Buscar no Cruzeiro

Buscar

Festa Italiana reúne astros da música e comidas típicas

25 de Janeiro de 2020 às 10:41

Festa Italiana de Itu chega à 19ª edição como uma das mais tradicionais da região Festa Italiana de Itu chega à 19ª edição como uma das mais tradicionais. Foto: Divulgação

Ravioli, capelletti, tortellini, cannelloni, lasagna, spaghetti, polenta frita, frango e pizzas de mil e um sabores. Tudo isso acompanhado, por exemplo, de shows musicais gratuitos. Quem ficou com água na boca apenas imaginando não pode perder a 19ª Festa Italiana de Itu, que acontece nos dias 25 e 26 de janeiro e 1 e 2 de fevereiro, na Praça da Independência (Carmo).

A festa promovida pela Paróquia Nossa Senhora Candelária, em parceria com a Secretaria Municipal de Turismo, Lazer e Eventos de Itu, é um dos mais tradicionais eventos destinados a preservar a cultura italiana na Região Metropolitana de Sorocaba.

[irp posts="210327" ]

 

De acordo com os organizadores, a proposta da Festa Italiana de Itu é transmitir às novas gerações o legado dos imigrantes que ajudaram a construir o município. Assim, a programação reúne deste gastronomia, a música e a dança herdadas das famílias que há quase um século deixaram o “país da bota” para começar vida nova nas terras ituanas.

Pratos típicos são outros destaques da Festa Italiana de Itu Pratos típicos são destaques da Festa Italiana de Itu. Foto: Divulgação

Atrações para

todos os gostos

Aos sábados, a praça de alimentação da Festa Italiana funciona a partir das 17h. Porém, aos domingos, o evento começa mais cedo, com a abertura das barracas de comes e bebes às 10h.

A programação inclui shows gratuitos a partir das 20h. No entanto, no dia 26 de janeiro, o segundo domingo do evento, há espetáculo também na hora do almoço.

Confira a programação da Festa Italiana

Show de Tony Angeli abre a programação de shows da Festa Italiana 2020 em Itu Tony Angeli abre agenda de shows da Festa Italiana 2020 em Itu. Foto: Divulgação

• Dia 25 de janeiro (sábado)

- 20h - Tony Angeli e teclados

• Dia 26 de janeiro (domingo)

- Por volta das 12h/13h - Ricardo Bombarda

- 20h - Ivano Italianíssimo e banda;

• Dia 1º de fevereiro (sábado)

- 20h - Showman Fred Rovella e banda

• Dia 2 de fevereiro (domingo)

- 20h - Três Tenores do Brasil e, logo depois, Vila Roma.

Padroeira de Itu

Paralelamente à Festa Italiana, a Paróquia de Nossa Senhora da Candelária também realiza o calendário litúrgico da Festa da Padroeira de Itu. Iniciado no dia 18 de janeiro, com a missa de abertura, a agenda tem várias outras celebrações. Igualmente, haverá missas, por exemplo, no dia 30 de janeiro (quinta-feira), às 19h30, no dia 31 (sexta-feira), às 20h30, e no dia 1º de fevereiro, às 20h.

Do mesmo modo, no dia 2 de fevereiro, Dia de Nossa Senhora da Candelária e aniversário do município de Itu, serão celebradas missas solenes às 7h, 10h e 18h, com realização de procissão luminosa após a última missa.

Por fim, o calendário da Festa da Padroeira prevê para 21 de fevereiro (sexta-feira), às 20h30, a realização da tradicional Missa em Ação de Graças.

Serviço

O Município de Itu está localizado no nordeste da Região Metropolitana de Sorocaba. Fica a 40 quilômetros de Sorocaba, a 120 quilômetros de São Miguel Arcanjo e a 80 quilômetros de Tatuí.

Mais informações sobre a 19ª Festa Italiana de Itu podem ser obtidas pelo telefone (11) 4886-9750, assim como no no site da Prefeitura de Itu.