fbpx
Agenda Metropolitana

Orquestra Sinfônica de Araçoiaba da Serra faz concerto na Matriz

Apresentação gratuita reúne obras de Ivanov, Bach, Liadov, Verdi, Carulli e pot-pourri natalino
Orquestra de Araçoiaba
Orquestra Sinfônica de Araçoiaba da Serra é uma das mais antigas em atividade na Região de Sorocaba (REPRODUÇÃO)

Marinaldo Cruz *

Moradores de Araçoiaba e visitantes têm um programa especial neste domingo (23). É o Concerto de Fim de Ano que a Orquestra Sinfônica de Araçoiaba da Serra (OSAS) realiza a partir das 20h30 na Igreja Matriz de Nossa Senhora das Dores. O evento integra a programação natalina do município, que inclui shows musicais gratuitos de diversos estilos, promovidos pela Prefeitura Municipal, a feira da Associação de Turismo (ATAS), abertura do comércio em horário estendido e, é claro, a participação do Papai Noel para alegrar a criançada.

Sob a regência do maestro Rubens Antonio da Rocha Gouvêa e com o acompanhamento do violinista Vitor Anastácio, a tradicional corporação sinfônica araçoiabana – uma das mais antigas em atividade na Região Metropolitana de Sorocaba – apresenta repertório repleto de obras clássicas de autores de várias partes do planeta, além de um pot-pourri natalino de domínio público.

Leia mais  De graça: universidade abre 800 vagas na região de Sorocaba

Entre os compositores consagrados incluídos no concerto deste domingo estão os russos Ippolitov-Ivanov e Anatoli Liadov, o alemão Johann Sebastian Bach e os italianos Giuseppe Verdi e Ferdinand Carulli. Trechos de algumas das peças escolhidas para este concerto são conhecidos por integrarem trilhas sonoras de filmes famosos, porém, são pouco executadas integralmente.

43 anos de história

A Orquestra Sinfônica de Araçoiaba da Serra (OSAS) figura entre as corporações mais antigas em atuação nos municípios da região. Fundada em 1975, pelos Maestros Ary Vieira Albuquerque e João Fonseca da Rocha, ganhou destaque na grande imprensa do país inteiro, por contar com integrantes de diversas áreas de atuação. Por conta do ineditismo da formação e do esforço dos seus integrantes, a corporação foi escolhida pelo Cerimonial da Presidência da República como o símbolo da Independência na semana da Pátria do ano de 1979. Por tudo o que representa, a instituição resumia os preceitos da máxima “Independência se faz com Trabalho”, então difundida pelo governo federal.

Leia mais  Agência do Banco do Brasil em Araçoiaba segue fechada após invasão

Naquela ocasião, com apenas quatro anos de existência, a OSAS fez um concerto especial no parque do Anhembi, em São Paulo, para um público especialmente convidado, incluindo o então presidente da República, o general João Batista Figueiredo.

A OSAS é uma associação sem fins lucrativos que, além de sua escola de música, realiza concertos gratuitos para a população local e turistas. Como ocorria no princípio, continua sendo formada por músicos profissionais, estudantes e amadores, promovendo atividades de alto nível cultural para a cidade.

Serviço – A Matriz de Nossa Senhora das Dores está localizada na Praça Coronel Almeida, no centro de Araçoiaba da Serra. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (15) 3281-1206 e no site da Prefeitura Municipal de Araçoiaba.

Comentários