Buscar no Cruzeiro

Buscar

Festa Japonesa é atração em Itu neste sábado e domingo

08 de Junho de 2019 às 15:49

Marinaldo Cruz Filho

Festa Japonesa de 2019 acontece na praça do Carmo, nos dias 8 e 9 Festa Japonesa de 2019 acontece na praça do Carmo, nos dias 8 e 9 (REPRODUÇÃO)

Barracas de comidas típicas, shows musicais, espetáculos de dança e apresentações de taiko e sumo são algumas das atrações da 10ª Festa Japonesa de Itu, que acontece neste sábado e domingo (dias 8 e 9), das 11h às 21h, na Praça do Carmo. Entre as novidades preparadas para este ano estão novos quitutes da cozinha típica, como rocambole e crepe japoneses. No palco, os destaques são os artistas Nobuhico Hirata, Karen Ito e KPOP com June Company.

O evento é resultado de uma parceria entre a Associação Cultural e Esportiva Nikkey de Itu (Acendi) e a Secretaria Municipal de Turismo, Lazer e Eventos, com a proposta de preservar a cultura do país do sol nascente na Região Metropolitana de Sorocaba. A data da Festa Japonesa de Itu coincide com as comemorações do início da imigração nipônica para o Brasil. Em 2019 a chegada dos primeiros japoneses completa 111 anos.

Quitutes da cozinha tradicional japonesa estão entre as atrações da festa Quitutes da cozinha tradicional japonesa estão entre as atrações da festa (REPRODUÇÃO)

Recheada de quitutes

Como acontece em todos os recantos onde os nipônicos estão presentes, o paladar é o primeiro sentido a atrair visitantes à Festa Japonesa de Itu. A Acendi adianta que a praça de alimentação da 10ª edição foi preparada para não deixar ninguém frustrado. Conforme a entidade, as barracas estão recheadas de sushis, yakisobas, tempurás, shimejis e okonomyakis, entre dezenas de quitutes deliciosos da cozinha japonesa.

Além dos pratos japoneses tradicionais, festa de 2019 traz duas novidades: crepe e rocambole Além dos pratos japoneses tradicionais, festa de 2019 traz duas novidades: crepe e rocambole (REPRODUÇÃO)

Além dos pratos tradicionais, os organizadores da 10ª Festa Japonesa de Itu estão caprichando para apresentar duas novidades de dar água na boca. São as receitas nipônicas de rocambole e crepe (kurepú). Este último - que pode ser salgado ou doce - encanta por sua estética e combinação de frutas, doces e sorvetes que compõem o recheio, atendendo ao gosto do cliente.

De acordo com a Secretaria de Turismo, a estrutura da Festa Japonesa deste ano oferece mais comodidade aos participantes, incluindo a cobertura de parte da Praça do Carmo. O local também terá mesas, cadeiras, sanitários, segurança e estacionamento. “Os pais podem vir com seus filhos para passar o dia inteiro”, asseguram os organizadores, explicando que será possível, almoçar, fazer um bom lanche e jantar enquanto se assiste aos diversos shows previstos.

Nobuhiro Hirata se apresenta na Festa Japonesa no sábado (8), às 20h Nobuhiro Hirata se apresenta na Festa Japonesa no sábado (8), às 20h (REPRODUÇÃO)

Atrações para todos

A programação da 10ª Festa Japonesa de Itu tem atrações para todos os gostos. Confira:

Apresentações de sumo fazem parte da programação do evento Apresentações de sumo fazem parte da programação do evento (REPRODUÇÃO)

• Dia 8 (sábado)

15h00 – Okinawa Taiko

15h30 - Sumô

16h30 - Ryuu Taiko

17h30 – Okinawa Taiko

18h00 – Missa

19h00 – Ryuu Taiko

18h30 - Abertura oficial da festa

20h00 – Show com  Nobuhiro Hirata

Grupos de taiko apresentam outra tradição musical japonesa Grupos de taiko apresentam outra tradição musical japonesa (REPRODUÇÃO)

• Dia 9 (domingo)

12h30 – Inazuma Taiko

14h00 – Dança Okinawa

15h00 – Inazuma Taiko

16h00 - Odori - dança tradicional

17h00 - Show com Karen Ito

18h00 – Missa

19h00 – K POP - June Company

Cantora Karen Ito se apresenta no domingo (9), às 17h Cantora Karen Ito se apresenta no domingo (9), às 17h (REPRODUÇÃO)

111 anos de parceria

Itu foi uma das primeiras cidades brasileiras a receber japoneses. Os registros sobre a colônia local começam a partir de 1908, na antiga Fazenda Floresta. Vale lembrar que o início da imigração oficial ocorreu em 18 de junho daquele ano, quando aportou em Santos o navio Kasato Maru, trazendo a bordo 165 famílias, totalizando 781 pessoas para trabalhar nos cafezais do oeste paulista. Atualmente, além de milhares de descendentes de japoneses, Itu abriga diversas empresas de capital nipônico.

Grupo de 781 japoneses que chegou ao Brasil em 1918, no Kasato Maru Primeiro grupo de japoneses a chegar ao Brasil, em 1908, no Kasato Maru (REPRODUÇÃO)

Serviço

A 10ª Festa Japonesa de Itu acontece nos dias 8 e 9 de junho, na Praça do Carmo (Centro), das 11 às 21h. O ingresso individual custa R$ 20,00 e dá direito a uma porção de yakissoba ou sushi. Mais informações sobre o evento podem ser obtidas na pagina da Acendi no Facebook e pelo telefone (11) 4025-4397.

O Município de Itu está localizado no nordeste da Região Metropolitana de Sorocaba. Fica a 40 quilômetros de Sorocaba, a 120 quilômetros de São Miguel Arcanjo e a 80 quilômetros de Tatuí.

Confira mais notícias da Região Metropolitana de Sorocaba (RMS) na Agenda Metropolitana e na página Sorocaba de Todos

Galeria

Confira a galeria de fotos