Agenda Metropolitana

Itu recebe ‘A revolução dos bichos’ neste fim de semana

Sátira de George Orwell sobre a eterna luta pelo poder tem apresentações neste sábado e domingo (15 e 16 de junho), no Teatro Nósmesmos

Marinaldo Cruz Filho

"A revolução dos bichos" é apresentada em Itu pela Oficina de Atores de Sorocaba em parceria com o Teatro Contemporâneo Experimental
“A revolução dos bichos” é apresentada em Itu pela Oficina de Atores de Sorocaba em parceria com o Teatro Contemporâneo Experimental (REPRODUÇÃO)

A luta pelo poder é o tema central da peça “A revolução dos bichos”, que será apresentada neste fim de semana, no Teatro Nósmesmos, de Itu, pela Oficina de Atores de Sorocaba e pelo Teatro Contemporâneo Experimental (Tece). A divertida sátira escrita pelo britânico George Orwell em 1944 é vivenciada por um grupo de animais, liderado por um porco (Major), que, revoltado com o trabalho excessivo e o tratamento tirânico de seu dono, decide se rebelar e assumir a fazenda onde mora. Com direção de Adriana Gerizani, o espetáculo é livre para públicos de todas as idades.

A revolução dos bichos

Apesar de concebida há 75 anos, a abordagem de Orwell sobre a luta entre as classes na “A revolução dos bichos” continua atual. O autor mostra a classe oprimida, representada por alguns bichos, na condição de escravos, trabalhando de graça. Até que um dia, não aguentando mais, eles se rebelam contra os homens, tomando a fazenda. E seguida, criam suas próprias regras e até acham que conquistaram a liberdade.

Leia mais  Festival em Tatuí apresenta seis peças gratuitas até sábado

Infelizmente, os animais começam a agir como os humanos que tanto criticavam. Um grupo de porcos decide colocar em prática a máxima de que “todos os animais são iguais, mas uns são mais iguais do que os outros”. A partir daí ninguém mais se entende e a história se repete.

peça aborda, de um jeito surpreendente, os caminhos que o tema pode ser usado para introduzir questões profundas entre crianças e adolescentes
Peça aborda, de um jeito surpreendente, os caminhos que o tema pode ser usado para introduzir questões profundas entre crianças e adolescentes (REPRODUÇÃO)

Para o público infanto-juvenil

“A revolução dos bichos” aborda, de um jeito surpreendente, os caminhos que o tema pode ser usado para introduzir questões profundas entre os público infanto-juvenil. Nos diálogos da trama, permeia a possibilidade de encontrar ideias que, em alguns momentos ecoam tradições marxistas, em outros capitalistas revolucionários. Contudo, nossas sociedades encontram, ainda hoje, dúvidas no entendimento de todas essas lições.

“A intenção de abordar esse assunto, é incentivar o exercício da reflexão, até mesmo com as crianças, sobre o respeito, direitos humanos e temas que estão pulsando em dias atuais”, explica Adriana Gerizani.
O espetáculo foi adaptado por Adriano Merlini e Adriana Gerizani, tem como preparador vocal Eric D’Ávila, direção geral de Adraina Gerizani e elenco composto pelos atores: Ana Cássia, Augusto Monteiro, Giovanna Arnaldi, José Faversani, Kainan Gonçalves, Leticia Festa, Luan Sampaio, Ricardo Daunt, Van Oliveira e William Martins

Leia mais  Festival de Arte de Salto prossegue até dia 13 com 10 espetáculos

Serviço

A peça “A revolução dos bichos”, terá duas seções neste fim de semana em Itu, no Teatro Nósmesmos, no sábado (15), às 20h, e no domingo (16), às 19h. A indicação é livre.

Os ingressos têm preço único (R$20,00) e podem ser adquiridos na bilheteria do Teatro Nósmesmos (Unicenter), na avenida Prudente de Moraes, 210 (Sala 304), Vila Nova. Mais informações pelo telefone (11) 99698-0208 e no site do teatro.

O Município de Itu está localizado no nordeste da Região Metropolitana de Sorocaba. Fica a 40 quilômetros de Sorocaba, a 120 quilômetros de São Miguel Arcanjo e a 80 quilômetros de Tatuí.

Confira mais notícias da Região Metropolitana de Sorocaba (RMS) na Agenda Metropolitana e na página Sorocaba de Todos

Comentários