Buscar no Cruzeiro

Buscar

Orquestra Sinfônica de Araçoiaba da Serra faz concerto na Matriz

23 de Dezembro de 2018 às 16:15

Orquestra de Araçoiaba Orquestra Sinfônica de Araçoiaba da Serra é uma das mais antigas em atividade na Região de Sorocaba (REPRODUÇÃO)

Marinaldo Cruz *

Moradores de Araçoiaba e visitantes têm um programa especial neste domingo (23). É o Concerto de Fim de Ano que a Orquestra Sinfônica de Araçoiaba da Serra (OSAS) realiza a partir das 20h30 na Igreja Matriz de Nossa Senhora das Dores. O evento integra a programação natalina do município, que inclui shows musicais gratuitos de diversos estilos, promovidos pela Prefeitura Municipal, a feira da Associação de Turismo (ATAS), abertura do comércio em horário estendido e, é claro, a participação do Papai Noel para alegrar a criançada.

Sob a regência do maestro Rubens Antonio da Rocha Gouvêa e com o acompanhamento do violinista Vitor Anastácio, a tradicional corporação sinfônica araçoiabana – uma das mais antigas em atividade na Região Metropolitana de Sorocaba – apresenta repertório repleto de obras clássicas de autores de várias partes do planeta, além de um pot-pourri natalino de domínio público.

Entre os compositores consagrados incluídos no concerto deste domingo estão os russos Ippolitov-Ivanov e Anatoli Liadov, o alemão Johann Sebastian Bach e os italianos Giuseppe Verdi e Ferdinand Carulli. Trechos de algumas das peças escolhidas para este concerto são conhecidos por integrarem trilhas sonoras de filmes famosos, porém, são pouco executadas integralmente.

43 anos de história

A Orquestra Sinfônica de Araçoiaba da Serra (OSAS) figura entre as corporações mais antigas em atuação nos municípios da região. Fundada em 1975, pelos Maestros Ary Vieira Albuquerque e João Fonseca da Rocha, ganhou destaque na grande imprensa do país inteiro, por contar com integrantes de diversas áreas de atuação. Por conta do ineditismo da formação e do esforço dos seus integrantes, a corporação foi escolhida pelo Cerimonial da Presidência da República como o símbolo da Independência na semana da Pátria do ano de 1979. Por tudo o que representa, a instituição resumia os preceitos da máxima “Independência se faz com Trabalho”, então difundida pelo governo federal.

Naquela ocasião, com apenas quatro anos de existência, a OSAS fez um concerto especial no parque do Anhembi, em São Paulo, para um público especialmente convidado, incluindo o então presidente da República, o general João Batista Figueiredo.

A OSAS é uma associação sem fins lucrativos que, além de sua escola de música, realiza concertos gratuitos para a população local e turistas. Como ocorria no princípio, continua sendo formada por músicos profissionais, estudantes e amadores, promovendo atividades de alto nível cultural para a cidade.

Serviço – A Matriz de Nossa Senhora das Dores está localizada na Praça Coronel Almeida, no centro de Araçoiaba da Serra. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (15) 3281-1206 e no site da Prefeitura Municipal de Araçoiaba.