Buscar no Cruzeiro

Buscar

Semana do Meio Ambiente de Iperó tem atrações para a família inteira

31 de Maio de 2019 às 13:22

Marinaldo Cruz Filho

Visita monitorada à Floresta Nacional de Ipanema é uma das atividades da Semana do Meio Ambiente de Iperó Visita monitorada à Floresta Nacional de Ipanema é uma das atividades da Semana do Meio Ambiente de Iperó (REPRODUÇÃO)

Visitas à Fazenda Ipanema, palestra, contação de história, troca de livros e brinquedos, painel interativo, banca de Pancs, oficina de horta vertical e doação de mudas são algumas das atividades da Semana do Meio Ambiente, que acontece em Iperó. A programação desenvolvida pela Secretaria de Meio Rural, Ambiente e Turismo (Serat) começou nesta quinta-feira (30) e prossegue até sexta-feira da semana que vem (7 de junho). O tema deste ano é “O Planeta que queremos: um mundo sustentável e com igualdade social”.

A Prefeitura explica que a agenda recheada de atividades tem como objetivos incentivar a preservação ambiental e apresentar à população a possibilidade de uma vida mais conectada com a natureza.

Troca de livros, oficina e plantas

Durante a Sema do Meio Ambiente de Iperó, a praça Padre Calixto (Praça da Matriz) será o lugar de troca de livros e brinquedos, painel interativo, banca de Pancs (Plantas Alimentícias Não Convencionais) e uma oficina de horta vertical – adequada para quem não tem muito espaço na casa.

Visita à Fazenda Ipanema

A Floresta Nacional de Ipanema (Flona) também é um dos destinos da Semana do Meio Ambiente, já que visitas monitoradas pelo Projeto Guardiões da Floresta acontecerão no local, durante os dias 2 e 3 de junho. Mediante inscrição prévia, a viagem é aberta ao público, com transporte saindo do Terminal Rodoviário.

Palestra: o papel de cada um

Para os alunos da Escola Henory, haverá uma palestra, também no dia 3, com o tema “A propriedade e os aspectos ambientais”, realizada pela bióloga Alessandra Ergesse Machado, doutora em biodiversidade vegetal e meio ambiente.

Plantio e doação de mudas

A rua Sorocaba e a área do Bela Vista, próxima ao Distrito Industrial, receberão mais plantios de mudas nativas no dia 4 (terça-feira). A população também poderá ganhar mudas de diversas espécies de árvores durante o Pedágio Ecológico que será realizado ao longo do dia na Rodoviária Municipal e na Subprefeitura, em George Oetterer.

Contação de histórias

Já no Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho (quarta-feira), acontece a inauguração da Sala de Leitura, na Estação Ambiental (rua Durvalino Pereira Inácio s/n°, Jardim Santa Cruz), onde ocorrem atividades como contação de histórias e gincanas. No mesmo dia, a Flona é palco dos lançamentos do Comitê de Educação Ambiental e do livro do 1° Workshop de Educação Ambiental.

Energia fotovoltaica

Na quinta-feira (6), quem abre as portas à visitação é o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) de Boituva, para expor sua Instalação do Sistema de Energia Fotovoltaica.

Nascente modelo

Na sexta-feira (7), acontece o lançamento da Nascente Modelo, no Assentamento Bela Vista, com visita monitorada ao local.

Coleta seletiva

Para encerrar a Semana do Meio Ambiente, a Prefeitura de Iperó, em parceria com a Serat e a Secretaria de Transportes e Serviços Municipais, oficializa a ampliação do projeto de Coleta Seletiva na cidade, passando a abranger os condomínios Jardim Sartorelli e Vale das Orquídeas, assim como os bairros Capoavinha, Jardim Santa Cruz e Portal do Cedro.

Serviço

Mais informações sobre a Semana do Meio Ambiente de Iperó podem ser obtidas no site da Prefeitura.

O Município de Iperó fica no centro da Região Metropolitana de Sorocaba, a 75 quilômetros de Piedade, 60 quilômetros de Itu e 28 quilômetros de Sorocaba.

Confira mais notícias da Região Metropolitana de Sorocaba (RMS) na Agenda Metropolitana e na página Sorocaba de Todos

Comentários

Galeria

Confira a galeria de fotos