Agenda Metropolitana

Governo do Estado abre 46 vagas de estágio na região de Sorocaba

Programa beneficia estudantes dos níveis médio, técnico e superior. Inscrições terminam no dia 13
Programa de Estágios do Governo do Estado de São Paulo vai selecionar 46 estudantes na região de Sorocaba
Programa de Estágios do Governo do Estado de São Paulo vai selecionar 46 estudantes na região de Sorocaba. Crédito da foto: Divulgação

 

O programa de estágios do governo paulista oferecerá 46 vagas na Região Metropolitana de Sorocaba (RMS) em 2020. As oportunidades que serão disponibilizadas em 11 municípios beneficiarão estudantes dos níveis médio, técnico e superior. Além das vagas definidas previamente, os órgãos da administração direta e indireta do Estado de São Paulo também selecionarão candidatos para formar cadastro de reserva em todas as 27 cidades da região.

Em todo o Estado de São Paulo, o governo pretende contratar 862 estudantes para iniciar o programa de estágio no ano que vem. Os contratos têm, inicialmente, duração de 12 meses. No entanto, o governo prevê possibilidade de prorrogação por mais um ano. Conforme edital divulgado pelo Centro de Integração Empresa Escola (Ciee), órgão encarregado pelo processo seletivo,  os valores da bolsa-auxílio variam de R$ 300,00 a R$ 1.800,89.

Leia mais  Inscrições para programa de estágio da Alpargatas terminam no dia 18

 

Ainda de acordo com as regras estabelecidas pelo governo paulista, a jornada dos estágios serão de quatro ou seis horas diárias. O edital explica que o número de horas e valor da bolsa dependerá do órgão público contratante e do nível do escolar exigido.

Inscrições apenas no Ciee

As inscrições são gratuitas, no entanto, devem ser feitas exclusivamente no site do Ciee. O prazo se encerra no próximo domingo (13), porém o formulário pode ser preenchido em qualquer horário ou dia, inclusive no feriado de 12 de outubro o no domingo (13).

Para o estágios de ensino médio, podem se candidatar estudantes matriculados no primeiro e no segundo ano do curso. Já as vagas de estágio referentes a cursos técnicos e superiores são exclusivas aos frequentadores do primeiro ao antepenúltimo semestre.

Ensino médio: 17 vagas

Estudantes do ensino médio podem disputar 17 vagas em 11 cidades da RMS. São cinco vagas de estágio em Sorocaba, três em Itapetininga e uma em Cerquilho, Itu, Mairinque, Piedade, Porto Feliz, São Roque, Tatuí, Tietê e Votorantim.

Cursos técnicos: 8 vagas

Os alunos matriculados em cursos técnicos podem optar por oito opções de estágio. Tietê tem uma vaga para técnico em administração. Sorocaba, por sua vez, terá sete oportunidades nas seguintes áreas: administração, com três vagas; e uma vaga para técnico ambiental, finanças, gestão empresarial e química.

Ensino Superior: 21 vagas

A maior parte das  vagas de estágio oferecidas pelo governo paulista na região de Sorocaba em 2020 é destina a estudantes de graduação. Confira as opções por cidade:

• CAPELA DO ALTO
Pedagogia –  uma vaga

• ITAPETININGA
Administração e gestão ambiental – uma vaga
Ciências contábeis – uma vaga
Psicologia – uma vaga de estágio
Serviço social – duas vagas

• ITU
Administração de empresas – uma vaga
Ciência biológicas – uma vaga
Engenharia ambiental – uma vaga
Engenharia química- uma vaga

• SÃO ROQUE
Tecnologia em gestão de recursos humanos – uma vaga

• SOROCABA
Administração de empresas – duas vagas
Administração pública – duas vagas de estágio
engenharia ambiental – uma vaga
Psicologia – uma vaga
Serviço social – uma vaga
Tecnologia em análise e desenvolvimento de sistemas – uma vaga

TATUI
Tecnologia em sistemas para internet – uma vaga de estágio

Cadastro de reserva

De acordo com o edital do processo unificado para estágios do governo do Estado de São Paulo de 2020, serão selecionados candidatos para cadastro de reserva para todas as cidade. Na RMS, estão previstas listas de espera em Alambari, Alumínio, Araçariguama, Araçoiaba da Serra, Boituva, Capela do Alto, Cerquilho, Cesário Lange, Ibiúna, Itapetininga, Itu, Jumirim, Mairinque, Pilar do Sul, Porto Feliz, Salto de Pirapora, São Miguel Arcanjo, São Roque, Sarapuí, Sorocaba, Tapiraí, Tatuí, Tietê e Votorantim.

Os candidatos selecionados para os cadastros de reserva serão chamados para preencher eventuais vagas abertas por desistência ou outros motivos.

Processo seletivo

O processo seletivo é composto de uma única fase, com aplicação de prova objetiva. Conforme o edital, a avaliação incluirá conhecimentos de língua portuguesa, matemática e conhecimentos gerais. Mais informações podem ser conferidas no edital.

Programa de Estágios

O Programa de Estágios do Governo do Estado, em parceria com o Ciee, teve início em junho de 2016. Até o momento, mais de 22 mil pessoas já foram contratadas pela iniciativa. Atualmente, são oferecidas 4.690 bolsas de estágio, abrangendo 217 municípios. (Da Redação)

 

Comentários

CLASSICRUZEIRO