Buscar no Cruzeiro

Buscar

Itapetininga e Tatuí já vivem clima de Natal, com enfeite, música e carreata

04 de Dezembro de 2018 às 07:57

O clima natalino já está nas ruas das cidades da Região Metropolitana de Sorocaba. Na maioria delas, além da tradicional decoração, são desenvolvidas programações culturais especiais, incluindo cantatas e carreatas. Confira as agendas de Itapetininga e Tatuí.

Caravana Coca-Cola Caravana de Natal da Coca-Cola visita Itapetininga nesta quarta-feira (5) (DIVULGAÇÃO)

Itapetininga recebe Caravana

da Coca-Cola nesta quarta-feira

Em Itapetininga, a Caravana de Natal da Coca-Cola é o destaque da programação do Natal Encantado nesta quarta-feira (5). Caminhões iluminados e levando personagens natalinos, além de equipamento de som, percorrem o Centro e algumas áreas periféricas da cidade, espalhando a alegria que deve reinar nas comemorações pelo nascimento do Menino Jesus.

De acordo com o trajeto divulgado pela Sorocaba Refrescos, o passeio começa às 19h, no Supermercado Pão de Mel (ao lado da Rodoviária), passa pelas ruas Alcindo Soares Hungria e José de Almeida Carvalho, Avenida Antônio Vieira de Moraes, Ruas Dr. Virgílio de Rezende, Peixoto Gomide, Prudente de Moraes e Abílio Fontes, segue pela Avenida Padre Antônio Brunetti, ruas Alex Amadeu Belinato, Josué Carrascal Filho, Avenida Dr. Waldomiro de Carvalho e ruas Sebastião Garcia, Quintino Bocaiúva (do número 64 até o 1.063) e Barbosa Franco. Finalizando o percurso, a carreata faz uma parada na Praça Peixoto Gomide (praça das Três das Escolas).

A expectativa dos organizadores da Caravana de Natal é atrair milhares de pessoas ao longo de todo o trajeto, repetindo o envolvimento da população verificado nos anos anteriores do evento.

Árvore ecológica Árvore feita com 9 mil garrafas PET se destaca na Praça Peixoto Gomide (DIVULGAÇÃO)

No município, a agenda especial foi aberta no último sábado (1°), na Praça Peixoto Gomide, com o lançamento do Natal Encantado e inauguração da Árvore do Projeto Natal Espetacular. A árvore é formada mais de 9.000 garrafas PET. Todo o material foi arrecadado pelos alunos da Rede Municipal de Ensino e comunidade em geral.

O Natal Encantando fica na Praça Peixoto Gomide até o dia 24 de dezembro. Funciona de segunda a sexta-feira, das 18h às 23h. Aos sábados e domingos pode ser visitado das 9h às 23h.

Outro destaque da programação em Itapetininga é a Cantata de Natal, que acontece na noite de 14 de dezembro, no Largo dos Amores. Corais de várias instituições da cidade se apresentam em frente ao Centro Cultural e Histórico Brasílio Ayres de Aguirre.

A principal atividade do dia 18 de dezembro – uma terça-feira – é a Missa de Natal dos Funcionários Públicos. A celebração presidida pelo bispo metropolitano, Dom Gorgônio Alves da Encarnação Neto, acontece às 18h, na Praça dos Três dos Poderes Desembargador Theodomiro Dias. O local fica em frente ao Marco da Paz, no Jardim Marabá.

Serviço - Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (15) 3376-9600 e no portal oficial do município.

 

Pinheirão Acendimento do Pinheirão abre Natal pelo 62° ano em Tatuí (DIVULGAÇÃO)

Música é destaque na agenda

especial de Natal em Tatuí

Tatuí é outra cidade onde o Natal já está no ar desde o primeiro dia de dezembro. Para fazer justiça aos títulos de "Capital da Música”, “Cidade Ternura”, “Terra dos Doces Caseiros" e de Município de Interesse Turístico - MIT, do Estado de São Paulo, a administração local desenvolve inúmeras ações destinadas a ampliar o fluxo turístico e movimentar o comércio local. Todos os eventos repercutem o tema "Tatuí Encantado", que envolve o projeto Natal Espetacular e o Bazar de Natal - ambos do Fundo Social de Solidariedade, além do tradicional Pinheiro de Natal, da Casa do Papai Noel e do Natal Musical.

“Pinheiro” faz 62 anos – As festividades natalinas foram inauguradas em Tatuí na noite de 1° de dezembro, na Praça Martinho Guedes, a popular “Praça da Santa”, com o acendimento do Pinheiro de Natal. Considerado o cartão postal mais emblemático do natal tatuiense, o Pinheiro está completando 62 anos. Os organizadores da festa lembram que a árvore-símbolo foi iluminada pela primeira vez em 1956 e desde então nunca deixou a programação oficial.

10 mil garrafas PET - Na Praça da Santa também acontece o Natal Espetacular, desenvolvido pelo Fundo Social de Solidariedade de Tatuí (FUSSTAT), em parceria com o Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo (FUSSESP). O projeto reaproveitou cerca de 10 mil garrafas PET para confeccionar uma árvore de Natal de 4,5 metros de altura, um presépio e vários outros enfeites natalinos.

Casa do Papai Noel - Outra novidade neste ano é a “Casa do Papai Noel”. Instalado no Centro Cultural Municipal, o cenário está montado em ambiente totalmente coberto. Nesta decoração natalina mágica, o público pode registrar seu momento com o Papai Noel e fotografar o Pinheiro de Natal do alto da antiga sede do Alvorada Clube. O espaço recebe visitantes até o dia 23 de dezembro, das 19h às 22h.

Bazar da Solidariedade - No período de 10 a 21 de dezembro, das 13h às 22h, no Espaço de Exposições do Centro Cultural de Tatuí, acontece o Bazar de Natal do Fundo Social de Solidariedade. A solenidade de abertura, no dia 10, tem a participação do Coral do Projeto Envelhecer com Qualidade de Vida.

Duas caravanas – Neste ano, duas caravanas levam o encanto do Natal a todos os bairros de Tatuí. Nesta sexta-feira (7), a Caravana da Coca Cola percorre as ruas da cidade a partir das 19h. O trajeto começa no Supermercado COOP XI de Agosto e segue até a Praça da Matriz.

Uma semana depois (dia 14), às 20h, é a vez da Carreata Natalina do Grupo São Roque de Supermercados alegrar a população. O percurso vai do Pátio Vivaz até a loja São Roque da Avenida Firmo Vieira de Camargo.

Filarmônica Cortez Natal Musical começa no dia 13, com a Filarmônica Cortez (DIVULGAÇÃO)

Cantatas e artesanato - A Praça da Matriz também participa da programação do Natal 2018. O local é palco das cantatas do Natal Musical, que acontecem entre os dias 13 e 23 de dezembro. Nos mesmos dias, das 10h às 20h, ocorre a Feira de Artesanato Capital da Música.

O tradicional Natal Musical carrega esse nome com o intuito de valorizar o título de Capital da Música ostentado por Tatuí. O evento presenteia o público com canções que representam celebração e esperança por meio da vida. Os espetáculos ficam a cargo de coros, músicos e cantores de Tatuí e região. Confira a agenda:

• Dia 13 (quinta-feira), às 20h - Orquestra Filarmônica Cortez, regida por Elidamaris Cortez;

• Dia 14 (sexta-feira), também às 20h - Coral do Projeto Envelhecer com Qualidade de Vida, coordenado por Luciana Picchi e regido por Rosa Maria;

• Dia 15 (sábado)

- 11h - show do Quarteto 4 Estações, de Boituva;

- 20h – apresentação do Coral Amici Cantori, regido por Marcos Baldini;

• Dia 16 (domingo), às 20h - Coral da Igreja Adventista do Sétimo Dia, com Vilson Santos como regente;

• Dia 17 (segunda-feira), às 20h - Coral do Projeto Lar Espaço Feliz, com regência de Luís Gustavo Laureano;

• Dia 18 (terça-feira), às 20h, Coral Professor José dos Santos, regido por Cláudio Casarini;

• Dia 19 (quarta-feira), às 20h - Orquestra de Violões e Coral de Vozes do CEU das Artes, sob a coordenação de Magali Ribeiro;

• Dia 20 (quinta-feira), às 20h - Banda Regimental da Guarda Civil Municipal de Tatuí, com regência de Sérgio de Oliveira (Lagartixa);

• Dia 21 (sexta-feira), às 20h, Metais do Roque, coordenado por Bob Percussa;

• Dia 22(sábado)

- 11h - Centro de Desenvolvimento Arte pela Vida, coordenado por Rodrigo Sacco;

- 20h - Coral da Igreja Presbiteriana, sob a regência de Raimundo Françane Júnior;

• Dia 23 (domingo), às 20h - encerramento do Natal Musical com apresentação do Grupo Seresteiros com Ternura, coordenado por Maria Inês Camargo.

Serviço - Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (15) 3259-3993 ou no site da Prefeitura de Tatuí.

Galeria

Confira a galeria de fotos