Buscar no Cruzeiro

Buscar

Porto Feliz recebe Orquestra Bachiana e João Carlos Martins

11 de Julho de 2019 às 13:29

Marinaldo Cruz Filho

Orquestra Bachiana Sesi-São Paulo se apresenta em Porto Feliz nesta sexta-feira Orquestra Bachiana Sesi-São Paulo se apresenta em Porto Feliz nesta sexta-feira (12) (REPRODUÇÃO)

 

Quem aprecia música erudita tem motivos de sobra para visitar Porto Feliz nesta sexta-feira (12). À noite, a Capital das Monções recebe a Orquestra Bachiana Filarmônica Sesi-SP e o maestro João Carlos Martins para a apresentação do concerto sinfônico mais aclamado dos últimos anos. O espetáculo começa às 20h e reúne obras de mestres erupeus do romantismo e do clássico, como Bach, Mozart e Brahms, até os brasileiríssimos Adoniran Barbosa e Beth Carvalho. O palco será montado na praça José Sacramento e Silva, a tradicional praça da Matriz. A entrada é gratuita.

Maior orquestra privada do país

A Bachiana Filarmônica fez seu primeiro concerto em 2004 na prestigiada Sala São Paulo. Desde então, vem se apresentando nas mais importantes salas de concerto do Brasil e também no exterior, com um repertório que inclui sinfonias de Beethoven, Brahms, Tchaikovsky e de outros grandes compositores eruditos. O grupo gravou as Suítes Orquestrais de Bach – compostas na primeira metade do século 18 -, consideradas como obras precursoras das grandes sinfonias compostas até os dias de hoje.

Em 2006, o maestro João Carlos Martins fundou a Orquestra Bachiana Jovem, que tinha por objetivo trabalhar na evolução musical de jovens musicistas e ao mesmo tempo democratizar a música clássica apresentando-se para pessoas que jamais tiveram acesso às salas de concerto. As apresentações estenderam-se desde pequenas cidades, como Sobradinho, até comunidades mais carentes, através da série de concertos em todos os Centros de Artes e Educação Unificados (CEUs) da Capital Paulista, além de inúmeras escolas públicas e praças pelo Brasil afora. A Bachiana Jovem também gravou sob a regência do maestro o CD “Paixões”, com faixas em que ele volta ao piano.

Adotada pelo Sesi

Em 2009 as duas orquestras fundiram-se, formando a Bachiana Filarmônica Sesi-São Paulo, um grupo composto por alguns dos melhores profissionais brasileiros, e de jovens que se destacaram sobremaneira no universo da música clássica no Brasil, no total de 65 músicos. Naquele ano, a orquestra foi adotada pelo Serviço Social da Indústria (Sesi) de São Paulo, passando a constituir a maior orquestra da iniciativa privada do Brasil, sem nunca abandonar seus ideais.

As apresentações da Bachiana, sempre com a regência do maestro João Carlos Martins, nas cidades do interior contam com o apoio das prefeituras municipais.

Repertório da Bachiana inclui desde compositores românticos e clássicos europeus até brasileiros Repertório da Bachiana inclui desde compositores românticos e clássicos europeus até brasileiros (REPRODUÇÃO)

 

Serviço

Mais informações sobre o concerto da Bachiana Filarmônica Sesi-São Paulo em Porto Feliz podem ser obtidas pelo telefone (15) 3261-9000, no site da Prefeitura Municipal e na página da Fundação Bachiana.

O município de Porto Feliz está localizado no norte da Região Metropolitana de Sorocaba, a 25 quilômetros de Boituva, a 27 quilômetros de Itu e a 55 quilômetros de Sorocaba.

Confira mais notícias da Região Metropolitana de Sorocaba (RMS) na Agenda Metropolitana e na página Sorocaba de Todos

Galeria

Confira a galeria de fotos