Agenda Metropolitana

Filarmônica abre semana de concertos natalinos em Itu

Programa segue até o dia 20, com apresentações gratuitas de corais e da Caravana de Natal do projeto Sons e Letras Brasileiras

Marinaldo Cruz *

Em Itu, a agenda de final de ano está recheada de espetáculos gratuitos para agradar a todos os gostos. Os eventos acontecem em três igrejas históricas da cidade e também na Praça da Independência (Praça do Carmo), com a participação de orquestras e corais, além da Caravana de Natal do projeto Sons e Letras Brasileiras.

Filarmônica de Itu
Orquestra Filarmônica de Itu se apresenta neste sábado à noite, na Igreja Matriz (DIVULGAÇÃO)

Orquestra Filarmônica, corais e Giovana Sanches

A abertura acontece neste sábado (15), às 20h, com um concerto Orquestra Filarmônica de Itu, na Igreja Nossa Senhora da Candelária. O programa, denominado Luzes de Natal, conta com a participação do Coral Popular de Itu e da cantora Giovanna Sanches. Serão interpretadas canções natalinas, trilhas sonoras e músicas do período barroco como “Canon”, de Johann Pachelbel, e “Jesus ,Alegria dos Homens”, de Johann Sebastian Bach.

A Igreja Matriz Nossa Senhora da Candelária está localizada na Praça Padre Miguel (Praça da Matriz), no centro de Itu.

Leia mais  Música barroca abre temporada de espetáculos em Tatuí
Coral Vozes de Itu
Corais Vozes de Itu (foto) e Nossa Senhora do Carmo se apresentam no domingo (16) (DIVULGAÇÃO)

Corais dão o tom da festa no domingo

A agenda de espetáculos gratuitos prossegue neste domingo (16), na Igreja do Carmo, a partir das 19h15. O cartaz da segunda noite reúne dois corais tradicionais do município, o Vozes de Itu e o Nossa Senhora do Carmo, para a execução de um pot-pourri que reúne clássicos e músicas natalinas de várias épocas e países.
A Igreja Nossa Senhora do Carmo fica na Praça da Independência (Praça do Carmo), na região central da cidade.

Sons e Letras Brasileiras
Músicas e causos caipiras são o tema do projeto Sons Letras Brasileiras (DIVULGAÇÃO)

Caravana apresenta o show Viola com causos

Músicas e narrativas que retratam a rotina do homem do interior compõem o show Viola com Causos, que a Caravana de Natal do projeto Sons e Letras Brasileiras apresenta na terça-feira (18), a partir das 20h, na Praça do Carmo. Durante o espetáculo, os músicos Dennis Viera e Antonio Marco, tocam viola e violão e cantam.
Nos intervalos entre os números musicais o ator e professor de artes cênicas Chicó Ferreira, integrante da companhia de teatro Nósmesmos, de Sorocaba, narra diversos causos, entre os contos “O mais encantador Conto de Natal”, “Reunindo a Família”, “Um Conto de Natal” e “Presente de Natal”. A narrativa é acompanhada de interação com o público.

Leia mais  Adolescente é detido com facas após denúncia ao MP em Itu

O palco faz parte de uma estrutura itinerante, que também possui acomodações para o público. A Praça da Independência (Praça do Carmo), está localizada no centro de Itu.

Coral Municipal de Itu
Coral Municipal encerra a programação especial na quinta-feira (20) (DIVULGAÇÃO)

Encerramento tem concerto do Coral Municipal

O encerramento da programação especial de Natal será na quinta-feira (20), na Igreja Nossa Senhora do Patrocínio. A partir das 20 horas, o Coral Municipal de Itu faz um concerto de músicas natalinas, incluindo desde aquelas consideradas clássicas até obras mais modernas.

A Igreja Nossa Senhora do Patrocínio fica na Praça Regente Feijó, também no Centro.

Serviço – Mais informações sobre os eventos natalinos podem ser obtidas na Secretaria Municipal de Cultura, pelo telefone (11) 4886-9750, e no site da Prefeitura.

*Com informações da Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de Itu.

Comentários