Buscar no Cruzeiro

Buscar

“Senhora dos Afogados” tem apresentação gratuita em Tatuí

14 de Dezembro de 2018 às 08:43

Senhora dos Afogados Recomendado para maiores de 18 anos, peça coloca em xeque a consciência humana (DIVULGAÇÃO)

Marinaldo Cruz Filho

A Cia. de Teatro do Conservatório de Tatuí encerra a temporada 2018 nesta sexta-feira (14), com a peça “Senhora dos Afogados”. De autoria de Nelson Rodrigues, um dos maiores dramaturgos brasileiros de todos os tempos, o texto conta a história da família Drummond, assombrada por um crime cometido no passado e que volta à tona, trazendo revelações, verdades, surpresas e mais sofrimento para todos. A apresentação será no Teatro Procópio Ferreira, às 20 horas, com entrada gratuita. O espetáculo é recomendado para maiores de 18 anos.

Nelson Rodrigues Texto é um dos mais emblemáticos do dramaturgo Nelson Rodrigues (DIVULGAÇÃO)

Erro de consequências drásticas

De acordo com o coordenador do grupo e diretor da peça, Rogério Vianna, “Senhora dos Afogados” retrata um erro de 19 anos, um crime cometido no dia do casamento do patriarca Misael com a estrangeira Eduarda. Moema, filha do noivo, desejando ser a única mulher da casa, toma uma atitude desesperada e vê seu destino definhar pelas próprias mãos. E no último instante de sua vida, um flashback traz à tona toda a verdade sobre a sua história. “A concepção do espetáculo ocorre neste último instante, na hora da agonia, da solidão. E no momento de desespero, quem olha para nós, por nós?”, comenta o diretor.

A obra integra o Projeto “N Rodrigues” desenvolvido pela Cia. de Teatro como meta pedagógica de 2018. “O ‘N’ é de Nelson, mas não por acaso, é também uma letra considerada incógnita, indica algo desconhecido e que se pretende conhecer”, acrescenta Rogério Vianna.

Conservatório de Tatuí Alunos e professores do Conservatório de Tatuí atuam juntos na peça (DIVULGAÇÃO)

O texto, escrito em 1947, segue a linha de outras obras de Nelson Rodrigues, como ‘Álbum de Familia’ (1945), ‘Anjo Negro’ (1946) e ‘Dorotéia’ (1949), com uma simbologia que se aproxima das tragédias gregas.

Professores e alunos em cena

A Cia. de Teatro é um Grupo Artístico do Conservatório Dr. Carlos e Campos (Conservatório de Tatuí), formado por professores e alunos bolsistas do Setor de Artes Cênicas da instituição. Foi fundado em 2009, com a missão de proporcionar aos estudantes a oportunidade de atuar ao lado de profissionais e de enriquecer sua formação.

O Conservatório de Tatuí é gerido pelo Governo do Estado e contando com o apoio cultural de CCR SPVias e Coop.

Senhora dos Afogados Escrita há mais de 70 anos, "Senhora dos Afogados" continua um tema atual (DIVULGAÇÃO)

SERVIÇO – O Teatro Procópio Ferreira está localizado na Rua São Bento, 415, no Centro de Tatuí. Mais informações põem ser obtidas pelo telefone (15) 3205-8431 e no site do Conservatório

*Com informações da Assessoria de Imprensa do Conservatório de Tatuí.

Galeria

Confira a galeria de fotos