Buscar no Cruzeiro

Buscar

Festival Internacional de Balonismo pinta céu de Iperó neste domingo

24 de Novembro de 2018 às 16:47

Festival de Balonismo Festival deste domingo (25) conta com 62 baloeiros do Brasil e Exterior (DIVULGAÇÃO/Foto de evento anterior)

Um cenário de sonho, tanto visto do chão, como do céu. Essa é a expectativa para dois eventos simultâneos que acontecem neste domingo (25), no Centro de Balonismo de Iperó. O Festival Internacional de Balonismo e o IV T-REX Brasil de Balonismo recebem 60 balões de várias regiões do Brasil e também de outros países, incluindo alguns de formatos bastante originais. As atrações incluem diversões para todas as idades, como voos de paramotor, simulador de voo, passeios de charretes, encontro de carros antigos e vintages, exposição de artesanatos, praça de alimentação com food trucks de hamburger gourmet e trio elétrico, entre outras. Um dos momentos mais esperados acontece no fim da tarde, quando as crianças podem subir em um balão.

Johny Alvarez, mais conhecido como Johny do Balão, organizador do encontro, comenta que o evento reúne lazer, emoção e conhecimento para famílias inteiras. Segundo ele, os sentimentos são diferentes para os dois lados participantes. Para as dezenas de competidores, colaboradores e especialistas envolvidos é uma oportunidade para demonstração de técnicas, conhecimento e perícia. Já para o público em geral, é um espetáculo quase mágico de cores e acrobacias no céu.

O organizador também garante que a segurança de balonistas e do público presente é a prioridade nesse tipo de festival. Ele lembra, por exemplo, que a competição-show em Iperó estava inicialmente agendado para o dia 4 de novembro, porém, precisou ser adiada por conta da previsão de tempo incompatível, com acompanhadas de ventos fortes.

Festival de Balonismo Espetáculo de cor e beleza emociona tanto quem está voando como aqueles que apreciam do chão (DIVULGAÇÃO)

Competição no céu

O balonismo será a atração principal do festival, com a presença de 62 pilotos do Brasil, Canadá e Venezuela. Os voos dos balões estão previstos para o início do evento, a partir das 6h. Os pilotos participarão de duas provas competitivas no céu de Iperó: a “Fly in” e a “Caça a Raposa”.

Para a “Fly in” haverá um alvo no Centro de Balonismo, demarcado com um X no solo. O objetivo é que os pilotos lancem as suas marcas o mais próximo possível do ponto central. Cada competidor traça sua própria estratégia de voo, podendo decolar de bairros de Iperó ou de cidades vizinhas.

Já na “Caça a Raposa”, um balão identificado como Raposa decola do Centro de Balonismo, devendo ser seguido pelos demais balões. O vencedor é aquele que pousa mais próximo do local onde a Raposa estiver pousada.

Após as provas, os pilotos retornam ao Centro de Balonismo, onde participam de um churrasco e interagir com o público. A proposta é desmistificar a atividade e apresentar curiosidades sobre o balonismo.

No último encontro em Iperó, em dezembro do ano passado, mais de duas mil pessoas acompanharam o voo dos balões. O campeão do T-Rex em 2017 foi o piloto Fábio Passos Júnior.

Festival de Balonismo Evento realizado em Iperó reúne baloeiro de vários países (DIVULGAÇÃO)

Serviço - O Centro Nacional de Balonismo de Iperó, localizado na Avenida Brasil, sem número, ocupa a antiga Oficina de Soldagem de Trilhos da Estrada de Ferro, na Vila Santo Antônio. A área com pouco mais de seis hectares (61 mil metros quadrados) é destinada à prática de esportes, lazer, turismo e ao balonismo. Além dos voos, são realizadas palestras e cursos, inclusive de formação de pilotos. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 98382-9996 e no Facebook /centronacionaldebalonismo.

O Município de Iperó fica no centro da Região Metropolitana de Sorocaba, a 75 quilômetros de Piedade, 60 quilômetros de Itu e 28 quilômetros de Sorocaba.

Festival de Balonismo Festival de Balonismo é aventura garantida para a família neste domingo (DIVULGAÇÃO)

Galeria

Confira a galeria de fotos