Buscar no Cruzeiro

Buscar

Itu estoura Judas e o Diabo pela 142ª vez no Domingo de Páscoa

15 de Abril de 2019 às 13:34

Marinaldo Cruz Filho

Explosão do Judas em Itu Bonecos de Judas e do Diabo têm proporções semelhantes às de uma pessoa de porte mediano e são recheados de explosivos (REPRODUÇÃO)

Ao invés de malhar o Judas, como acontece no restante do planeta, na Estância Turística de Itu, o apóstolo que traiu Jesus Cristo é literalmente detonado, todos os anos, diante de milhares de pessoas. O espetáculo, que figura no Livro dos Recordes "Guinness Book” como único do gênero, será repetido ao meio-dia deste Domingo de Páscoa (21) pela 142ª vez.

Quase tudo acontece exatamente como há quase um século e meio atrás. A única diferença, neste ano, é o cenário: ao invés da Praça Padre Miguel (Praça da Matriz), será no estacionamento do Paço Municipal. O motivo da mudança provisória são as obras de reforma do espaço tradicional da detonação.

Explosão do Judas em Itu Diabo desliza por um cabo até os ombros de Judas, onde se senta (REPRODUÇÃO)

Diabo explode junto

De acordo com a Secretaria Municipal de Turismo, Lazer e Eventos, todos os preparativos para o emblemático Estouro do Judas foram concluídos e a cidade já está pronta para recepcionar os turistas. Vale destacar que, na Cidade dos Exageros, o delator mais famoso da história cristã não é punido sozinho. Nesta desforra peculiar, o traidor tem a companhia do próprio Diabo, considerado como a personificação da maldade.

Explosão do Judas em Itu No momento da explosão, 30 moedas são arremessadas do enchimento de Judas: é o pagamento pela traição (REPRODUÇÃO)

Danação espetacular

Bonecos dos dois personagens – com a estatura mediana de seres humanos – recheados de explosivos são presos a um mastro e explodidos simultaneamente. Antes disso, porém, o tinhoso desliza por um cabo até os ombros do "parceiro", onde se encaixa sentado.

Juntamente com os estrondos, 30 moedas voam pelos ares, saídas de dentro do ex-evangelista. Conforme a Bíblia Sagrada, esse foi o pagamento recebido pela traição ao Mestre. O espetáculo termina com os aplausos e as vaias dos expectadores, acomodados a distância segura.

Segurança do público

Os organizadores esclarecem que não há qualquer risco de acidente. Eles ressaltam que o local da encenação é sinalizado, isolado e monitorado por equipes de segurança, incluindo patrulhas da Guarda Civil Municipal.

Como a entrada é gratuita, quem quiser assistir o espetáculo dos locais com melhor ângulo de visão precisa chegar cedo. Em anos anteriores, o Largo da Matriz já estava quase totalmente ocupado por volta das 11h.

Único no mundo

O Estouro do Judas (juntamente com o Diabo) de Itu aparece no "Guinness Book" como manifestação cultural única no mundo. O registro mais antigo do evento data de 1877, no jornal "Imprensa Ytuana", porém, é possível que ele já fosse realizado bem antes disso. Três anos depois, na edição de 20 de março de 1880, o periódico publicava a seguinte nota: "No sábado, depois da missa de Aleluia, será queimado no pateo da Matriz um Judas de fogos de artifício. Trabalho do artista pyrothechnico Joaquim Corneta".

No livro "A Paixão Segundo Itu", o historiador Luís Roberto de Francisco confirma a informação de que o artesão Joaquim da Costa Oliveira, "tido e havido como Joaquim Corneta", trouxe a ideia de Portugal e promoveu a queima no largo da Matriz durante muitos anos. Segundo o pesquisador, inicialmente, o estouro era realizado no Sábado de Aleluia. A mudança para o Domingo de Páscoa se deu apenas no século XX.

Artistas da explosão

Luiz Roberto explica que a tarefa de confeccionar o Judas explosivo foi exercida por nove gerações de artesãos fogueteiros. "Quem mais tempo permaneceu na tarefa foi Amador Ferreira Gandra Filho, o Zico Gandra, que ficou mais de 60 anos à frente do trabalho", detalha o historiador. Em seguida, a missão foi transferida para Milton Veronessi, que manteve a tradição até 2008. Em 2009, a Prefeitura de Itu decidiu contratar uma empresa especializada em shows pirotécnicos e se comprometeu a manter a tradição do espetáculo.

Cidade turística

Quem vai a Itu para assistir à Explosão do Judas deve aproveitar para conhecer algumas das inúmeras atrações turísticas do berço da República Brasileira, além, é claro, dos mundialmente famosos exageros. Um dia é pouco para conhecer tudo, mas o visitante pode escolher entre os pontos históricos, como a Casa Imperial, Centro Pró-memória da Irmandade da Santa Casa, Cruzeiro de São Francisco, Ituano Clube, Fábrica São Luiz, um conjunto arquitetônico do século 19, Instituto Borges de Arte e Ofícios, Mercado Municipal e Regimento Deodoro, entre outros.

Museus e igrejas

Se a opção do turista for por museus, tem o Republicano Convenção de Itu, o da Energia e o da Música. Entre as construções religiosas, a maioria datada do século 18, é possível conhecer a Matriz de Nossa Senhora da Candelária (inaugurada em 1780), a Igreja do Bom Jesus (Santuário Nacional do Sagrado Coração de Jesus, concluída em 1765), a Igreja e Colégio Nossa Senhora do Patrocínio (primeiro colégio para meninas de São Paulo, de 1820), o Seminário Nossa Senhora do Carmo (1782), a Igreja de Santa Rita de Cássia (1728), Igreja de São Lázaro e Nosso Senhor do Horto (1879) e o Mosteiro Concepcionista Nossa Senhora das Mercês (1825).

Varvito e outros parques

O passeio pode se estender por seis parques naturais, como o Parque Geológico do Varvito (único no mundo dedicado à rocha sedimentar que denomina o local tombado pelo Patrimônio Histórico do Estado de São Paulo). Dessa categoria de atrativos faz parte também a Estrada Parque (SP-312), denominada Estrada dos Romeiros, inaugurada em 1922 e considera um marco na implantação da malha viária paulista.

Hospedagem e alimentação

Quem tiver disponibilidade para estender a visita pelo fim de semana prolongado da Páscoa, pode conhecer atrativos rurais como o Acampamento Corujas, a Chácara do Rosário (onde fica a Casa Bandeirante), a Chácara Sulete, as fazendas Cana Verde, Capoava, do Chocolate, Concórdia, Pé da Serra, Santo Antônio da Bela Vista, Montedoro e a Mirante Serra do Japi. Todas elas oferecem hospedagem, refeições e passeios especiais.

Itu ainda possui inúmeros campings, pesqueiros e a Cidade da Criança, sem contar os exageros, como o Orelhão de 10 metros de altura, o Semáforo Gigante, o parque temático denominado Praça dos Exageros e lojas de souvenires.

Serviço – O endereço do Paço Municipal é Avenida Itu 400 anos, 111, Itu Novo, no Centro.

Mais informações sobre o evento podem ser obtidas pelo telefone (11) 4886-9750 e no site da Prefeitura de Itu.

Itu fica a 35 quilômetros de Sorocaba, a 72 quilômetros de Ibiúna e a 120 quilômetros de Itapetininga.

Galeria

Confira a galeria de fotos