Buscar no Cruzeiro

Buscar

República do Blues reúne quatro shows gratuitos em Itu no feriado

15 de Novembro de 2019 às 10:48

Evento musical em comemoração à Proclamação da República reúne quatro bandas em Itu Evento musical em comemoração à Proclamação da República reúne quatro bandas em Itu. Crédito da foto: Divulgação

 

Itu, o berço da República Brasileira, comemora os 130 anos da Proclamação de República neste 15 de novembro (feriado nacional), com mais um República do Blues. O espetáculo já tradicional durante as comemorações da Proclamação da República, acontece na Praça Padre Miguel (Matriz), a partir das 13h30. Além das atrações imperdíveis, a entrada é gratuita.

Veja como foi o República Blues de 2018.

[irp posts="179579" ]

 

Dixie Jazz Band abre a programação às 13h30, na Praça da Matriz Dixie Jazz Band abre a programação às 13h30, na Praça da Matriz. Crédito da Foto: Reprodução/Facebook

 

República do Blues começa com a Dixie Jazz Band

Neste ano, quatro atrações marcarão presença no República do Blues. Abrindo o evento, a Dixie Jazz Band chega com as mesmas características das primeiras bandas de Jazz de New Orleans. Isso significa, por exemplo, interação direta com o público, levando a música para bem perto dos espectadores.

 

One man band Murilo Augustus canta e toca simultaneamente violão, gaita, cajon, kazoo e pandeiro de pé One man band Murilo Augustus canta e toca simultaneamente violão, gaita, cajon, kazoo e pandeiro. Crédito da foto: Divulgação

 

 Murillo Augustus: one man band

Logo depois, às 15h30, Murillo Augustus sobe ao palco com seu repertório refinado. O show combina a carreira autoral com o formato one man band. Além de cantar, o artista é sua própria banda. Toca simultaneamente violão, gaita, cajon, kazoo e pandeiro de pé.

Outras características do espetáculo são, por exemplo, os sons autorais. Assim, o setlist do artista se destaca pela presença dos hinos do folk, do blues e do rock, abrangendo especialmente a nata das décadas de 1940 a 1970.

Por fim, o público é surpreendido com rendições inspiradas dos clássicos de grandes ícones da música mundial. A lista inclui tanto Bob Dylan, Neil Young, Johnny Cash e John Lennon. Bob Marley, Beatles, Rolling Stones, Raul Seixas, Rita Lee e Mutantes são igualmente destacados no show.

Reunindo influências culturais diversas, a banda sorocabana Monoclub é uma das atrações do República do Blues Reunindo influências culturais diversas, a banda sorocabana Monoclub é uma das atrações do República do Blues. Crédito da foto: Reprodução/Facebook

 

Monoclub combina influências

Logo depois, o espetáculo recebe o Monoclub. O grupo sorocabano de música alternativa brasileira, assume a cena às 17h30. A partir das experiências práticas e concretas da estrada e da rotina do artista independente brasileiro, o encontro do conjunto com culturas diferentes das Américas mostra a originalidade sonora criada nas canções autorais compostas em português.

Assim, a banda mostra, por exemplo, como as influências do norte de Pokey LaFarge e Hank Williams podem se unir à chicha peruana de Los Detellos e, do mesmo modo, com melodias derivadas do samba.

Vasco Faé, considerado referência do blues (na foto em apresentação no Program do Jô), encerra o República Blues 2019 Faé, referência do blues (na foto em apresentação no Program do Jô), encerra o República Blues 2019. Crédito da foto: Reprodução/Facebook

 

Vasco Faé encerra o República do Blues

Encerrando o República do Blues, às 19h30 é a vez do trabalho solo de Vasco Faé. O artista é uma referência nacional tanto no cenário do blues como na criatividade artística. Com 23 anos de carreira profissional, ele já lançou três CDs solos. O  lançamento mais recente da carreira é um show ao vivo.

Faé gravou, igualmente, participações em incontáveis discos de artistas de gêneros, sempre com sua personalidade marcante e estilo inconfundível. Além disso, é o autor das mais antológicas versões bluesy de músicas brasileiras, como o Trem das 11 e Medo da Chuva, entre outras.

Estima-se que Faé já realizou mais de 1.900 apresentações pelo País. Por outro lado, também dividiu palco com inúmeros artistas, tais como Herbert Viana, Nando Reis e Dinho Nascimento. Juntamente com Pitty e Caetano Veloso estrelou apresentações elogiadas pela crítica especializada.

Serviço

República do Blues

Local:  Praça Padre Miguel (Matriz), no centro de Itu

13h30 – Dixie Jazz Band

15h30 – Murillo Augustus

17h30 – Monoclub

19h30 – Vasco Faé

Informações: portal da Prefeitura de Itu

Itu está localizado no nordeste da Região Metropolitana de Sorocaba. Fica a 40 quilômetros de Sorocaba, a 120 quilômetros de São Miguel Arcanjo e a 80 quilômetros de Tatuí.

Confira mais notícias da Região Metropolitana de Sorocaba (RMS) na Agenda Metropolitana, assim como  na página Sorocaba de Todos

Galeria

Confira a galeria de fotos