Buscar no Cruzeiro

Buscar

Sorocaba Futebol 7 representa a cidade no Paulista de 2020

27 de Novembro de 2019 às 21:30

Equipe Sorocaba Futebol 7 treina visando o Campeonato Paulista de 2020 Equipe Sorocaba Futebol 7 treina visando o Campeonato Paulista de 2020. Crédito da foto: Divulgação

 

Sorocaba deve começar a disputar mais uma competição estadual a partir do ano que vem. Os responsáveis pela façanha são os integrantes da equipe Sorocaba Futebol 7. O nome que já desponta com destaque no cenário regional presta homenagens à cidade e também à modalidade do futebol - também conhecida como futebol soçaite ou, simplesmente, fut 7- que mais conquista adeptos no século 21.

A história do clube é recente - pouco mais de cinco meses -, porém, a rápida evolução mostra que as pretensões de ir muito além do divertimento de fim de semana são para valer. “Montamos uma equipe com o pensamento de atingir algo maior”, diz o técnico e representante geral do time, Romário Delbaje Júnior. Segundo ele, desde o início a intenção é montar um time competitivo para o campeonato de 2020.

Criada em 11 de julho de 2019, a equipe priorizou, sobretudo, a construção de uma estrutura sólida, para, consequentemente, formar um elenco forte e competitivo. "Embora o time tenha sido iniciado entre amigos, o grande objetivo sempre foi disputar o campeonato paulista", revela Romário Jr.

Técnico e representante geral Romário Jr. coordena a preparação do grupo Técnico e representante geral Romário Delbaje Jr. coordena a preparação do grupo. Crédito da foto: Nelson Coelho/Divulgação

 

Dedicação que dá resultado

Graças à seriedade do trabalho e ao empenho dos apoiadores, o time se estrutura e cresce a cada dia. Aliás, apenas um mês depois do pontapé inicial, a equipe já possuía espaço para treinar. Cedida por Simei Lamarca, secretário  do Esporte, a "casa" do Sorocaba F7 foi, por alguns meses, o campo soçaite do Centro Esportivo André Matiello, no bairro Pinheiros.

Hoje, a equipe possui um centro de treinamento oficial, que conta com toda a estrutura necessária. Agora, a preparação do Sorocaba F7 é feita na Arena Comatek - no Jardim Hungares -, cedida gratuitamente pelos proprietários da empresa.

[irp posts="192447" ]

 

Estrutura em evolução

Além disso, o time conta com ferramentas modernas de apoio ao treinamento. Um exemplo é o software  scout - utilizado também em amistosos -, para medir o desempenho dos atletas. O sistema identifica, por exemplo, as carências individuais e ajuda a corrigi-las. "Dessa maneira, podemos extrair o melhor de cada atleta", resume o técnico e representante geral do Sorocaba Futebol 7.

Software scout mede desempenho dos atletas e identifica as carências de cada um Software scout mede desempenho e identifica as carências de cada atleta. Crédito da foto: Reprodução

 

Analogamente, a saúde sempre foi outra prioridade da equipe. Por isso, o time também conta com a participação, de forma voluntária, de uma médica na comissão.

Médica Nana Pereira monitora e orienta atletas do Sorocaba Futebol 7 Médica Nana Pereira monitora e orienta atletas do Sorocaba Futebol 7. Crédito da foto: Divulgação

 

O Sorocaba Futebol 7 é formado atualmente por 22 integrantes. São 18 atletas: Pabulo e Mão (goleiros); Careca, André, Samuel, Juninho e Alex (zagueiros); Caio, Nathan, Felipe Sena, Manaus e João Pedro (meias); e, por fim, os atacantes Júlio, Ganso, Peixe, Reginaldo, Biga e Prete.

Outros três voluntários compõem a comissão técnica. Além do técnico e representante geral Romario Delbaje Júnior, o grupo  conta com o auxiliar técnico e scout Fabrício Del Prete, a médica Nana Pereira Delbaje e Guto Poles. Este último é o responsável pelo marketing do clube.

Sorocaba Futebol 7 precisa do apoio de empresas e voluntários para chegar ao Estadual Sorocaba Futebol 7 precisa do apoio de empresas e voluntários para chegar ao Estadual. Crédito da foto: Divulgação

 

Grupo precisa de ajuda

Apesar da rápida estruturação, o Sorocaba Futebol 7, Romário Jr. ressalta que ainda há algumas carências a serem superadas. Segundo ele, o grupo necessita de apoio financeiro para adquirir equipamentos, participar de amistoso e, custear a inscrição do Campeonato Paulista de 2020, entre outras despesas.

A lista de equipamentos necessários inclui desde materiais básicos, como chuteiras e caneleiras, a logística. Uma carência é o custeio dos deslocamentos. Romário chama a atenção, principalmente, para o fato de todos os jogos da competição serem disputados na cidade de São Paulo.

Escudo resume as características do Sorocaba Futebol 7. Tigre representa a garra Escudo resume as características do Sorocaba Futebol 7. Tigre simboliza confiança, entre outras qualidades. Crédito da foto: Adriana Massa / Divulgação

 

Para conhecer o perfil do Sorocaba Futebol 7, basta observar os elementos do seu escudo. As cores reproduzem a bandeira sorocabana e as letras utilizadas fazem alusão à estrada de Ferro Sorocabana. Por fim, o tigre, por sua vez, simboliza poder, força, coragem, beleza, ferocidade, independência, inteligência, liberdade, astúcia, perspicácia e confiança.

Quem quiser participar do projeto do Sorocaba Futebol 7, seja como atleta ou patrocinador, pode contatar o Romário Jr. por Whatsapp (15 97401-9369), e-mail, Instagram ou Facebook

Futebol 7 se populariza

O futebol soçaite - aportuguesado do inglês society -, ou, simplesmente fut7, é praticado desde a década de 1960 e vem se desenvolvendo rapidamente no mundo inteiro. No Brasil, por exemplo, a modalidade é organizada pela Confederação Brasileira de Futebol 7 (CBF7). Além disso, a maioria dos Estados possuem federações e competições oficiais. Em São Paulo, a Federação Paulista de Futebol 7 Society (FPFS)  realiza campeonatos anuais interclubes e das categorias menores.

Com regras semelhantes ao futebol, a modalidade, conforme sugere a denominação, é praticada por equipes de sete jogadores. O campo é retangular e pode ser de grama sintética ou natural. No entanto, as dimensões diferem: o comprimento varia de 45m a 55m, enquanto a largura vai de 25m a 35m.

Até 2017, as competições internacionais mais importantes da modalidade eram os mundialitos de clubes e de seleções. No ano passado, no entanto, aconteceu a primeira Copa do Mundo, com a participações de dezenas de seleções masculinas e femininas. Disputada em Curitiba (PR), sob a supervisão da Federação Internacional de Futebol 7 (FIF7), o torneio teve o Brasil como vencedor nas duas categorias.

Em 2019, a Copa ocorreu em Roma, de 24 a 28 de setembro. Em solo italiano, a seleção feminina do Brasil conquistou o bicampeonato. Na competição masculina, no entanto, o pódio teve a Rússia em primeiro lugar, seguida do México e, na terceira posição, o Brasil. (Marinaldo Cruz, com informações de Romário Delbaje Júnior, Secom e CBF7)

 

 

Galeria

Confira a galeria de fotos