Buscar no Cruzeiro

Buscar

Quarta-feira tem concerto da Camerata de Violões do Conservatório de Tatuí

21 de Maio de 2019 às 13:21

Marinaldo Cruz Filho

Camerata de Violões do Conservatório de Tatuí apresentante repertório que vai do clássico à Bossa Nova Camerata de Violões do Conservatório de Tatuí apresentante repertório que vai do clássico à Bossa Nova (DIVULGAÇÃO)

Um concerto da Camerata de Violões do Conservatório de Tatuí é o cartaz desta quarta-feira (22), a partir das 19h30, no Museu Histórico Paulo Setúbal. O repertório do grupo coordenado pelo renomado violonista Edson Lopes inclui obras de compositores brasileiros e de vários outros países, variando do clássico à bossa nova. A entrada é gratuita.

A apresentação da Camerata de Violões faz parte da programação em comemoração ao Dia Municipal da Literatura Tatuiana, celebrado em 4 de maio. O evento desenvolvido por meio de parceria entre a Secretaria Municipal da Cultura e o Conservatório Dramático e Musical Dr. Carlos de Campos tem o objetivo de fomentar a produção artística e pedagógica, por meio de espetáculos levados aos diversos espaços públicos do município.

Excelência em clássico

A Camerata de Violões do Conservatório de Tatuí é a representante máxima da excelência no ensino de violão clássico da instituição. O grupo, formado em 1996, une professores-monitores e alunos bolsistas com a proposta de fornecer alto aperfeiçoamento artístico para os estudantes.

O primeiro trabalho desenvolvido pela Camerata de Violões do Conservatório de Tatuí foi o projeto “Garoto”, planejado para difundir as obras deste importante compositor brasileiro, precursor da Bossa Nova. A partir de 1998, o grupo passou a desenvolver frequentemente projetos de pesquisa e divulgação de compositores brasileiros, buscando a promoção da grande diversidade de obras escritas para o universo violonístico.

Camerata é coordenada pelo violonista Edson Lopes, que já se apresentou em vários países Camerata é coordenada pelo violonista Edson Lopes, que já se apresentou em vários países (REPRODUÇÃO)

Vê se te agrada

A ideia deu muitos frutos. Em 2000, a camerata lançou o lançamento do CD “Vê se te agrada”. Para promover o disco, o grupo se apresentou em diferentes pontos do Estado de São Paulo, em significativos eventos, entre eles a Semana Guiomar Novaes (1998), Festival de Inverno de Campos do Jordão (1998, 1999 e 2002) e Sala São Paulo (2001), além de concertos na Rádio MEC no Rio de Janeiro (1998).

Nos concertos realizados a partir de 2001, a Camerata do Conservatório de Tatuí passou também a receber solistas convidados, desenvolvendo repertório especialmente adaptado, transcrito ou arranjado, a fim de enriquecer a experiência do grupo. Nesse sentido, passou a se apresentar com violoncelo, coro, clarinete, e outros instrumentos.

A iniciativa foi registrada, em 2006, no CD “Convida”, no qual o violão figura ao lado de variados instrumentos em grandes clássicos da literatura musical com obras de Bach, Rossini, Vivaldi, Pachebel, Saint-Säens e Dvoràk, sem deixar de fora os brasileiros Villa-Lobos, Guerra Peixe, Villani-Côrtes e Zequinha de Abreu.

Serviço

O concerto da Camerata de Violões do Conservatório de Tatuí acontece nesta quarta-feira (21), a partir das 19h30, no Museu Histórico Paulo Setúbal, localizado na Praça Martinho Guedes, 98, no centro de Tatuí. A entrada é gratuita.

Mais informações sobre o espetáculo podem ser obtidas nos sites da Prefeitura de Tatuí e do Conservatório.

Localizado no Oeste da Região Metropolitana de Sorocaba, Tatuí está a 60 quilômetros de Sorocaba e a 84 quilômetros de Itu e de Piedade.

Confira mais notícias da Região Metropolitana de Sorocaba (RMS) na Agenda Metropolitana e na página Sorocaba de Todos

Comentários

Galeria

Confira a galeria de fotos