas, Cactos e Suculentas, que acontece na zona rural de Piedade, de quinta-feira (7) a domingo (9). O local fica a cerca de 10 quilômetros do centro da cidade. Entrada e estacionamento são gratuitos.

O Festival acontece no Sítio Sakaguti, na mesma estrutura onde há 12 anos é realizado o Colha & Pague do Kaki Fuyu, um dos eventos mais bem sucedidos do agroturismo paulista. A família Sakaguti, proprietária do lugar e organizadora da mostra, informa em sua página no Facebook, que preparou inúmeras novidades para a edição deste ano. “A ideia é de proporcionar um dia agradável para todos os visitantes, independentemente da idade e dos interesses de cada um”, resume um post convidando para a festa.

Cactos Cactos estão entre os destaques do festival que acontece em Piedade (DIVULGAÇÃO)

Cursos gratuitos

Além da comercialização e cursos gratuitos de orquídeas, cactos e suculentas, o evento também oferece workshop sobre o manejo das plantas ornamentais e oportunidade para aqueles que desejam expor seus produtos. Dessa maneira, durante o passeio peculiar, que pode se prolongar durante um dia inteiro, os turistas visitam o Museu Sakaguti, que reúne objetos típicos do Japão, conhecem um jardim silvestre – cultivado com cosmos, o popular beijo-de-moça, de diversas cores – e compram presentes de Natal para parentes e amigos na feira de artesanato que reúne obras dos artistas piedadenses.

Festival de Orquídeas Festival oferece estrutura para um dia inteiro de lazer em família (DIVULGAÇÃO)

Culinária japonesa

Um atrativo do Colha & Pague do Kaki Fuyu que se repete no Festival de Orquídeas, Cactos e Suculentas é a praça de alimentação sui generis. Neste ano, além das inúmeras opções de pratos doces e salgados confeccionados com caqui – incluindo bolos, tortas, pastéis, sucos e sorvetes –, o público pode se fartar com delícias da cozinha típica japonesa, não faltando os tradicionais yakissoba, temakis, sushi e sashimi, entre outros.

Festival de Orquídeas Dezenas de espécies de orquídeas, cactos e suculentas podem ser vistas e adquiridas (DIVULGAÇÃO)

Cenário de montanha

O sito de aproximadamente seis alqueires está localizado na Serra de Paranapiacaba, no bairro Sarapuí de Cima. Fica próximo à antiga comunidade italiana conhecida como Vila Elvio, uma minicidade inteiramente construída nas décadas de 1930/40 que parou no tempo. A propriedade dos Sakaguti, família de origem japonesa, é famosa por ser pioneira na produção do caqui da espécie fuyu no Brasil. Atualmente com mil pés dessa fruta, o local é visitado por cerca de 10 mil pessoas todos os anos, entre o final de abril e meados de maio, durante a inusitada festa que permite aos visitantes, colher e degustar caquis no meio da plantação.

Cartaz Programa inclui cursos e workshops gratuitos (REPRODUÇÃO)

Como chegar

O Sítio Sakaguti está localizado no bairro Sarapuí de Cima, na zona rural de Piedade. O acesso é feito pela SP-79 (Rodovia Padre Guilherme Hoover), até o Bairro dos Pintos, no quilômetro 123, e, a seguir, pela Estrada Municipal da Vila Élvio. A visitação acontece das 9h às 17h. Mais informações e agendamento para grupos podem ser feitos pelos telefones (15) 99700-0424 ou 98149-3020 e no Facebook.

A cidade de Piedade fica no Sul da Região Metropolitana de Sorocaba, a 28 quilômetros de Salto de Pirapora, a 30 quilômetros de Sorocaba e a 69 quilômetros de Itu.

Galeria

Confira a galeria de fotos